quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Poemas espirituais, nocturnos, de aspiração antes de adormecer. E ao olho espiritual.


Pouso à borda da nau
da minha cama
os despojos usados do dia.
A camisa aberta escorrega
e o meu corpo jazerá por fim.
O silêncio da noite é aparente:
Nossas almas estão cheias de vida
e das vistas do dia.

Vou passear em torno da nave
antes de a abordar.
Desprender-me de todos os fios,
e correntes inúteis
e lançar energias para o alto,
para bem longe.

Lá para o infinito e para Deus,
Mistérios das origens
e destinos finais desejados
mais perto e conhecidos.
Por isso escrevo, durmo
e mantenho a Vida.

(verso) 
 
Dispo a camisa na noite fria.
Esfrego os braços tímidos
e arremesso bem longe
os pesos e tensões.

Invoco o fogo do Alto
e assimilo-o bem.
Depois, percorro os cantos
do quarto e os símbolos que
são janelas por onde chamo
e saúdo esses mistérios
que nos antecederam e guiam.
Não estou só
e o meu corpo enrijeceu.
Saúdo os mortos do passado
e vou dormir para o futuro.

~~~~

Conseguirei trazê-lo de volta,
Ele o olho da visão imortal?

Cruzei os átrios e as barcaças
mas por toda a parte soava a dispersão.
Irmãos conscientes no coração,
onde os podemos encontrar?

Ainda que com uma vara
afastasse os monstros e erros,
ainda assim o sorriso efémero
era passagem de vãos e aduladores.

Os véus rasgados do templo,
as colunas destruídas,
as palavras sacras perdidas,
tudo serviria para nos espicaçar
com o aguilhão da morte:

Oh Espírito, não dormites mais,
nem fraquejes mais.
Desperta, ergue-te, brilha,
Resplandece, ó olho espiritual.

Sem comentários: