terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Visita e diálogo com a filha de Bô Yin Râ, Datti Schneiderfranken, na villa Gladiola, Massagno, Lugano, Suíça. 2010.

 Visita na sua casa, a villa Gladiola, em Massagno, Lugano, Suíça, a Datti Schneiderfranken, última filha do pintor e mestre espiritual alemão Bô Yin Râ (Joseph Anton Schneiderfranken,1876-1943) e de sua mulher Gattin, ainda viva nos seus 91 anos bem lúcidos, embora com alguns problemas de verticalidade na coluna vertebral.

Serve uma bebida agradável, que eu brindo a Bô Yin Râ e a nós. Falamos descontraidamente em língua francesa cerca de uma hora e meia numa das salas, rodeados dos quadros de Bô Yin Râ nas paredes, alguns dos quais que ainda não conhecia. À saída mostra-me da porta uma sala ou quarto onde estão muitos quadros de Bô Yin Râ armazenados.

Uma das gravuras de Yoshijiro Urushibara a partir de uma obra de Bô Yin Râ...
Também estão expostas gravuras dum japonês,  Yoshijiro (Mokuchu) Urushibara, uma delas baseads numa pintura de Bô Yin Râ e que editou numa impressão de 200 exemplares, e nela desfrutamos da Grécia e da Natureza, em beleza...

O poderoso retrato de Jesus, feito a partir da sua comunhão anímico-espiritual com o mestre, e do qual tenho uma reprodução na minha sala e que me acompanha já há alguns anos ( reproduzida em cima), encontra-se aqui e Jesus parece mais pequeno mas com uma coloração mais amarela, quente, luminosa, seja por ser o original e estar carregado de forças, seja pelas reproduções diminuírem o seu brilho. Datti dá-me e à Maria Valentina dois postais de reproduções de obras de Bô Yin Râ. Peço-lhe para assinar dois livros e ela assim o faz, a lápis, tal como assinava também o seu pai.

Durante a conversa esclareceu-me que não fora a sua mãe Gattin, mas a primeira mulher de Bô Yin Râ, médica de profissão, quem se interessara pelos mistérios gregos da Antiguidade, e a quem Bô Yin Râ se refere num dos seus livros. Quanto a alguns dos objectos orientais  presentes, provieram dum tio da primeira mulher, que viajava muito, tal um belo vaso em metal.

Conto-lhe o meu percurso e a minha situação actual e ela sugere calmamente que viver só das traduções do Bô Yin Râ não chegaria certamente. E que para se publicarem os livros o tradutor precisa ser um bom conhecedor do alemão e do ensinamento do Bô Yin Râ, algo que eu certamente não sou.

Não há hoje em Lugano muita gente que conheça Bô Yin Râ ou siga os ensinamentos dele. Apenas alguns operários que foram aprendizes nos anos 30 e 40. Já Emil Zillig, com quem me tenho correspondido e de quem lhe falei, é um bom conhecedor do ensinamento, sendo ainda o actual responsável das traduções francesas e membro da fundação Stiftung Bô Yin Râ, sediada em Basileia.

Datti  tinha 24 anos quando o pai morreu em 1943, não inesperadamente mas em consequência duma doença prolongada e com várias causas e sintomas. Não explica bem a doença mas diz que foi o resultado do desgaste da sua vida (na fotografia em baixo, com 66 anos e a sua mulher Gattin). E que, muito cansado, não podia falar tanto para ela, então com 24 anos, para a ensinar, e que era mais como pai e filha que surgia o ensinamento.

Em relação às forças ou impulsões espirituais revelou que Bô Yin Râ tinha alguns planos ou projectos para pinturas que não completou, mas os ideais ou as forças passam de uns para outros. Respondeu-me em relação a isso que não devia haver tanto receio das impulsões, ou desejos de fazer isto e aquilo e que não conseguimos completar em vida, pois eles  depois passam para outras pessoas para as (e se...) completarem, pois tal é natural.Lembro-me contudo que Bô Yin Râ no seu Livro do Além, recomenda não criarmos muitas impulsões que não podemos realizar em vida, porque depois ficamos algo atados a elas até que se realizem. Datti transmite talvez uma visão mais desprendida disso.

Diz-me como também lhe é natural aceitar mais facilmente a morte, neste caso a de um seu familiar há meio ano, porque quem como eles conhece o ensinamento sabe bem da vida post-mortem e ainda porque já se tem certos graus ou níveis de auto-consciencialização.

Assim terminou o testemunho escrito à noite, mas algo à pressa [e a letra ressente-se...)  e claramente para continuar mais tarde.

*** Há pouco, quinze dias passados, folheando este caderno, resolvi continuar a transcrever memórias da conversa com Datti (ou Devadatti) Schneiderfranken, nascida em 1919, e relembrei-me que, como no livro  Wegweiser, em francês Jalons, o seu pai escrevera que durante centenas de anos ninguém daria um novo ensinamento espiritual tão valioso como o dele, lhe perguntei o que pensa de tal, já que muita gente descrê disso, mas ela calma não parece ter dúvidas de ser verdade que o ensinamento de Bô Yin Râ é o melhor que a Humanidade terá para mil anos.

Já antes a interrogara quanto ao ritmo lento da divulgação e acolhimento do ensinamento de Bô Yin Râ, comparado com o ritmo muito mais rápido de nova Era e esoterismos  superficiais, o Carnaval ocultista,  como lhe chama Bô Yin Râ, e Datti responde que é o que tem de ser, e que não nos devemos preocupar em o acelerar, mas antes deixar desenrolar naturalmente o que  tem de ser...

Outra dúvida que tinha e lhe pus foi, a propósito de Bô Yin Râ ter escrito que Lutero tinha feito uma obra algo frustre mas que abrira caminho e lançara bases para outros que a completariam, se haveria aqui  uma referência a ele próprio Bô Yin Râ, mas ela responde que não, e de facto foram obras e ensinamentos a níveis bem diferentes...

Acerca da casa editora parisiense Librairie Médicis, a minha grande fonte de leitura da obra de Bô Yin Râ, já que traduziram e editaram cerca de uma vintena de livros, disse que o fundador dela tinha grande devoção pelo ensinamento e que era amigo do barão Robert de Winspeare, de quem eu li uma obra acerca do ensinamento de Bô Yin Râ e que fora publicada em 2ª edição  pelo mestre francês, de Kriya Yoga e simultaneamente na linha de Bô Yin Râ,  Rishi Atri, e que foi ele quem me iniciou na via de Bô Yin Râ.

 Por cima da secretária estão algumas fotografias dele, da mulher, das filhas e uma de Robert Winspeare e Bô Yin Râ. No átrio está um busto de Bô Yin Râ, uma fotografia da mulher e umas flores, mas passamos por eles sem nos determos e não faço perguntas ou observações. Apenas me detive para tirar uma fotografia a falar ao telefone, saudando de todo o meu ser Bô Yin Râ, em sua casa e no seu próprio telefone antigo. Já fora de casa a Maria Valentina tirou uma fotografia da afável senhora Datti comigo, à porta da entrada, e era a última do rolo. [Anos mais tarde, em 2019, tornaria a subir a pequena escadaria e franquear a entrada aquando da discreta inauguração da casa museu, preparada após a partida de Datti da Terra em 2015].

Mostrou-me alguns livros escritos, e não há muitos, sobre o ensinamento do seu pai e dado que há poucos livros traduzidos para português (um por mim) e brasileiro (dois) admite a ideia de eu escrever sobre o seu ensinamento. Quanto à nacionalidade do misterioso mestre de Bô Yin Râ, à minha pergunta se era indiano, respondeu  que era dos Himalaias, não especificando mais. É um dos mistérios da sua vida, embora haja algumas referências a ele de René Guénon, Hiran Singh (ou Narad Mani) e Paul Chacornac, e uma pintura até dele...

** Chegado a Milão, após os dois dias em Lugano. Na noite seguinte ao encontro com a filha de Bô Yin Râ tive imagens fortes de pequenos quadros que seriam espirituais ou dele e que provinham dos lados do horizonte da minha visão interior, e a mensagem compreensão foi a de que o olho espiritual se abre por vezes por todos os lados ou, melhor, se vê por e para todos os lados, como as abóbadas pequenas de certas capelas nos fazem lembrar, tal como experimentei algo hoje nas deambulações arquitectónicas vespertinas por Milão. Uma praça bela de sabor renascentista, a piazza Mercanti.

Ontem estivemos no monte S. Salvador, ponto alto sobre Lugano, com boa vibração. A igreja de santa Maria dos Anjos é a mais bela e valiosa, com belos frescos do séc. XVI e seguintes. Meditações de rápida comunicação de sentimentos para com Anjos, mestres e espíritos amigos.

Comprei três livros antigos de razoável sabedoria: de S. João Damasceno, Cirilo de Alexandria  e Ludovico Castelvetro. Há muita riqueza mas também muita dispersão nas cidades. Esta viagem e peregrinação à casa de Bô Yin Râ  não teve grandes heroísmos ou devoções, excepto uns cantos e sons proferidos em S. Salvador, um belo pôr do sol em simultâneo com uma erupção de sinos a tocarem quando saíamos da valiosa visita dialogante a Datti na casa de Bô Yin Râ e duas comunhões da Eucaristia, uma  na igreja de S. Carlos em Lugano, outra na igreja dos dominicanos em S. Maria del Cruzal. E algumas orações e meditações mais conseguidas, nomeadamente a das imagens dos mundos espirituais, na linha de Bô Yin Râ, e que a pintura seguinte (óptima para contemplação) mostra e finaliza inspiradoramente este grato testemunho de homenagem reconhecida a Bô Yin Râ, a Gattin e a Datti Schneiderfranken. Lux, Amor!

Sem comentários: