Eis um recente (9-X-23) e importante testemunho de Aleksandr Dugin sobre a obra da sábia filósofa e sua filha Daria Dugina Platonova, profunda conhecedora tanto da tradição platónica e neo-platónica, com a qual sentia muitas afinidades, como da filosofia contemporânea, que criticou em vários aspectos com grande discernimento. Para além disso conhecia muito bem a Filosofia Perene e a linha do pensamento político civilizacional da Eurásia, da qual o seu pai é a mais destacada voz.
AleksandrDugin, sofrendo tremendamente pela sua tão precoce desaparição da Terra, quase que diariamente na sua página do Vk.com vai partilhando imagens e textos dela e sobre ela, além das suas importantes reflexões, trazendo cada vez mais à luz pública o seu extraordinário valor e graciosidade. Como homenagem aos dois, eis a tradução do breve resumo ou melhor apresentação e convite à leitura do iniciático e tão actual Optimismo Escatológico.
«Eis, talvez, o ponto mais importante deste livro, O Otimismo Escatológico. Este é um livro de pensamento vivo. O que é importante aqui não é a escala, a profundidade ou o volume das teorias, dos nomes e autores citados. O que é importante é a forma como um filósofo genuíno revela, vive e encarna o que ela pensa no seu próprio ser. O que é importante é o que ela pensa filosoficamente, à luz de Sophia, da Sabedoria divina.
É aqui que reside a novidade e a frescura deste livro. No fundo, Daria escreve e fala não para se mover para o exterior, para encontrar linhas divergentes de interpretações e observações de pormenores, mas para convidar aqueles a quem fala a fazerem a sua viagem para dentro, a viverem a filosofia, a empenharem-se num retorno" (ἐπιστροφή), como lhe chamavam os neoplatonistas, e que Daria reafirma não por casualidade.
Esta viragem é uma chave para ela. Tendo experimentado Sophia, ela queria ajudar os outros - leitores, ouvintes, todos nós - a experimentar a mesma visão iluminada pelo Logos. O seu livro consiste em abordagens multifacetadas e muito diferentes à corte fechada do Rei [Espírito, ou Rainha, Sophia, Sabedoria Divina]: num local há uma brecha imperceptível na parede, noutro há uma passagem subterrânea, noutro há uma vedação baixa. Quem já esteve lá dentro sabe como entrar, como sair e como regressar.
Por isso, o livro de Daria Dugina é iniciático e de dedicação. Para alguém que tenha o dom, o chamamento, a vontade de filosofar, este livro pode tornar-se uma revelação. Para as pessoas interessadas na sabedoria, pode ser uma enciclopédia útil e concisa do Platonismo. Para os estetas, pode ser um modelo de pensamento gracioso. Para aqueles que procuram o mistério da Rússia, este livro pode ser um humilde marco ao longo do tão difícil e nobre Caminho.»
- Aleksandr Dugin, pai de Daria Dugina.
- Aleksandr Dugin, pai de Daria Dugina.
No blog pode ler ainda: https://pedroteixeiradamota.blogspot.com/2023/11/o-liberalismo-opressivo-da-nova-ordem.html
https://pedroteixeiradamota.blogspot.com/2023/09/mensagem-de-aleksander-dugin-sobre-sua.html
https://pedroteixeiradamota.blogspot.com/2023/09/daria-dugin-platonova-o-imperador.html
https://pedroteixeiradamota.blogspot.com/2023/06/daria-dugina-filosofia-como-destino-por.html
https://pedroteixeiradamota.blogspot.com/2023/12/o-mundo-russo-e-sua-catedral-por.html
Algumas fotografias partilhadas por Alexandre Dugin:
Muita Luz e Amor na sua alma, e boas e fecundas irradiações do seu Espírito em nós, na Terra e na Anima Mundi! |
Sem comentários:
Enviar um comentário