sexta-feira, 22 de agosto de 2025

A luta actual pela Verdade, Amor, Logos ou Sentido que nos deve animar. E de Nicolas Berdiaeff, um dos últimos mestres russos, breves pensamentos do seu "Reino do Espírito e Reino do César".

A luta para que venha ao de cima a Verdade, perene e actual, e os ensinamentos para tal dos mestres da Rússia: Nicolas Berdiaev....

Confrontamo-nos sempre como uma dualidade entre o mundo   ideal e espiritual de verdade e amor que desejaríamos, sentimos ou intuímos, e o mundo social e político, que tanto desfigura e oprime presentemente a Natureza e as melhores virtudes do ser humano.
Não são suficientes os sinais e ensinamentos éticos e espirituais que as religiões, os grupos, ou a nossa  própria experiência nos deram ou dão, e geram de efeitos na nossa interelação com o gigantesco e tão atomizado mundo, para que a nossa aspiração a uma maior harmonia de vida, do amor, da verdade e da realização espiritual se cumpra facilmente.
Caem muitos em cepticismos ou materialismos consumistas, em seitas ou partidos frequentemente alienadores, partindo-se do todo e perdendo a unidade prodigiosamente diversificada da vida e morte, do amor e da violência, da sabedoria e da ignorância, da luz e das trevas, esquecendo-se que na Terra os contrários devem ser criativamente  trabalhados, vencidos, harmonizados, unificados, na comunhão com o Logos, a Verdade, a Inteligência e Amor cósmicos e divinos, nossa essência e substância...
O que podemos fazer nestes nossos dias em que interesseira e manipuladoramente a mentira e a hipocrisia são abundantemente utilizados pelos políticos e governantes ocidentais, cada vez mais avençados à oligarquia ocidental infrahumanista, numa luta contra a Verdade, a Justiça, a Multipolaridade, o Amor, a ligação Divina, contribuindo para a diminuição do discernimento e  amor à Verdade nas populações sujeitas à lavagem do cérebro que os meios de informação intensamente lhes impõem?
 
 Pois devemos armar-nos de forte energia psíquica flamejante, invocarmos ou ligarmo-nos aos mestres e seres celestiais, e repelirmos e  suplantarmos os seres, energias e informações mais negativas. E perseverantemente meditar e assimilar  as energias e os ensinamentos dos sábios que nos antecederam, e em especial os da grande alma Russa, tão sacrificada na História e agora em luta de morte com a oligarquia ocidental infrahumanista opressiva e que tem no Fórum Económico Mundial, na Open Society, no Fundo Monetário Internacional, e em alguns grupos financeiros mais ou menos sionistas os chefes que manipulam, avençam e corrompem os dirigentes políticos ocidentais, ou as instituições ocidentais, máxime a desgraçada da direção da União Europeia. e da NATO verdadeiramente de seres demasiado arrogantes, insensíveis ou mesmo criminosos, no seu apoio ao terrorismo ucraniano e israelita.

Donald Trump, após ter sido instruído por Vladimir Putin sobre a Verdade do que se passa,  puxa as orelhas aos avençados escravos do Fórum Económico Mundial, cheios de ódio à Rússia. 16/8/25
Entre os filósofos e espirituais russos Nicolas Berdiaeff (1874-1948), que já abordámos neste blogue por duas vezes (tal:  https://pedroteixeiradamota.blogspot.com/2025/08/os-mestres-universais-russos-nicolas.html), é um farol de luz, pois conhecia profundamente tanto a filosofia e a religião como a vida social, as ideologias e a política. 
 Oiçamo-lo num breve pensamento, do seu último livro, Reino do Espírito e Reino do César, pela  sua actualidade, e pelo seu apelo a não nos deixarmos alienar pela  internets e as bases de dados das Inteligências artificiais, nem desanimar face à  hipocrisia e mentira, desinformação e manipulação em que a maioria  dos dirigentes políticos e jornalistas e comentadores vivem e tentam impor-nos ou infectar-nos o mais possível.       

                                     Nikolai Berdyaev - Personalism.com

«Vivemos numa época em que não se ama a Verdade nem se a busca; a verdade é, e cada vez mais frequentemente, substituída pelo interesse, e a utilidade pelo desejo do poder. A falta de amor pela verdade  manifesta-se, não só numa actividade nihilista ou céptica em relação a ela, como também na sua substituição por esta ou aquela crença dogmática, nomeadamente nas que admitem a mentira e a consideram, não como um mal, senão como um bem. 

Já no passado, a indiferença em relação à verdade expressava-se numa fé dogmática que não admitia a livre indagação da verdade. A ciência desenvolveu-se no seio do mundo europeu, enquanto buscou e rebuscou a verdade, independentemente da utilidade e do proveito que podia proporcionar. Pois mais tarde a própria ciência começou a transformar-se em uma arma para uso dos sistemas dogmáticos anti-religiosos, tais como o marxismo, ou então num instrumento do poderio técnico» [como os do capitalismo ou do neoliberalismo infrahumanista opressivo actual.]

«O caos em que se encontra submerso o mundo na actualidade, e com o mundo também o pensamento, deve levar-nos a reconhecer o vínculo indissolúvel entre a verdade e a existência do Logos, do Sentido. A dialéctica perde todo o sentido se não existe o Sentido, o Logos [a Inteligência-Amor, Divina], que deve triunfar no processo dialéctico. Por isto é que o materialismo dialéctico é uma contradição de términos. O desenvolvimento histórico que engendra o relativismo é impossível se não existe o Logos, o Sentido, do processo histórico.»

Saibamos pois abrir-nos mais ao Sentido da Vida, ao Logos, Palavra e Verbo,  Amor e Inteligência, manifestado pelos santos, heróis e mestres, maxime por Jesus o Cristo, que subjaz o Cosmos e  todos os seres e partículas num vasto campo unificado de energia consciência informação, outrora denominado Anima Mundi, ou mesmo o Reino dos Céus, ou do Espírito como Berdiaev lhe chama, que está dentro de vós, ou ainda o corpo Místico da Humanidade, da Igreja, da Mátria, da Tradição espiritual de cada povo e a Perene universal.

                                

 Hoje este Logos aspira e tende fortemente a ser reconhecido e vivido no amor à Humanidade, à Terra, à Divindade e na  multipolaridade fraterna e equitativa, o que os mestres russos tanto desenvolveram, de Soloviev e Berdiaeff, de Sergei Boulgakov a Pavel Florensky, de Nikolai, Helena, Yuri e Svetoslav Roerich a Boris Abramov, e nos nossos dias bem presentes nos líderes políticos Vladimir Putin e Sergei Lavrov, ou sobretudo nos filósofos e geo-estrategas Aleksander Dugin e na sua filha, já nos mundos espirituais, Daria Dugina.
Muita força, luz e amor Divinos nele
s, e deles para nós!

"Optimismo escatológico" ou a luta actual pela Verdade,  Logos ou Sentido que nos deve animar no fogo do Amor Inteligência invencível na sua essência...

2 comentários:

Anónimo disse...

li com interesse , obrigada Pedro

Pedro Teixeira da Mota. disse...

Graças. Boas inspirações!