sábado, 5 de fevereiro de 2022

Sabedoria Persa (4), de Ferdowsi, traduzida e comentada, e com voz de Hooman Khalatbari e a Simorq Orchestra, همایون شج...

Nesta quarta entrada da antologia em francês das Fontes da Sabedoria Persa, reencontramos o grande Ferdowsi (940-1025), com um pensamento simples frontal acerca da instabilidade da deusa Fortuna, ou do severo Fatum ou Destino, nas nossas vidas, e como somos por ela provados ou testados com regularidade, para provarmos o nosso valor, nos desprendermos e nos aperfeiçoarmos, religando-nos mais ao amor, à fraternidade, à Divindade. Diz-nos então Ferdowsi, seguindo-se o meu comentário, escrito numa viagem de autocarro e agora melhorado:

Firdowsi oferecendo a sua epopeia Shahenameh, o Livro dos Reis.

"Assim são as vias do destino neste mundo severo:
Hoje põe-te docemente sobre a sela
E amanhã tens a sela sobre os teus ombros."
 

Comentário: A vida é, na unidade de consciência espiritual que possamos manter, como um fio que une as contas de cada dia do rosário da existência, feitas da sucessão de múltiplas dualidades, tais como a noite e o dia, o Inverno e a Primavera, o prazer e a dor, a atração e a repulsão, a alegria e a tristeza e das nossas vivências anímicas delas.
Sábio é o ser que consegue com calma e discernimento, paciência e esperança, suportar, amar e cavalgar todos esse contrários ou opostos mantendo um estado equânime e confiante de ligação ao bem, ao amor e à Divindade.
Saber dominar a atração e a repulsão e equilibrá-las harmoniosamente, nomeadamente nesses momentos mais duros ou difíceis, de modo a que a alma não seja perturbada e desalinhada do seu eixo vertical e interior, é então um dos objectivos desta vida de contrastes rumo à Unidade e fonte Divina que a subjaz e donde provimos. E que certas músicas e cantos tanto o exprimem, como pode ouvir no fim...
Sabermos suportar as dores do mundo, quando nos cabem, faz parte do Caminho, embora as devamos vencer e desvalorizar, afirmando as qualidades mais divinas, ou afins do espírito e da Divindade, como o amor, a paz, a fraternidade, a unidade. Muitas forças e Luz, Nur!

                         

Sem comentários: