Nestes tempos e dias ardentes da passagem do sagrado Sol no signo do Leão, e em que na Terra alguns conflitos podem intensificar-se fortemente (e oremos para que terminem, ou vão diminuindo, a ganância, o ódio e a violência que os motivam), nada como irmos humildemente trabalhando no nível subtil da alma, invocando seja o fogo do misterioso Espírito santo, seja o manto flamejante da sublimada Hagia Sophia, santa Sabedoria, da tradição ortodoxa, para nos proteger e inspirar.
O hino Veni, Creator Spiritus é a mais clássica, consagrada, e canatada e musicalizada invocação do Espírito Santo e ao ser pronunciada sentidamente, ardentemente, pode suscitar bons resultados. Segue-se a tradução que fiz, de uma das duas partes do hino:
Vem, Espírito Criador,
Visita a mente dos teus,
Enche de graça supernal
Os peitos que tu criaste.
Tu, chamado Paráclito
Dom do Deus Altíssimo
Fonte viva, fogo, caridade,
e espiritual unção.
Tu com graça septiforme ,
dedo és da dextra Paterna;
Tu prometido do Pai,
que à língua dás o sermo.
Acende o lume dos sentidos,
Teu amor no coração infunde,
e no nosso corpo frágil
firma perpetuamente a virtude.
Longe o adversário repele,
Dá-nos já a Paz,
Guia-nos indo à frente,
e evitaremos qualquer dano.
Por ti saibamos do Pai,
e que o Filho conheçamos,
e em Ti que és um e outro Espírito,
Em todo o tempo acreditemos.
A Deus Pai seja dada a glória,
E ao Filho ressuscitado da morte,
e ao Paráclito,
pelos séculos dos séculos, Amen.
Pedido: - Emite o Espírito teu, e serão criados.
E renovai a face da terra.
- Ouvi, senhor, a minha oração.
E o meu clamor chegue até ti. »
Transmitamos outra invocação das bênçãos do divino Espírito, de uma novena a S. João Nepomuceno, impressa século XVIII, com menção de uma hora mais propícia para se realizar, e para que a língua e a palavra nossas sejam inspiradas sempre pela verdade, o bem, o amor e saibam cantar o Amor divino: ...
«Oh Santo Espírito Divino, que às nove horas descestes sobre a Santíssima Virgem Maria e sobre os Sagrados Apóstolos, em figuras de línguas de fogo, concedei-me, que a minha língua imite a dos vossos Servos São João Nepomuceno, e Santo António, as quais nunca clamaram contra Jesus Cristo, mas sim sempre vos louvaram, e louvarão por todo o sempre. Amen.»
Sem comentários:
Enviar um comentário