sábado, 17 de fevereiro de 2024

Sri Ramakrisna e os seus ensinamentos, recolhidos por Max Müller e comentados por Pedro Teixeira da Mota. Vídeo e textos. No 186º aniversário de Sri Ramakrishna Paramahamsa.


Comemorando-se o aniversário de Sri Ramakrishna a 18 de Fevereiro de 1836, com o Sol, a Lua e Mercúrio em Aquário, resolvemos partilhar alguma da sua sabedoria e utilizamos o livro que o pioneiro do orientalismo e dos estudos comparativos das religiões Max Müller publicou em 1898, Ramakrishna his Life and Sayings, contendo um pequeno prefácio de seis páginas e, nas restantes duzentas páginas, trezentos e noventa e cinco pensamentos e parábolas do seu ensinamento, que ele recebera de alguns dos discípulos directos de Ramakrishna, que morrera apenas há doze anos. Recebeu mesmo em sua casa em 28 de Agosto de 1896 swami Vivekananda, o discípulo principal de sri Ramakrisna e que ficou encantado com Max Müller.
A obra teve um sucesso grande e divulgou bastante a sabedoria yogi indiana viva num místico da actualidade, valorizando assim a apreciação dela já que Max Müller, apesar de ser um protestante luterano (e isso reflecte-se na sua obra e nas traduções, apesar de ter sido atacado na época por ser panteísta e anti-cristão) e um ocidental admirador do império inglês e do germânico, era tanto um grande linguísta e filólogo especialista de sânscrito e um categorizado professor universitário de Oxford, como o fundador da Ciência da Religião e director da pioneira e tão valiosa colecção dos Livros Sagrados do Oriente, que deu à luz cinquenta títulos, um dos quais da sua autoria, a primeira tradução do Rig Veda, com os comentários, a samhita, de Sayana. E foi ainda o autor de diversas obras valiosas sobre o Sanatana Dharma, os ensinamentos espirituais indianos, demarcando-se da divulgação alterada e atabalhoada da Sociedade Teosófica, estando algumas das obras disponíveis no Internet Archive, nomeadamente a tão valiosa e pioneira, no comparativismo religioso quanto às noções de Deus e de alma, enraizado no estudo das fontes,  Theosophy or Psychological Religion, na qual no prefácio explica que escolheu "tão venerável nome porque recentemente fora tão mal apropriado  que urgia restaura-lo na sua verdadeira função".
Resolvemos então ler, traduzindo do inglês para português e comentando levemente, uma p
arte do prefácio e em seguida alguns desses ensinamentos de sri Ramakrishna, gravando-os em duas partes de meia hora, e estando a ligação no fim deste artigo. 
 
Max Müller em 1894-95 por George F. Watts, um pintor pre-rafaelita de quem era amigo, tal como de John Ruskin.

Resolvi porém transcrever também alguns desses ditos e ensinamentos divulgados por Max Müller e que foram colhidos nas conversas ou satsangas que Ramakrishna diariamente dava e que nos seus últimos anos foram preservados mais fidedigna e contextualizadamente pelo discípulo e sábio Mahendranath Gupta (1854-1932), registados em bengali, em 5 volumes, Sri Sri Ramakrishna Kathamrita, o Evangelho de Ramakrishna. Começo agora apenas na frase 214º, porque nas duas gravações de vídeo li e comentei maiormente as primeiras...

«214. O prato da balança mais pesado desce, enquanto o mais leve sobe. Similarmente, quem está carregado de muitas preocupações e ansiedades do mundo, vai para baixo para o mundo, enquanto que o que tem menos preocupações ergue-se para o reino celestial.

215 Deus está em todos os seres, mas nem todos os seres estão em Deus: esta a razão porque eles sofrem.

351 Uma ama duma família rica educa o filho do seu patrão, amando a criança como se fosse sua, mas sabendo que não tem qaulquer direito a ele. Similarmente, devemos também pensar que somos apenas preceptores e guardiões das nossas crianças cujo verdadeiro Pai é Deus.

352 É inútil cogitarmos as escrituras sagradas sem se ter uma mente discriminativa e desprendida. Não é possível progresso espiritual sem discriminação (viveka) e desapego (vairagya)

353. Conhece-te a ti mesmo e então conhecerás o não-eu e o Senhor de tudo. O que é o meu ego? é a minha mão ou pés, a carne, o sangue o músculo ou tendões? Reflecte com profundidade, e saberás que não há tal coisa como o eu. Tal como continuamente descascando a pele da cebola, também ao analisar-se o ego encontrar-se-á que não há uma entidade real que corresponda ao ego. O último resultado de toda esta análise é Deus. Quando o egoísmo cai fora, a Divindade manifesta-se ela mesma.

354 A prática devocional e espiritual apropriada a esta idade do Ferro, Kali Yuga, é a constante repetição do nome do Senhor do Amor.

355 Se queres ver Deus, tem uma fé firme na eficácia da repetição do nome de Deus, Hari, e tenta discriminar entre o real do irreal.

358 A companhia dos santos e sábios (satsanga) é um dos principais elementos do progresso espiritual.

364 Em que condição mental acontece a visão de Deus? Deus é visto quando a mente está tranquila. Quando o mar psíquico está agitado pelo vento dos desejos, não pode reflectir Deus, e então a visão de Deus é impossível.

365 Como é que podemos encontrar Deus? O pescador, ansioso por captar uma boa variedade de peixe, espera calmamente horas a fio, tendo deitado o isco e o anzol na água, esperando calmamente que a engodo apanhe o peixe. De igual modo, o devoto que segue pacientemente com as suas devoções pode estar seguro que encontrará Deus.

376 Devemos mergulhar profundamente no Oceano de Sat Chit Ananda, Ser, Inteligência e Felicidade eterna. Não receies os monstros das profundezas do mar, a avareza e a ira. Reveste-te da curcuma da Discriminação e do Desapego (Viveka e Vairagya) e esses jacarés nãos e aproximarão de ti, pois o cheiro da curcuma é demasiado forte para eles.

379 Por vezes a paz reina no coração, mas porque não dura muito? Assim como o fogo feito com a queima do bambu extingue-se rapidamente se não for mantido vivo com o constante soprar, assim a devoção contínua é necessária para manter o fogo da espiritualidade.

390 O corpo é transiente e não importante. Porque é que então se trata tanto dele? Ninguém se importa com uma caixa vazia, mas preservam a caixa que contém dinheiro e outros objectos valiosos. A pessoa justa ou com virtudes não pode deixar de cuidar do corpo, pois ele é o templo em que Deus se manifestou ou que foi abençoado pelo advento de Deus.

391 Quanto tempo é que a semelhança de Deus [godliness, a qualidade divina, a santidade] permanece no ser humano? O ferro está vermelho enquanto estiver incandescente e fica negro após ser removido do fogo. De igual modo o ser humano tem uma semelhança ou uma natureza divina enquanto está em comunhão com Deus....»

 Segue-se o 1º video. O 2º encontra-o no mesmo canal do youtube...

 

Sem comentários: