Instruções Espirituais de São Serafim
Instrução I - DEUS
Os Padres antigos, ao serem interrogados, responderam: - «Buscai o Senhor, mas não sejais curiosos quanto ao Seu lugar de habitação.» [E é um bom conselho de humildade: contenta-te com a graça divina que te couber e não queiras ver ou saber sem merecer ou antes de tempo]
Onde Deus está, não há qualquer mal. Tudo o que vem de Deus traz paz e proveito e leva o ser humano à humildade e à auto-crítica ou contrição.
Deus nos mostra-nos o Seu amor pela Humanidade não apenas quando fazemos o bem, mas também quando O ofendemos e o desgostamos.
Quão pacientemente Ele suporta nossas transgressões; e quando Ele castiga, quão misericordiosamente Ele castiga!
Não digas que Deus é justo, ensina São Isaac, o Sírio, pois a Sua justiça não é tão evidente nas suas ações. David chamava-o justo e recto, mas o Seu Filho Jesus mostrou-nos que Ele é antes bondoso e misericordioso. "Onde está a Sua justiça? Éramos pecadores, e Cristo morreu por nós". (São Isaac, o Sírio, Homilía 90.)
Uma pessoa torna-se perfeita aos olhos de Deus na medida em que segue os Seus passos e, na altura certa, Deus revelar-lhe-á a Sua face. Os justos, na medida em que entram na contemplação Dele, veem a Sua imagem como num espelho; mas na altura certa eles contemplarão a revelação da Verdade. [A visão de Deus pode ser merecida e contemplada.]
Se não conheces Deus, é impossível que o amor a Ele esteja plenamente desperto em ti; e não podes amar a Deus se não O vês. A visão de Deus vem do conhecimento de Deus, pois a contemplação Dele não precede o conhecimento Dele.
Não se deve pensar nas obras de Deus quando o estômago está cheio; com o estômago cheio não pode haver visão dos mistérios divinos. [Por isso S. Serafim Sarov recomendava almoçar-se bem e à noite jejuar-se ou comer-se o menos possível]
Instrução II - Do MISTÉRIO da TRINDADE SANTA.
Para se contemplar a Santíssima Trindade deve-se pedir a ajuda dos que ensinaram acerca da Trindade – S. Basílio Magno, S. Gregório de Nazianzo e S. João Crisóstomo – e cuja intercessão é capaz de atrair sobre as pessoas a bênção da Santíssima Trindade. Mas deve-se ser avisado para não se tentar olhar diretamente por si mesmo.
Instrução III. - As Razões pelas quais JESUS CRISTO, o Filho de DEUS, veio ao Mundo:
1ª O amor de Deus pelo género humano: «Sim, e Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho unigénito para que todo o que crê nele não pereça mas tenha a vida eterna (João 3:16).
2ª O restabelecimento no ser humano caído (v. na Humanidade caída) da imagem e semelhança de Deus, tal como o celebra a Igreja: «O homem que, sendo feito à imagem de Deus, se corrompera pelo pecado, e estava cheio de maldade, e se afastara da boa vida divina, o sábio Criador restaura de novo (I Canto das Matinas para o Nascimento de Cristo, ode I)».
3ª A salvação das almas: «Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele (João 3,17)»
E assim nós, em conformidade com os propósitos do nosso Redentor, o Senhor Jesus Cristo, devemos percorrer a nossa vida de acordo com este ensinamento Divino, para que através dele possamos realizar a salvação das nossas almas.
Instrução IV - A FÉ
Antes de tudo, deve-se acreditar em Deus, «pois Ele é, e torna-se o recompensador dos que o procuram (Heb. 11:16).»
A fé, segundo o ensinamento de Santo Antíoco, é o começo da nossa união com Deus. Aquele que verdadeiramente crê é uma pedra no templo de Deus. Ele está preparado para o edifício de Deus Pai, elevado às alturas pelo poder de Jesus Cristo, ou seja, da Cruz, com a ajuda de cordas, ou seja, a graça do Espírito Santo.
A fé sem obras está morta (João 2:26), e as obras da fé são: amor, paz, longanimidade, misericórdia, humildade, descanso de todas as obras (como Deus mesmo descansou de Suas obras), o carregar da Cruz e a vida no (v. segundo o) Espírito. Somente esta fé conta. Não pode haver a verdadeira fé sem obras; aquele que verdadeiramente crê fará também infalivelmente obras.»
Meditemos e aprofundemos as indicações que sentirmos mais luminosas para a nossa estação no Caminho, ou estado anímico, e invoquemos as bênçãos e inspirações de S. Serafim de Sarov.



















