terça-feira, 18 de outubro de 2022

Livros (2º) sobre Sonhos. PSICOLOGIA DO SONHO, 2ª parte, de Teobaldo Miranda Santos. Bibliografia em português, comentada por Pedro Teixeira da Mota.

Ao iniciar a Natureza do Sonho, 2º capítulo ou parte da sua obra Psicologia da Alma, o notável pedagogo brasileiro Teobaldo Miranda Santos dá-nos uma visão algo assustada do inconsciente, talvez  influenciado por sua formação cristã metodista, pois afirma a passagem da etapa oscilante e espectacular do estado hipnagógico, com imagens isoladas, independentes e caleidoscopias, para um encadeamento das «cenas do romance onírico. A desintegração mental produzida  pelo relaxamento progressivo do sono, torna o espírito [a alma semi-consciente] escravo [!!] das imagens, que ele mesmo cria [!!], e fá-lo regredir a formas psíquicas primitivas e tumultuárias onde dominam, omnipotentes, o inconsciente e o instinto. Quase todas as funções mentais, que asseguravam o equilíbrio da consciência e da personalidade e permitiam a sua adaptação ao mundo das realidades e dos valores se desarticulam, se fragmentam se dissolvem, de modo mais ou menos completo, conforme a curva do sono.» 

E sobretudo, acrescentaremos, conforme o grau evolutivo ou a auto-consciência das pessoas. Basta pensar se há pessoas em que os sonhos são um afogamento interior, para outras eles são sonhados mais ou menos racionalmente ou mesmo como sonhos lúcidos ou dirigidos voluntariamente. Ora a visão negativizante e  diminuidora do eu ou espírito que se conserva durante os sonhos vai ser ainda mais dramaticamente pintada por Teobaldo Miranda Santos: 

«Sem o apoio da síntese mental, sem o auxilio da massa organizada dos conhecimentos, o espírito volta a estádios arcaicos, confusos e sincréticos do pensamento, e entra em acção uma consciência elementar, obscura e indiferenciada, jungida às pulsões grosseiras do instinto e inteiramente hipnotizada pela marcha alucinatória das imagens». 

Francisco Goya, pesadelos nos sonhos, ou os seres atemorizadores ou "monstruosos" que karmicamente atraímos ou geramos....

Que visão mais negativa dos sonhos, diremos, que erro em não distinguir o nível psíquico integrado ou individuado de uma pessoa, pelo que se torna impossível aplicar a descrição anterior a seres que tem uma vida já controlada ou integrada quanto às suas pulsões básicas e que portanto não regridem para uma consciência elementar, presa a pulsões grosseiras e hipnotizada pelas imagens. E discordamos também que seja uma marcha alucinatória de imagens, antes a vendo eu como um desenrolar de uma vivência interior convocada ou gerada de diversas influências a qual o eu onírico observa e vivencia com certa lucidez, consciência e contextualização ambiental.

E toca de citar em confirmação Henri Ey, Études Psychiatriques, algo diminuidor das capacidades humanas nos sonhos, pois vê no sonho apenas uma redução das estruturas racionais do eu, quando elas são apenas vivenciadas com outra fluidez e menos dependência dos quadros sensoriais do espaço e do tempo que nos conformam na vigília quotidiana: «O sonho exige como condição mesma da sua produção, a abolição da reflexão [algo absurdo, pois muitas vezes nos sonhos reflectimos], dos esquemas temporo-espaciais, da previsão, da crítica [tantas vezes que ela se exerce no sonho], isto é, de todas as operações que situam a nossa vida psíquica numa perspectiva, numa ordem de subordinação, que faz de cada instante uma fase de um processo contínuo em sua intencionalidade». Mais à frente, com uma citação de Freud, auto-arrasa esta visão limitadora do sonho e do inconsciente.

E continuando numa visão algo limitadora dos conteúdos e capacidades, e por vezes até contraditória, já que não aponta os diálogos e os actos valiosos que realizamos,  as belezas que se conjuram, contemplam ou mesmo fotografam, afirma que, em resultado das forças reprimidas soltas e que passam a dominar o cenário mental, o «mundo do sonho é o próprio mundo do inconsciente, mundo lúdico, mágico e primitivo, com suas pulsões violentas e irracionais, com suas emoções desordenadas e alógicas, com as suas formas de expressão simbólicas e fantásticas.» E aqui sentimos que lhe faltou mais leitura de Jung (ainda assim citado por um livro na bibliografia final), com o inconsciente colectivo, linguagem alquímica e arquétipa dos sonhos, ou das tradições indianas e persas, com os seus níveis subtis e espirituais da super-consciência, tal como mais modernamente Sri Ramakrishna, Guru Ranade, Shudhananda Bharati vivenciaram, entre tantos outros mestres, ou Sri Aurobindo profetizou e teorizou.


Heinrich Khunrath (1560-1605), o Alquimista no seu laboratório: Ora et Labora.

Já na influência das memórias, também parece limitada a sua asserção de que «quando não conseguimos relacionar os quadros oníricos com os fatos de vigília» e cremos então que está «o sonho dotado de uma capacidade criadora excepcional», estamos simplesmente a não discernir que se trata de se estar a «reviver lembranças completamente esquecidas pela memória da vigília,» o denominado "poder hipermnésico", que certamente existe e se comprova muitas vezes mas que de modo algum esgota a génese psíquica onírica.

A ideia  que aceita de que «não são os acontecimentos mais importantes da nossa vida que merecem a preferência da memória onírica mas sim os factos mais insignificantes, os pormenores mais banais da nossa existência diárias», e que me parece errada, leva-o a apoiar-se numa explicação rebuscada mas valiosa, embora condicionada pelos hipotéticos traumas de infância, do psiquiatra de Viena: «Para Freud, esse tropismo da memória onírica para os fatos sem importância da vida diária é condicionado por processos inconscientes.Os complexos psíquicos da origem infantil, recalcados no inconsciente, utilizariam esses pormenores insignificantes da vigília para, com eles, iludir a acção repressora da "Censura", enfraquecida pelo sono, e atingir o plano da consciência, visando a sua realização alucinatória. Essa capacidade de disfarce e que faz do inconsciente uma entidade lúcida e genial, dotada de mil recursos, é um dos postulados mais desconcertantes da doutrina do mestre de Viena (*).»

Depois de confessar o desconcerto da sua compreensão limitada do inconsciente tosco e primitivo  face à visão muito mais experiente de Freud que lhe reconhece lucidez e genialidade,Teobaldo Miranda  remete para nota de rodapé uma valiosa compreensão de Freud: «O sonho, diz Freud, não é um caso de sons discordantes, não é desprovido de sentido, não é absurdo; não é necessário, para explicá-lo, supor o adormecimento de uma parte de nossas representações e o despertar de uma outra. É um fenómeno psíquico em toda a acepção do termo, é a realização de um desejo. Deve ser situado na sequência intelegível das acções psíquicas da vigília: a actividade intelectual que o constrói é uma actividade elevada e complicada» (Sigmund Freud, Die Traumdentung, Leipzig, 1900, p.  113).

Mais valiosa que a mera insignificância dos acontecimentos a que não ligamos em vigília, encontramos em Robert a tese catártica, de «que os estímulos dos nossos sonhos não são nunca os factos sobre os quais reflectimos demoradamente, mas somente os que ficaram inacabados em nosso espírito ou os que foram pensados fugazmente», e em geral do dia precedentes, concebendo assim o sonho como um processo de eliminação dos pensamentos [ou de transmutação energética de pensamentos e emoções] que são inibidos ou recalcados ao se formarem».

Quanto à génese psíquica onírica cita ainda  com interesse Yves Delage, para quem «as ideias possuem um coeficiente de energia psíquica que tende a ser despendido. Se esse coeficiente de energia não é totalmente despendido no trabalho mental pela inibição produzida pela interferência de outras ideias, permanece uma energia residual potencial, que determina o reaparecimento da ideia no sonho.» Esta observação é muito certeira e o mestre espiritual Bô Yin Râ estendeu-a para a vida depois da morte: as impulsões anímicas que geramos ou iniciamos em nós e que não realizamos em vida e na terra, continuarão a tentar realizar-se na terra por outros seres que poderão receber ou sentir tais impulsões, e só quando elas estiverem realizadas, é que nós próprios enquanto almas espirituais e no além, nos sentiremos mais livres.

Yves Delage, 1854-1920.

E continuando a resumir o notável biólogo e zoologista, um dos pioneiros da autenticidade do santo sudário, escreve com valor: «Partidário da psicologia mecanicista, Delage acha que a imagem inicial do sonho é produzida por modificações químicas do sono ou por certos movimentos vibratórios dos neurónios que, inibidos, na vigília, pela vibração de outros neurónios, não despenderam toda a sua carga energética.»

Nesta linha  apresenta ainda as ideias de Michel Foulcaut: as imagens mentais tem uma capacidade de evolução espontânea, que lhe é própria, e que ele denomina «de força evolutiva», sendo tal carga energética mais forte, e logo com reaparecimento onírico,  nas imagens mais recentes, nas percepções que nos impressionaram de maneira pouco viva ou que a atenção não se exerceu, ou finalmente «as imagens provenientes de percepções antigas, evocadas pela consciência, durante a vigília, [que] adquirem com isso, uma força nova, como que um rejuvenescimento, que as torna mais aptas para reaparecer no sonho».

Esta realização de que as ideias possuem um "coeficiente energético", ou uma "energia residual potencial" ou uma "força evolutiva", tudo caracterizações da energia psíquica, será ainda aproximada em termos animistas dos objectos e imagens, por Anatole France no seu romance Le Lys Rouge: «O que nós vemos de noite, é o que negligenciamos na vigília. O sonho é frequentemente a vingança das coisas que desprezamos ou dos seres abandonados», mas, cremos, com algum exagero, pois mais do que vinganças há equilíbrios homeostáticos regulados seja pelo inconsciente, seja pelo eu ou o espírito, que regem o cérebro e a psique, seja pela Ordem do Universo ou Providência divina. E tendo tais sonhos  intencionalidades catárticas, harmonizadoras ou mesmo aperfeiçoadoras.

O ilustre pedagogo Teobaldo Miranda Santos vai fechar este 1º subcapítulo da 2ª parte, com alguns exageros dessa capacidade de lembranças, ou hipermnésica do sonho, citando duas atribuições causais a um sonho que todos já tivemos, com mais ou menos regularidade, e que tem recebido numerosas interpretações: «Stantley Hall chega ao absurdo de considerar o sonho de voar como uma reminiscência ancestral da época pré-histórica, em que o mar cobria a maior parte da Terra. [O contemporâneo de Wenceslau de Morais, e como ele japonizado, Lafcadio] Hearn vai mais longe. Para este campeão da fantasia, o sonho de voar representaria a lembrança ontogênica da vida nos planetas de fraca gravitação». 

É pena que não apresente a sua hipótese explicativa, quiçá a de vermos aves e aviões, paraquedistas e parapentes, antes de adormecermos. Ou será que deveremos antes admitir que ela assinala uma estação na nossa vida em que estamos a controlar bem as pulsões mais terrenas, instintivas, egoístas, materialistas e conseguimos que a nossa alma, também fortificada pela meditação expansiva, se desprenda dos extractos mais densos do planeta quando dorme e assim, mais leve e eterizada, sonhe, se sinta a voar e a elevar-se no seu corpo energético-psíquico e espiritual?

Cara alma leitora, reflicta, medite, investigue, sonhe ou contemple e evolua ou realize-se mais... Aum, Amen, Amin...

Pintura de Bô Yin Râ...

Sem comentários: