O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo Sergey Lavrov, após ter participado nas reuniões do Conselho de Segurança na qualidade de presidente, afirmou numa conferência de imprensa nas Nações Unidas, que sob a nova Ordem mundial, os Estados Unidos terão de abandonar as suas ambições de decidir absolutamente tudo: .
“Têm simplesmente de aceitar a realidade e deixar de afirmar que os Estados Unidos decidem tudo em todo o lado”, disse o ministro quando questionado sobre o papel dos EUA na nova ordem mundial multipolar.
Neste contexto, Lavrov abordou a crescente quota dos membros dos BRICS no Produto Interno Bruto mundial.
“É por isso que o mundo multipolar é uma realidade e não uma fantasia de alguém. Se olharmos para a quota-parte dos Estados Unidos e do Ocidente no PIB mundial há 50 anos, há 20 anos e agora nos nossos dias, mesmo só os cinco países fundadores dos BRICS já ultrapassaram os países do G7 há alguns anos em termos do maior produto interno bruto em paridade de poder de compra. E agora que mais cinco países se juntaram aos BRICS, esta proporção vai aumentar”, afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros russo.»
Eis a razão da grande luta a que assistimos na Ucrânia e na arena mundial: a oligarquia financeira que constitui e que está por detrás do imperialismo norte-americano, da NATO, da União Europeia e do sionismo israelita não quer perder a sua excepcionalidade e impunidade de opressora e dominadora do mundo, que tem mantido devido ao papel do dólar infinito e corruptor e ao negócio dos armamentos. E que o BRICS está a pôr em causa.
Sem comentários:
Enviar um comentário