domingo, 19 de setembro de 2021

"A ORAÇÃO", de Bô Yin Râ. 5º cap. (3ª p.), Renovação Espiritual. Tradução por Pedro Teixeira da Mota.

                                           

 «Esta é exactamente a ordem inversa da que se aplica nos nossos deveres na vida exterior, onde é preciso que uma pessoa crie primeiramente uma posição sólida para si mesmo antes de poder tomar a responsabilidade de fundar uma família, - e deve cuidar primeiro da sua família antes que possa ajudar  parentes e amigos, e  por sua vez  terá de não lhes ser mais necessário, antes de procurar ajudar grupos humanos mais longínquos ou pôr as suas forças ao serviço do conjunto da humanidade.

É de uma indizível importância para toda a humanidade que toda a pessoa que aprendeu verdadeiramente a “orar”, “ore” em primeiro lugar  para todos, antes de utilizar igualmente a "oração" para aspectos  mais longínquos ou mais próximos de natureza “privada”, para não mencionar os problemas puramente pessoais para os quais ele queira recorrer à “oração” …

  Pode assim com o decorrer do tempo  chegar uma verdadeira renovação  espiritual de partes crescentes da humanidade  só  pelo efeitos  das orações de poucos  seres!

Mas tal não permanecerá apenas nesses seres individuais, pois a potência de verdadeira oração saberá atingir bem cedo todos os que estão suficientemente maduros e firmes para serem capazes de aprender a “orar”…

Mas certamente não são poucos os que se podem encontrar nos dias de hoje. - -

Os que  ainda carregam os pesos e  dificuldades da Terra não se devem esquecer dos que antes deles atravessaram esta Terra sobrecarregdos dos mesmos pesos e dificuldades.

Não se deve imaginar que eles estão agora livres de qualquer desejo de serem ajudados, ou que estão tão fora do alcance da ajuda humana terrestre, que tal auxílio não lhes poderá ser mais útil.

Ah! – são mesmo muitos os que necessitam urgentemente de ajuda pela  “oração” verdadeira, pois as suas almas encontram-se num plano de evolução anímica que não lhes permite mais impulsionarem activamente o seu destino!...

Quando encontramos num  livro sagrado antigo as palavras: “É um pensamento santo e salutar, orar pelos mortos para que eles se salvem!”, – uma pessoa pode ficar verdadeiramente certa que estas palavras só puderam ser escritas por quem via por detrás do espesso véu que torna impossível, a quem para tal não está preparado,  ver a “terra sem retorno” -

E quando eu peço aqui a cada um, que quer aprender a "orar", de incluir  na sua “oração” verdadeira, na medida em que é capaz, também os que deixaram esta Terra, falo em virtude dos meus “conhecimento” mais certos e de modo algum influenciado por quaisquer ideias do ser humano terrestre acerca da vida depois da morte terrena.

Contudo deve-se pensar aqui também, em orar em primeiro lugar por todos, antes de direcionar as forças da verdadeira “oração” para seres individuais!

Ninguém, todavia, deve preocupar-se, que a sua oração possa ser para certas pessoas inútil,  porque elas já não teriam necessidade de ajuda!

Eu direi aqui apenas, que entre as que qualquer ser vivo  pode conhecer, ou que os seus pais se lembram, não existe uma só alma que não acolha com gratidão ser impulsionada no seu caminho, mesmo quando não pertencem aquelas que essa ajuda da “oração” verdadeira se pode tornar francamente “libertação”.

Mesmo em tal estado anímico, em que a alma se vivencia livre do corpo terrestre e que se costuma designar por “além”, a renovação espiritual, no mesmo sentido em que já usei anteriormente a palavra, é uma constante necessidade, já que consciência terrena continua a ter  efeitos perturbadoras na alma, enquanto ao mesmo tempo vibra  em  vivências novas que tem de aceitar passivamente sem, como outrora na terra, através do corpo físico, poder participar activamente nisso. 

Os poucos, entre os que morreram, e que na sua vida terrestre, eram activos no mundo espiritual, saberão certamente utilizar para os outros a ajuda da verdadeira oração que lhes fosse porventura dirigida…

Cada um pode estar certo de que nada é perdido do que o amor pode enviar “no além” por cima das fronteiras do mundo sensorial físico.

Isto aplica-se em verdade a todo o sentimento impregado de amor, a cada pensamento cheio de amor e por razão mais forte ainda, à ajuda miraculosa que se torna possível pela prática da “oração” verdadeira!

Assim, a verdadeira maneira de “orar” tal como eu ensino neste livro, estende a sua acção não somente sobre a terra, mas ainda bem além deste mundo de fenómenos sensoriais físicos!

A verdadeira “oração” conecta tudo o que é anímico e que carrega consigo a centelha espiritual,  tanto no Cosmos visível como invisível, e gera correntes de forças que, por intermédio das estações adequadas,  que verdadeiramente atingem por fim  o coração do Ser eterno absoluto, para em seguida refluírem de lá, de certo modo “carregadas de graça”, até a quem reza e a todos a quem foi dirigida a sua “oração”…

A verdadeira “oração” deixa recriar-se a “escada celestial” erguendo-a do íntimo do ser humano até ao mais íntimo da vontade do Ser Original, - essa escada celestial que  torna possível às mais elevadas hierarquias do Espírito fazerem descer  a esplendorosa e  eterna  Luz até à vivência mundana do homem da Terra!

A verdadeira “oração” é a mais elevada gorificação do Amor eterno, - a possibilidade oferecida amorosamente de união com a Omnipotência criadora eterna, que gera do Amor primordial   vida  eternamente nova

Assim para o ser humano da terra é apenas a realização do seu dever mais sagrado, quando  se esforça ao máximo por aprender  a “orar” verdadeiramente !

Salvação e bênção surgirão de tais “orações” para ele e para todas as almas e cada vez mais a face da terra através dessas  orações verdadeiras assumirá espiritualmente  uma nova plasmação, em prol dos que virão depois de nós.

Preparadores do futuro são todos aqueles que sabem verdadeiramente orar!-

Eles são os percursores e os desbravadores do caminho do Homem novo, que aspira já com impaciência à existência na Terra mas que só poderá fazer  a sua aparição  quando encontrar a terra preparada para a sua maneira nova de ser Homem.

Para ele  a verdadeira "oração" criará uma Pátria na Terra, - para ele: - o novo ser Humano  que conjuga tudo o que no presente está ainda dividido e dilacerado  porque ele vive agora só do Amor!- - -»


Sem comentários: