domingo, 16 de outubro de 2022

Livros (1º) sobre Sonhos. LIVRO COMPLETO DOS SONHOS. Lista de livros em português, anotada ou comentada por Pedro Teixeira da Mota

 Porque se geram milhares de sonhos na nossa vida e das suas causas e motivos sabemos tão pouco, e porque sonhando bastante tenho ao longo dos anos registado muitos e ajuntado livros sobre eles, eis uma pequena primícia. Que ela possa gerar melhores sonhos e frutos na nossa alma....


LIVRO COMPLETO DOS SONHOS. O Verdadeiro Oráculo da Noite. Explicação dos Sonhos e Visões Nocturnas, compreensíveis a todos, segundo os cabalistas mais notáveis da antiguidade e seguido de Cartomância ou Arte de Ler o futuro nas cartas. 4ª edição. Lisboa, Guimarães Editora, s/d (habitual nas edições da Guimarães, por causa dos impostos). In-8º de 112 págs. Br. Nota de posse de 1958. Embora o dicionário dos sonhos seja fraquinho, e as treze finais de cartomancia e astrologia fraquíssimas, o prefácio é curioso e mostra algo do anónimo autor-compilador: «Desde a mais remota antiguidade que os sábios tem pretendido saber a verdadeira significação dos sonhos. Neste ramo de ciência, como muitos outros, notabilizaram-se os antigos egípcios, cujos cabalistas acreditaram ter descoberto o segredo da interpretação dos sonhos e visões nocturnas. Dos trabalhos que até nos chegaram  desses cabalistas, compilámos o nosso livro, não sem o modernizar nalguns pontos, de conformidade com as últimas descobertas científicas. Não deixará de haver quem duvide que os sonhos sejam o aviso misterioso, o sinal de que está para suceder num futuro mais ou menos próximo; mas esses, que querem negar à espécie humana a vida do espírito, a emanação do poder divino, equiparando-nos aos irracionais, esses mesmo terão que render-se à evidência, se dedicarem a estes estudos a atenção que eles já merecem às pessoas mais cultas e ilustradas de todos os países»

Depois desta apresentação optimista quanto ao interesse moderno pelos sonhos, e valorizadora da tradição egípcia, que de facto já em 1350 a. C. compilara num papiro denominado Chester Beatty uma série de sonhos, imagens e suas interpretações, o que de facto encontramos neste livro são mais as linhas vulgarizadoras europeias, pelo que certamente  o "modernizar"  por causa de "últimas descobertas científicas" terá sido apenas corrigir  pelo bom senso do séc. XXI. Mais valiosa e certeira é a sua defesa ou afirmação do ser humano ter ou ser um espírito, ou uma "vida de espírito", o qual é uma "emanação do poder divino". Enuncia por fim antes das suas entradas de dicionário, a sua [ou extraída de quem?] visão quadrupla dos sonhos: que propriamente o «Sonho é aquele que debaixo de certas figuras nos representa a verdade, e no qual a pessoa que sonha toma parte mais ou menos importante. A Visão é uma espécie de relação, que durante o sono nos é feita, quadros animados que simbolicamnte nos apresentam futuros acontecimentos. O Pesadelo é causado por comoções violentas que atacam o cérebro quando dormimos, e encontram o espírito vigilante. Então o que nos aconteceu durante o dia ocupa-no igualmente de noite; quem se receia de algum mau encontro, sonho que ele se verifica; o que teve alguma discussão acalorada, questiona ainda, dormindo; o avarento sonha com o seu tesouro; e o que ceou reguladamente, sonha com os prazeres da mesa. [Mais fraca é a sua visão d'] A Aparição não é mais do que um fantasma que se afigura aos espíritos fracos [ou sensíveis] geralmente criado pela imaginação [ou clarividência] dos velhos e da crianças.»  Só os dois primeiros deveriam ser tomados em consideração, os que não são relembrados é porque não tem valor, e só aqueles que ocorrem depois da meia noite devem ser interpretados, já que «até essa hora [variáve], todos os nossos sentidos estão executados com o trabalho da digestão.»

Do dicionário, uma das entradas, sempre esquemáticas e limitadas: «MAR:recebereis notícias que já não esperáveis com respeito a uma rica herança. - Tranquilo: auxílio de parentes ou de amigos. - Agitado: perigo, aprendei a orar. - Claro: não enriquecereis. - Transparentes: achareis objectos perdidos. - Furioso: cólera fatal. - Cair ao mar: acidente terrível.»

Bons sonhos e visões!

Visão dos mundos espirituais, por Bô Yin Râ, desperto! 

Sem comentários: