sábado, 2 de agosto de 2025

Orações e Quadras aos Anjos da Guarda, e a sua actualidade. Da Festa dos Santos Anjos da Guarda, outrora a 2 de Outubro.

Imagem quase fotográfica da luta actual contra o eclipse da luz fraterna solar Divina.
O reconhecimento e a devoção aos Anjos, o amor a estes misteriosos e subtis seres do Universo infinito em que todos peregrinamos, tem tido ao longo dos séculos  ondulações que só os observatórios angélicos terão registado e que talvez nós, um dia em que já estaremos na convivência pura com os espíritos celestiais poderemos ter acesso numa visão espiritual e super-abrangente, muito difícil de concebermos tanto mais que ela sempre variou conforme as terras, povos, civilizações, religião, família ou mesmo pessoa: quanto de nós estamos bem conscientes do nível de abertura  que a eles temos no presente, ou tivemos há uns anos, destacando até os momentos mais intensos, ou as circunstâncias e práticas que tal mereceram?

O que interessará mais da história subtil pessoal angélica serão as ligações inspiradoras ou transformadoras alcançadas com eles ou com as vibrações deles, ou ainda as religações ao espírito e à Divindade que graças à intermediarização (no duplo sentido) deles conseguimos, e o que disso irradiou e irradia para o  ambiente,  a Terra e  a Humanidade, neste momento numa crise grande de autêntica luta entre o bem-verdade-justiça, contra  o mal, a mentira, a opressão, o racismo e genocídio, e a hegemonia unipolar infrahumanizante, contra a qual devemos realmente lutar ou resistir.

Ora como sintonizar ou orar a eles ou com eles não seja imediato para todos, embora algumas orações sejam fáceis e simples, sobretudo se aprendidas de infância, tal a muito conhecida do "Anjo Guarda, minha companhia, guardai (ou iluminai, inspirai) a minha alma de noite e de dia", outras se podem e devem cultivar, sentir, com regularidade repetir e irradiar, para o bem e amor nosso, deles e do universo, tal como por exemplo esta bem simples mas que pode ser intensa:

Anjos, Anjos, nós vos amamos
E a Divindade com vós adoramos.

                                  

Como a tradição espiritual angélica lusitana ainda assim foi boa e grande, podemos encontrar em livros ou manuscritos orações valiosas, que podemos pronunciar e com elas inspirar-nos nas nossas meditações, orações, aquietações, contemplações e adorações, não esquecendo de saudar e invocar mesmo o Arcanjo de Portugal.

 Neste sentido resolvemos fotografar algumas orações que nas primeira décadas do séc. XIX se exerciam em Portugal, e que foram dadas à luz em Lisboa, na saudosa Tipografia Actividade, ao nº 42 da Rua de S. Lázaro, sob o título Novena para a Festa dos Santos Anjos da Guarda. A 2 de Outubro, e que inclui divididas por nove dias, um série de originais quadras para cada dia, além de duas breves orações introdutórias ou preparatórias


Fotografias das duas orações e das quadras do 1º dia da novena. Por quem e em que igrejas ou irmandades terão sido rezadas?

 Das nove quadras, legíveis vamos transcrever apenas algumas, para mim as mais luminosas e conseguidas, embora nos outros dias também as haja merecedoras de transcrição. Quanto às duas orações, quem as quiser transcrever e partilhar agradeço.

"Anjo que sois da minha alma
Particular Defensor,
Em perpétua gratidão
Vos ofereço o meu amor.

Dulcíssima alegria
O meu espírito sente,
Quando contemplo, e medito
Que a meu lado estais presente."
 
São tão belas, perfeitas e claras estas quadras devocionais, tão, tão actuais para quem está no caminho espiritual, que só lamentamos não poder agradecer ao seu autor. Talvez ao aprendê-las de cor e ao recitá-las, dele nos possamos lembrar beneficamente.
Votos de muita luz da presença angélica mais admitida e sentida por nós e entre nós, e relembrada perseverantemente no dia a dia, para que a humanidade seja mais fraterna e multipolar, e para que aconteçam mais as religações luminosas ao nosso espírito, aos antepassados, aos Anjos, santos e mestres, rumo à Divindade invocada e amada e às suas melhores virtudes e fortuna, vencendo as trevas da ignorância e unindo o sol e a lua...


Sem comentários: