domingo, 30 de outubro de 2022

Poesia espiritual, escrita num autocarro no Porto, no livro "Poesias", de João Vasconcelos e Sá, há já uns anos e agora transcrita..

Tendo estado a rever e a arrumar obras poéticas deparei-me no meio do livro póstumo de João Vasconcelos e Sá (1880-1944), Poesias, em duas páginas, dois frágeis ou incipientes poemas escritos por mim, deslocando-me de autocarro no Porto, já há uns anos largos, e resolvi fotografá-los, com os poemas de João Vasconcelos e Sá ao lado, estes tão claros e lúcidos, profundos e perfeitos, seja históricos ou intemporais, seja de amor ou  austeridade. E partilhá-los. Anote-se que as Poesias, editadas em 1959, foram prefaciadas por Maria de Carvalho, que biografa o distinto militar e monáruico, e pelo filho do celebrado autor do fado O Castanheiro e nunca mais e da canção Margarida vai à Fonte, da qual pode ouvir uma versão bem curiosa e antiga, 1908, e que ele escrevera em 1898, e assim viajar no tempo:  https://www.youtube.com/watch?v=dzoVItQHS8w

 

Por entre as ruas do Porto,

no meio dos transportes públicos,

senti, ó Deus que enfim 

era a Ti que eu queria,

que meu anseio apontava a ti.  

 

Sorri, quando debruçado na alma,

a Tua Presença serena senti.

Vinhas ao fim de longos anos

inesperado, calmo e feliz.

 

Meu ser, porém, do futuro interroga:

Quando tempo estarás Tu dentro de mim?

Sei que é o tempo luminoso do Natal

e que as austeridades abriram-Te caminho.

 

Sorvo o ar em golos interiores,

poderia este autocarro nunca mais parar,

que a minha alma estaria feliz

em sentir-te em mim pousar. 


Enfim, peço-te que veja tudo em Ti.

Calmo, sereno, a Tua luz derramando,

na voz sábia e justa, o claro propósito

de abrir e passar a visão da Verdade.  

 ******


Saberias correr pelos campos

cabelos ao vento,

Traçando mil pensamentos

num sorriso de contentamento?

 

Teu olhar doce e sereno

as ondulações agitadas acalmam.

Ó Tu que inspiras a minha alma

não deixes mais o meu ser.

 

Rasgões em todas as pessoas

ecoam suas dores e fomes.

Nossos corpos, um dia cinzas,

alimentarão a flor dum pessegueiro.

 

Contudo, tal como o sol circula nas veias

e nas faces brilha ora a aurora ora o poente

bom seria as nossas almas alagarem as cidades

deste oceano de Amor que nos une...

 

Sem comentários: