Clarificação da universalidade do Mundo Russo, pelo pai da filósofa e mártir Daria Dugina Platonova (15-12-1992 a 20-2-2022). |
O Mundo Russo e a sua Catedral, por Aleksandr Dugin.
«No limiar do congresso do jubileu do Conselho Mundial do Povo Russo no Kremlin, Moscovo, dedicado ao Mundo Russo, é necessário abordar o próprio conceito de “Mundo Russo” com um pouco mais de detalhe.
A própria designação de "Mundo Russo" causou muita controvérsia histórica e política acalorada. Quase todos tentaram interpretá-la de forma arbitrária e, dependendo da posição de cada autor, alteravam o seu verdadeiro significado. Alguns transformaram-na numa caricatura, outros, pelo contrário, glorificaram-na de todas as formas possíveis, mas muitas vezes em prejuízo do conteúdo.
Em primeiro lugar, deve fazer-se a distinção mais importante: o Mundo Russo não significa a mesma coisa que a Federação Russa como um Estado-nação. Isto provavelmente é reconhecido por todos. Mas alguns acreditam que o Mundo Russo é mais amplo e maior do que a Rússia, outros acreditam que ele é mais restrito e localizado, e finalmente outros colocam-no numa posição intermédia
É claro que a base do Mundo Russo é a Rússia como um Estado, e isto vê-se claramente no facto de que o próprio Presidente da Federação Russa participar dos acontecimentos mais significativos do Congresso do Povo Russo, transformando, realmente, essas reuniões nacionais solenes e totalmente voluntárias numa espécie análoga ao Zemsky Sobor [Parlamento dos estados russos nos séc. XVI-XVII]. Mas o mundo russo é mais amplo do que apenas o Estado, e o povo russo é maior do que a totalidade dos cidadãos russos. Nesse sentido, o mundo russo é formado em torno da Rússia, e o seu Presidente e o Primeiro Hierarca da Igreja Ortodoxa Russa, são símbolos e eixos de toda a civilização, um imã de atração e o núcleo de uma comunidade complexa e não linear de povos, culturas e cidadãos individuais.
Vale a pena mencionar duas outras interpretações – não verdadeiras, mas bastante comuns – do Mundo Russo, porque qualquer conceito adquire [melhor o] seu verdadeiro significado quando é comparado com o que não deveria ser entendido como tal.
Assim, sob [a designação de] Mundo Russo nunca se deve entender apenas a totalidade dos grão-russos étnicos, ou seja, os eslavos orientais, concentrados historicamente nas regiões orientais da Rússia Antiga, onde Vladimir, mais tarde a Rus moscovita, foi formada e para onde, em determinado momento, foi transferida a capital, juntamente com o trono grão-ducal e a catedral metropolitana.
Fotografia de: https://brewminate.com/the-princes-of-rus-varangians-to-the-rise-of-moscow/
Essa interpretação distorce completamente o sentido inicial, excluindo do mundo russo os russos ocidentais (bielorrussos e malorussos) e todas as etnias não eslavas da própria Rússia. Com rigor, praticamente ninguém entende o "Mundo Russo" dessa forma, mas seus oponentes, ao contrário, tentam distorcer artificialmente o significado e dar a essa expressão um sentido totalmente inadequado. Portanto, não será supérfluo enfatizar mais uma vez que, sob o “Mundo Russo”, estão compreendidos todos os eslavos orientais (e, portanto, não apenas os grão-russos, mas também os bielorrussos e malorussos), bem como todos os outros grupos étnicos que, em um momento ou outro, associaram o seu destino ao povo russo. Portanto, o Mundo Russo pode incluir, por exemplo, georgianos, arménios ou azeris, e que, embora estejam atualmente fora da Rússia, mantêm a sua crença na proximidade histórica e no parentesco espiritual com os russos.
De Ivan Bilibin (1876-1942) para um dos contos populares russos que ilustrou genialmente |
Portanto, o Mundo Russo não pode, de forma alguma, ser mais restrito do que a Rússia, mas apenas mais amplo.
E, por fim, seria errado identificar o Mundo Russo com os três ramos da tribo eslava oriental, ou seja, apenas com os grão-russos, bielorrussos e malorussos. Sim, nós, os três povos eslavos orientais, formamos o núcleo do Mundo Russo. Mas isso não significa que outros povos não eslavos não sejam sua parte orgânica e integral.
Assim, tendo fixado a interpretação correta do Mundo Russo e rejeitado as erradas, podemos continuar pensando sobre ele.
A pergunta que surge imediatamente é: quais são os limites do Mundo Russo? Depois de defini-las, fica claro que essas fronteiras não podem ser nem étnicas, nem estatais, nem confessionais. Essas são as fronteiras da civilização, e elas não são lineares e estritamente fixas. Como podemos colocar o Espírito, a cultura e a consciência dentro de limites físicos rígidos? Mas, ao mesmo tempo, quando nos afastamos muito do centro do Mundo Russo, não podemos deixar de perceber que em algum momento nos encontramos em um território estrangeiro, no espaço de outra civilização. Por exemplo, europeia ocidental, islâmica ou chinesa. E não são apenas o idioma, o fenótipo e os costumes da população local que são importantes aqui. Saímos dos limites do Mundo Russo; a civilização se desintegrou, estamos em um novo círculo cultural diferente do nosso.
Outro exemplo das fronteiras do mundo russo é a irmã Belarus, [Bielorrússia, a Rússia Branca]. Seu povo também foi separado de nós, os grão-russos, por um tempo, e tornou-se parte do Grão-Ducado da Lituânia e, depois, do Estado Polaco. Com toda a originalidade e autenticidade da identidade Bielorrussa estabelecida, as peculiaridades do idioma e da cultura, essa fronteira não foi dividida em dois polos de atração. Com total soberania e independência, Belarus é uma parte orgânica e integral do Mundo Russo, permanecendo um estado totalmente independente.
Uma vez o Presidente Putin respondeu à pergunta sobre onde a Rússia termina e, nesse caso, “Rússia” significava o Mundo Russo: lá, onde um russo pode chegar, onde seremos forçados a parar. E é bastante óbvio que não pararemos antes de restaurar a integridade de nossas terras do “Mundo Russo”; os contornos naturais e as frentes harmoniosas (embora complexas) de nossa civilização.
São Serafim de Sarov, um dos starets ou mestres mais venerados. 1759-1833. |
E, finalmente, o que significa o Mundo Russo nas Relações Internacionais? Aqui, o conceito adquire um peso ainda mais significativo. O Mundo Russo é um dos polos do mundo multipolar. Ele pode ser unido em um Estado (como a China ou a Índia) ou representar vários Estados independentes, unidos pela história, cultura e valores (como os países do mundo islâmico). Mas, em qualquer caso, é uma civilização estatal com sua própria identidade original e distinta. A ordem mundial multipolar é construída sobre o diálogo de tais “mundos”, Estados-Civilizações. E o Ocidente, nesse contexto, não deve mais ser visto como portador de valores e normas universais, universalmente obrigatórios para todos os povos e Estados do mundo. O Ocidente e os países da NATO são um dos mundos junto com outros, uma civilização de Estados entre outras – Rússia, China, Índia, bloco islâmico, África e América Latina. O mundo Universal é formado por um conjunto de polos separados – grandes espaços, civilizações e frentes, separando-os e conectando-os simultaneamente. É uma construção delicada que exige delicadeza, subtileza, respeito mútuo, tacto, familiaridade com os valores do Outro, mas só assim é possível construir uma ordem mundial verdadeiramente justa. E nessa ordem mundial, é o Mundo Russo, e não apenas a Rússia como Estado, que é um polo de pleno direito, o centro de integração, uma entidade civilizacional única, baseada em seus próprios valores tradicionais, que podem coincidir em parte e diferir em parte dos valores de outras civilizações. E ninguém pode dizer de fora o que deve ser e o que não deve ser para o Mundo Russo. Isso é decidido apenas pelos seus povos, a sua história, o seu espírito, o seu caminho na História.
Todos esses são os principais tópicos do Conselho Mundial do Povo Russo dedicado ao Mundo Russo.
Fonte: Geopolitika.ru. Artigo de Aleksandr Dugin traduzido pela Nova Rússia, do Brasil, e aperfeiçoado por mim
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