quarta-feira, 8 de outubro de 2025

São Sérgio de Radonezh. Biografia, ditos, testemunhos. E em vídeo as cerimónias realizadas diante do seu repouso-túmulo em Rostov, Russia em 2025

S. Sérgio de Radonezh, 1313-1392. 

S. Sérgio de Radonezh (ou Radonege) é um dos santos mais importantes no mundo russo, considerado mesmo o santo protector da Rússia, e celebrado a 8 de Outubro (pois corresponde ao dia da sua morte no calendário antigo, 28 de Setembro),  pois foi quem no século XIV liderou tanto o renascimento monástico e cultural da Rússia como a própria independência, já  que os príncipes russos estavam desde 1240 em grande parte submetidos ao mongóis, e já que sendo conselheiro dos grandes duques e dos metropolitas de Moscovo, apoiou o príncipe Dmitry Donskoy na sua luta contra os ocupantes tártaros e mongóis, pondo todos os monges em oração no dia e horas em que se concluiu vitoriosamente a famosa batalha de Kulikovo, perto do rio Don, junto a Moscovo, a 8 de Setembro de 1830, permitindo que o ducado de Moscovo começasse a unificar os diversos principados e a liderar o povo russo.

 Sérgio de Radonezh nascera a 3 de Maio de 131em Rostov, filho de Cirilo e Maria, sendo baptizado com o nome de Bartolomeu,  e desde cedo teve a aspiração divina. Depois de enterrar os pais, tornou-se monge aos vinte quatro anos (ordenado a 7-X-1337)  e criou o seu pequeno eremitério nas florestas de Rostov, com uma capela (em madeira) dedicada ao mistério da santíssima Trindade

 Notabilizou-se pela sua empatia e amor aos camponeses, pelo seu ascetismo, pela devoção a Deus, e atraiu rapidamente vários monges e discípulos, mas  só permitiu tornar-se sacerdote e ser o abade do mosteiro da Trindade, por carta do patriarca de Constantinopla, em 1354. Há muitos histórias dos dons e graças espirituais que recebeu e transmitiu, seja da participação angélica nas missas, seja da bênção ígnea espiritual que ele dava, mas só com boa intuição se discernirá a verdade da lenda. O seu eremitério-mosteiro tornar-se-á muito conhecido, e irradiarão dele mais de setenta e cinco centros religiosos, culturais e económicos no Norte da Rússia, já que os monges trabalhavam tanto com as mãos, como com a cabeça e o coração e iam animados da ligação pelo coração ao abade e santo, e a Deus. A regra era porém a da pobreza e a da posse dos bens em comum.

São Sérgio de Radonezh, numa pintura de 1932 de Nicholai Roerich.

Como não escreveu nada com as suas mãos, estamos dependentes dos testemunhos dos outros, nomeadamente do seu discípulo Cirilo de Bieluzersk , e Epifânio, o sábio. Citemos modernamente os Ditos de Sérgio que Helena Roerich (sob o pseudónimo de Josephine Saint Hilaire) transcreveu para o seu livro On Eastern CrossRoads. Legends and Prophecies of Asia:
«"S
e uma pessoa ouvir a voz do seu espírito, ele renascerá acima do precipício.
E o que parte para as florestas não deve ouvir a fala humana. E o que adormecer não ouvirá os pássaros, que são os arautos do sol.
E o que estiver em silêncio diante de manifestação dum milagre pagará uma penalidade com a sua vista. E o que proibir ajudar um irmão não conseguirá extrair o espinho do seu pé."
Um dia santo Aleixo veio perguntar a Sérgio: "O que há para se fazer"?
Sérgio respondeu, "Ajuda a Terra Russa".
Quando os camponeses perguntavam a Sérgio: "O que devemos fazer"? Ele respondia, "Ajudai a Terra Russa!"
Quando [o líder Kuzma] Minin se dirigiu [em oração] a Sérgio, a resposta dada foi: "Ajuda a Terra Russa".» 

Sérgio, o construtor. Pintura de Nicholas Roerich, de 1935. 
 Muitas outras histórias e legendas foram preservadas, mas vamos partilhar o escrito recente sobre São Sérgio por Ludmila Vasilyevna Shaposhnikova, a diretora geral do Museu Nicholas Roerich em Moscovo, primeira vice-presidente do Centro Internacional dos Roerichs, indóloga, filósofa, pesquisadora e divulgadora do legado filosófico e artístico dos Roerichs:

   «Seis meses antes de morrer em 1392, ele previu a chegada desta com precisão de um dia. Tal anúncio foi, provavelmente, a última coisa que ouviram dele. Depois ficou em silêncio. Fez um voto de silêncio. Assim partiu, sem dizer mais nenhuma palavra. Isto aconteceu em 1392. Foi enterrado na igreja de madeira do mosteiro, e três décadas depois, sobre seu túmulo, foi erguida a Catedral da Trindade de pedra branca, que permanece de pé até hoje [e onde se celebrou hoje a sua alma, conforme o vídeo final]. As relíquias de São Sérgio repousam nela num relicário de prata. Em toda a sua vida, ele não teve nem um milésimo dessa prata. Tal riqueza também não estava no mosteiro que construiu com outros numa floresta remota no monte Makovets, onde o trabalho humano e o alto Espírito eram considerados, esses sim, a maior riqueza. 

 Muitos anos depois, imagens de Sérgio aparecerão em ícones. Os pintores de ícones religiosos o retratarão com uma abstração celestial e santa brilhando nos olhos. No entanto, a História trar-nos-á outro Sérgio de Radonezh:  filósofo e pensador, patriota e político. Construtor da cultura russa e do Estado russo. Um incansável asceta e trabalhador da Terra. Perspicaz e talentoso, que prevê o futuro. Um homem de forte aparência. Traços marcantes, olhos de vidente e mãos fortes, acostumadas ao trabalho físico pesado. Assim vemos Sérgio nas telas de Nikolai Konstantinovich Roerich. 


O ensinamento de São Sérgio sobre a Trindade, o Bem Comum, a Comunidade, o Mundo Superior, o papel mais importante da moralidade e da cooperação na vida do povo, sobre a necessidade do trabalho como meio de realização espiritual, estabeleceu-se na Rússia com marco importante e exerceu uma influência decisiva no alto polo da vida espiritual do país, sem o qual a revolução espiritual não poderia ter ocorrido no seu espaço.
O trabalho construtivo e amplo dessa grande personalidade no campo da Cultura testemunhou a importância crucial que o santo atribuía a essa área do Espírito popular. A comunicação de Sérgio com o mundo superior, da qual suas visões ardentes estavam ligadas, conhecida por nós através de muitas fontes históricas e religiosas, não foi o resultado de qualquer artifício ou exercícios exaustivos. Tudo isso acontecia através do seu coração. "No conhecimento do coração", escreveu Helena Ivanovna Roerich, "esse grande e único motor e medida da espiritualidade, o Venerável superou muitos caminhantes espirituais. Foi ele quem encontrou a força desta fonte e, através dela, se conectou ao mundo Ígneo; disso testemunham vividamente as suas visões flamejantes".
 Sérgio era uma personalidade profundamente nacional, como se tivesse surgido da própria alma do povo russo e sido elevado acima dele, mas que, de forma surpreendente, manteve os laços que o ligavam ao povo.  São Sérgio é igualmente grande para todos. O seu feito é universal. Mas para o russo, é justamente isso que nos comove: uma profunda ressonância com o povo, uma grande tipicidade – a combinação em um só dos traços dispersos dos russos. Daí o amor e a veneração especiais por ele na Rússia, a silenciosa elevação a santo popular, que dificilmente coube a outro.
Foi em Sérgio de Radonezh que se concentraram, por assim dizer, as características mais importantes da história russa e do espírito da cultura russa, para depois, seis séculos mais tarde, ressoarem nos sábios pensamentos do Ensinamento da Étiva Viva [do casal Roerich], que se tornará o fundamento de um novo pensamento planetário. E se olharmos para este problema de forma suficientemente ampla, podemos dizer, sem medo de errar, que foi precisamente o campo energético da Cultura, criado por Sérgio, que serviu para o desenvolvimento posterior do pensamento russo. Neste campo, no século XIX, amadureceram a literatura russa e a arte russa que serviram de impulso para o desenvolvimento do processo que culminou na revolução Espiritual [gerada pela família Rerich].» 

Saudemos de Portugal S. Sérgio de Radonezh, ou Radonegue e peçamos que ele ore as bênçãos divinas sobre nós, e pelos dirigentes políticos ocidentais, infelizmente tão degenerados, tão desalinhados do Bem, da Verdade, da multipolaridade fraterna e da ligação Divina...

                                         St. Sergius of Radonezh - St. Herman of ...

Ligação ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JfxY5hZcjHg&t=5411s

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Poema da Lua Cheia de Outubro de 2025. Com a bela música de Max Richter - On The Nature Of Daylight (Soft Felt Piano Version)

Poema escrito pelas 15:30, de 7-X-2025, dia de Lua Cheia (Lua em Carneiro, Sol em Balança). Aproveite, respire, medite, encha-se, irradia, ame, singre, crie, eleve-se, vença...

Dias de Lua Cheia, chapadas de luz nos rios, lagos e oceanos, 
transfigurações das gotas de água irisadas e irradiantes,
passadeiras para as almas que já caminham sobre as emoções,
exaltações nas que demandam a verdade, a justiça, o Bem, Deus.


Aproveite criativamente os dias de eflúvios solares-lunares,
absorva-os na sua alma, morra e renasça, cure-se e medite.
É na sua alma e coração que a Luz da Lua deve brilhar,
não deixando trevosos e desânimos impedir-lhe a entrada.

Meu Deus, minha Deusa, Sol e Lua, eu vos invoco e oro!

Brilhai no interior da alma e fazei-nos renascer na unidade,
na harmonia do passado, presente e futuro, valores e missões,
na aspiração da comunhão amorosa convosco, Sol e Lua,
antepassados e nascituros, na Terra Lúcida que desejamos,
na multipolaridade equitativa que flameja como nova Era. 

 

                        

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

S. Inácio de Brianchaninov comenta as instruções espirituais de S. Serafim de Sarov. Transcrição de parte do texto e gravação plena em video.


O bispo Inácio de Brianchainov (5-II-1807 a 12-V-1867) foi um dos mestres valiosos da santa Rússia, com um percurso de grande fulgor intelectual e devocional, eriçado de oposições iniciais à sua vocação e doenças, mas que o levou a passar por sucessivos mosteiros e a restaurá-los excelentemente tanto material como espiritualmente. Foi santificado em 1988. 

Deixou muitos escritos de espiritualidade ascética e mística e se não temos relatos das suas visões e iluminações tão conhecidos como os de S. Serafim de Sarov, observamos nos seus escritos um discernimento do que é mais importante no caminho espiritual e um conhecimento directo das graças espirituais e divinas. 

Ao longo da sua vida por diversas vezes escreveu sobre a oração, segundo a inspiração do momento e as pessoas a quem se dirigia. Uma das vezes foi mesmo sobre S. Serafim de Sarov e as suas Instruções Espirituais, e tal texto  foi publicado por Bubba Free John em 1973, versão que utilizamos na leitura-tradução que gravamos e partilhamos para o Youtube e que encontra no fim.

Para este artigo apenas transcrevemos a parte final do texto de S. Inácio, que foi todo (excepto duas ou três palavras) lido e gravado, por conter uma das mais valiosas instruções espirituais  de S. Serafim de Sarov, sobre a Luz de Cristo, ou se quisermos a Luz Divina interior vista por tantos místicos de diversas tradições, registadas por um seu discípulo, e que S. Inácio de Brianchaninov comentou levemente.

                                  XXVIII - A LUZ DE CRISTO
«Para se receber e ver no nosso coração a luz de Cristo, devemos o mais possível retirar-nos dos objetos visíveis. Tendo sido purificado a nossa alma  pela penitência, as boas ações, e a fé em que foi crucificado por nós, devemos fechar os olhos corporais, e mergulhar a nossa mente no nosso coração, onde devemos apelar com a invocação do nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Então, de acordo com o zelo e fervor do espírito para com o Amado, uma pessoa encontra no nome invocado uma delícia que desperta o desejo duma iluminação maior.
Quando, através deste exercício, a mente se demora (ou pausa no coração), então amanhece a luz de Cristo que santifica o templo da alma com a sua radiância divina, tal como diz o Profeta Malaquias: "Para os que receiam o Meu nome, nascerá o Sol da Justiça (Mal 4:2)." Esta luz é ao mesmo tempo vida, de acordo com a palavra do Evangelho: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens" (João 1.4)
A partir disto é claro que, ao contrário da visão doutrinária de Barlaão e dos Latinos, a luz não é material mas espiritual, e abre os olhos da alma e é vista por eles, embora também aja nos olhos corporais, como foi no caso do apóstolo S. Paulo (cf. Actos 9). S. Macário o Grande, explicando em detalhe e com especial claridade a doutrina da Luz na sua Palavra VII diz que «ela é um brilho substancial do poder do Espírito Santo na alma. Através desta luz  todo [o tipo de] conhecimento é revelado e  Deus é verdadeiramente conhecido pela alma merecedora e amada...».
Possamos nós entrar mais no céu íntimo da alma e aí transfigurarmos o nosso ser ou persona através da aspiração amorosa unitiva e a graça divina! Lux Dei! 

                     

domingo, 5 de outubro de 2025

S. Serafim de Sarov: Instruções Espirituais, 2ª p.: a Oração, a Guarda do Coração e a Luz Divina. Das suas "Instruções espirituais."

 Das Instruções Espirituais dadas por S. Serafim de Sarov e preservadas pelos fiéis que as transmitiram ao monge que as escreveu, eis uma segunda parte de extractos traduzidos da versão que está online: The Spiritual Instructions of St Seraphim. Little Russian Philokalia – Vol. 1: Saint Seraphim,  melhorando-a com a versão  do livro Seraphim de Sarov. Sa Vie, par Irine Gorainof. Entretien avec Motovilov et Instructions Spirituelles, 1979, e ainda com os comentários de S. Inácio de Brianchaninov às Instruções Espirituais contidas no final do livro  publicado por Bubba Free John, The Spiritual Instructions of Saint Seraphim of Sarov, 1973. 

                          Instrução VI -   Do  AMOR a DEUS

«Quem chegou ao amor pleno (variante, perfeito) existe nesta vida como se não existisse (var. vive neste mundo como senão vivesse) pois sente-se ou considera-se um estranho ao que vê (v. ao visível), aguardando pacientemente o invisível. Ele  transformou-se completamente no amor de Deus e esqueceu-se de qualquer outro amor.

Quem se ama a si mesmo não pode amar a Deus. Mas quem, por amor de Deus, não se ama, ama a Deus.
Quem verdadeiramente ama a Deus considera-se um peregrino e um estrangeiro nesta Terra,  pois no seu anseio pleno de alma e intelecto por Deus, contempla-O a sós.

A alma que está cheia do amor de Deus, no momento da sua partida do corpo, não teme o Príncipe do Ar [ou astral inferior, ou demónios], mas voa com os anjos como que indo de um país estrangeiro para a sua terra natal.

                               Instrução X  -  ORAÇÃO
Os que realmente decidiram servir a Deus devem exercitar-se a guardar constantemente a Sua lembrança no coração e a orar incessantemente a Jesus Cristo, repetindo interiormente: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade
(v. misericórdia) de mim, pecador...[Ou, noutra variante, Senhor Jesus Cristo, filho de Deus vivo, tem piedade de mim, pecador.]

Nas horas após a refeição do meio-dia, pode-se dizer a oração assim: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas orações da Mãe de Deus, tem misericórdia de mim, pecador"; ou pode-se recorrer diretamente à santíssima Mãe de Deus, orando: "Santíssima Mãe de Deus, salva-nos"; ou pode-se repetir a saudação angélica: "Ó Theotokos (Portadora de Deus)  e Virgem, alegra-te." 

Agindo assim e  preservando-se de distrações contra a dispersão, e guardando a sua  consciência em paz, pode-se aproximar de Deus e unir-se a Ele. Pois, segundo São Isaac, o Sírio: “Sem oração ininterrupta, não nos podemos  aproximar de Deus” (Homilia 69).
A maneira de orar foi ainda muito bem exposta por S. Simeão, o Novo Teólogo (na Filocalia, “Discurso sobre os três modos de oração”).
O seu mérito foi muito bem descrito por S. João Crisóstomo: “A oração,” disse ele, “é uma grande arma, um tesouro rico, uma riqueza que nunca se esgota, um refúgio imperturbável, uma causa de tranquilidade, a raiz de uma multidão de bênçãos e a sua fonte e mãe” (da antologia eslava Margarit, Discurso 5, “Sobre o Incompreensível”).
Quando se ora na igreja, é proveitoso estar com os olhos fechados com a atenção no interior, e abrir os olhos apenas quando se sentir abatido, ou quando o sono começar a pesá-lo e incliná-lo; então deve-se fixar os olhos num ícone ou numa vela acesa diante dele.
Se na oração  o espírito se dissipar
(var. os pensamentos tomados),  deve-se humilhar diante Deus e pedir perdão, dizendo: "Eu pequei, Senhor, por palavra, acto, pensamento e por todos os meus sentimentos. "
Por isso devemos sempre esforçar-nos por não nos entregar à dispersão dos pensamentos, pois através disso a alma afasta-se da lembrança de Deus e do amor a Ele e, tal  como diz S. Macário, "o intuito principal do inimigo é este – desviar nosso pensamento da lembrança de Deus, e do temor e amor [a Ele] (Discurso 2, cap. 15)."

Quando na oração a mente e o coração estão unidos e os pensamentos da alma não estão dispersos (var. a alma não é perturbada por nada) então o coração enche-se dum calor espiritual e a luz de Cristo brilha, e inunda de paz e alegria todo o ser interior.
Devemos agradecer ao Senhor por tudo e entregar-nos à Sua vontade; devemos igualmente oferecer-Lhe todos os nossos pensamentos e palavras, e esforçar-nos para que tudo sirva apenas ao Seu bom prazer.
                        

                        Instrução XXVI  - Da Guarda  do Coração
Devemos vigiar atentamente o nosso coração e preservá-lo de pensamentos e impressões inadequadas: "Guarda o teu coração com toda a diligência, porque dele procedem as fontes da vida (Prov. 4:23)."  Assim nasce no coração a pureza: "Bem-aventurados os corações puros, pois ele verão a Deus" S. Mateus 5,8)
Da constante guarda do coração, a pureza nasce nele, pureza na qual se contempla o Senhor, de acordo com a certeza da Verdade eterna: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus" (Mat.  5:8).

O que de bom entrar no coração, não devemos derramá-lo externamente sem necessidade (var. utilidade); pois o que foi reunido só pode estar livre de perigo de inimigos visíveis e invisíveis se for guardado, como um tesouro, no fundo do coração.
O coração aquecido pelo fogo Divino, ferve quando está cheio de  água viva. Mas se tal água é derramada no exterior, o coração arrefece e a pessoa fica como que gelada.
[Não confessarmos o que vamos realizando, sem ser de certeza certo e útil]

                          Instrução XXVIII     -  A LUZ DE CRISTO
Para receber e contemplar no coração a luz de Cristo, deve-se, tanto quanto possível, desviar a atenção (var. desprender-se) dos objetos visíveis. Tendo purificado a alma previamente pelo arrependimento (var. contrição) e as boas ações, e cheios de fé no Cristo Crucificado, fechando os olhos corporais, mergulhemos a mente no coração, para invocarmos o nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Então, na medida do zelo e calor (var. assiduidade e fervor) para o Bem Amado, a pessoa  encontra no Nome uma delícia (var. consolação e doçura) o que desperta o desejo (var. incita) a buscar um conhecimento (var. iluminação) mais elevada.
Quando, através de tal prática, a mente entra no coração, a luz de Cristo brilha, iluminando a câmara da alma com o seu brilho Divino, como diz o profeta Malaquias: «Mas para vós que temeis o Meu nome, nascerá o Sol da Justiça (Mal. 4:2).»
Ao contemplar interiormente a Luz eterna  a mente é purificada, a pessoa abandona as representações sensoriais e, ao mergulhar na contemplação da Bondade incriada,  esquece tudo que é sensorial e não deseja nem mesmo ver-se a si mesma; e preferiria esconder-se no mais profundo da Terra, para não ser privado do verdadeiro (var. único)  bem – Deus.»

sábado, 4 de outubro de 2025

As instruções espirituais do staretz russo S. Serafim de Sarov (1750-1838). 1ª p. Sobre Deus, Trindade, Cristo e Fé.

                                                     

Vamos partilhar mais ensinamentos da tradição espiritual Russa, continuando na peugada do santo das florestas e  ursos da zona do mosteiro de Sarov, a 400 Km de Moscovo... Que nos inspirem...

                   Instruções Espirituais de São Serafim
                                       Instrução I - DEUS
Deus é Fogo que aquece e inflama o Coração e as entranhas. E assim, se sentirmos em nossos corações  frieza, que vem do diabo – pois o diabo é frio – então há que recorrer ao Senhor, e Ele virá aquecer o nosso coração dum amor perfeito, não só para Ele, mas também pelo nosso próximo. E a frieza do demónio fugirá da Sua Face.
Os Padres antigos, ao serem interrogados, responderam: - «Buscai o Senhor, mas não sejais curiosos quanto ao Seu lugar de habitação.» [E é um bom conselho de humildade: contenta-te com a graça divina que te couber e não queiras ver ou saber sem merecer ou antes de tempo]
Onde Deus está, não há qualquer mal. Tudo o que vem de Deus traz paz e proveito e leva o ser humano à humildade e à auto-crítica ou contrição.
Deus nos mostra-nos o Seu amor pela Humanidade não apenas quando fazemos o bem, mas também quando O ofendemos e o desgostamos.
Quão pacientemente Ele suporta nossas transgressões; e quando Ele castiga, quão misericordiosamente Ele castiga!
Não digas que Deus é justo, ensina São Isaac, o Sírio, pois a Sua justiça não é tão evidente nas suas ações. David chamava-o justo e recto, mas o Seu Filho Jesus mostrou-nos que Ele é antes bondoso e misericordioso. "Onde está a Sua justiça? Éramos pecadores, e Cristo morreu por nós". (São Isaac, o Sírio, Homilía 90.)
Uma pessoa torna-se perfeita aos olhos de Deus na medida em que segue os Seus passos e, na altura certa, Deus revelar-lhe-á a Sua face. Os justos, na medida em que entram na contemplação Dele, veem a Sua imagem como num espelho; mas na altura certa eles contemplarão a revelação da Verdade. [A visão de Deus pode ser merecida e contemplada.]
Se não conheces Deus, é impossível que o amor a Ele esteja plenamente desperto em ti; e não podes amar a Deus se não O vês. A visão de Deus vem do conhecimento de Deus, pois a contemplação Dele não precede o conhecimento Dele.
Não se deve pensar nas obras de Deus quando o estômago está cheio; com o estômago cheio não pode haver visão dos mistérios divinos. [Por isso S. Serafim Sarov recomendava almoçar-se bem e à noite jejuar-se ou comer-se o menos possível]

            Instrução II - Do MISTÉRIO da TRINDADE SANTA
Para se contemplar a Santíssima Trindade deve-se pedir a ajuda dos que ensinaram acerca da Trindade – S. Basílio Magno, S. Gregório de Nazianzo e S. João Crisóstomo – e cuja intercessão é capaz de atrair sobre as pessoas a bênção da Santíssima Trindade. Mas deve-se ser avisado para não se tentar olhar diretamente por si mesmo. 

Instrução III. - As Razões pelas quais JESUS CRISTO, o Filho de  DEUS, veio ao Mundo:

1ª O amor de Deus pelo género humano: «Sim, e Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho unigénito para que todo o que crê nele não pereça mas tenha a vida eterna (João 3:16).

2ª O restabelecimento no ser humano caído (v. na Humanidade caída) da imagem e semelhança de Deus, tal como o celebra a Igreja:  «O homem que, sendo feito à imagem de Deus, se corrompera pelo pecado, e estava cheio de maldade, e se afastara da boa vida divina, o sábio Criador restaura de novo (I Canto das Matinas para o Nascimento de Cristo, ode I)».

3ª A salvação das almas: «Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele (João 3,17)»  
E assim nós, em conformidade com os propósitos do nosso Redentor, o Senhor Jesus Cristo, devemos percorrer a nossa vida de acordo com este ensinamento Divino, para que através dele possamos realizar a salvação das nossas almas.

                                    Instrução IV -  A FÉ
Antes de tudo, deve-se acreditar em Deus, «pois Ele é, e torna-se o recompensador dos que o procuram (Heb. 11:16).»
A fé, segundo o ensinamento de Santo Antíoco, é o começo da nossa união com Deus. Aquele que verdadeiramente crê é uma pedra no templo de Deus. Ele está preparado para o edifício de Deus Pai, elevado às alturas pelo poder de Jesus Cristo, ou seja, da Cruz, com a ajuda de cordas, ou seja, a graça do Espírito Santo.
A fé sem obras está morta (João 2:26), e as obras da fé são: amor, paz, longanimidade, misericórdia, humildade, descanso de todas as obras (como Deus mesmo descansou de Suas obras), o carregar da Cruz e a vida no (v. segundo o) Espírito. Somente esta fé conta. N
ão pode haver a verdadeira fé sem obras; aquele que verdadeiramente crê fará também infalivelmente obras.»

Meditemos e aprofundemos as indicações que sentirmos mais luminosas para a nossa estação no Caminho, ou estado anímico, e invoquemos as bênçãos e inspirações de S. Serafim de Sarov.

                                         

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

S. Serafim de Sarov. Vida e ensinamentos deste famoso staretz russo. Com um vídeo valioso.

S. Serafim de Sarov e da Rússia ora por nós pobres pecadores arrogantes ocidentais!
 Os russos S. Serafim Sarov (1759-1833), S. Sérgio de Radonega (1314-1392), Alexandre Nevsky (1221-1263) e  S. Silouane de Athos (1866-1938), são dos mais venerados santos no mundo ortodoxo, e podemos encontrar ícones seus espalhados por todo o planeta, e logo orações e intercessões entre as almas e mundos. Vamos deter-nos hoje em S. Serafim de Sarov, com esta breve contextualização prefacial, e ouvir uma  pequena mas razoável gravação sobre a sua vida e sobretudo ensinamentos.

 Este vídeo sobre a vida e obra de S. Serafim de Sarov foi gravado a partir do livro de Michel Evdokimov, padre ortodoxo (recentemente falecido com 95 anos), intitulado Prier 15 jours Avec Seraphim de Sarov, publicado em 2016, mas já lera duas obras valiosas: Seraphim de Sarov. Sa Vie, par Irine Gorainof. Entretien avec Motovilov et Instructions Spirituelles, 1979, utilizada para este prefácio,  e outra editada por Bubba Free John, intitulada The Spiritual Instructions of Saint Seraphim of Sarov, Los Angeles, 1973. Igualmente cultuei-o ou invoquei-o através do seu belo ícone em algumas igrejas ortodoxas. Há informações valiosas sobre S. Serafim de Sarov na obra de E. Behr-Sigel, Priére et sainteté dnas l'Eglise Russe, 1950, já traduzida em português.

 Prokhor Mochnine nasceu a 19 de Julho de 1759, em Kursk, numa família de artesãos e construtores, fortes e piedosos. Deixando para o irmão mais velho a continuidade dos negócio da família, partiu para o mosteiro de Grottes em Kiev para receber a certeza de qual seria a sua vida. E aí Dositeh, um velho staretz (ancião), donde o starchestovo, cuidar das almas), discípulo do famoso restaurador do monaquismo ortodoxo russo Paisius Velichkovsky (1722-1794), confirmou a sua vocação e indicou-lhe o mosteiro de Sarov. Regressado a Kursk partiu cedo, aos 18 anos, com a bênção da mãe Ágata, para o caminho dos monges-ascetas e chegou a 20 de Novembro de 1778 a Sarov  em busca de ensinamento e aperfeiçoamento, sendo bem recebido e sentindo-se bem, fazendo o seu noviciado e exercendo várias obediências ou cargos, destacando-se como carpinteiro, pois era muito forte, alegre e com jeito manual.

  Torna-se monge a 13 de Agosto de 1786 recebendo o nome de Serafim, que significa espírito celestial flamejante. Depois passa a diácono. A sua natureza mística, a capacidade de comunicar sabedoria, alegria, graça nos sermões ou nas conversas, brilhavam.

Pediu então para se retirar para uma cabana a seis quilómetros do mosteiro onde vai então praticar intensamente a vida da oração e da ascese durante dez anos, cultivando uma pequena horta, convivendo com os ursos, como virá a ser representado em ícones, até que em 8 de Maio de 1810 os monges  e o superior conseguem que ele volte, por obediência, para o mosteiro buliçoso de Sarov...

  Pede porém para ficar recolhido numa pequena cela em oração e ascese sóbria, onde lhe levam uma refeição por dia, em geral de aveia com chucrute, mas onde vai recebendo as graças divinas de visões celestiais e angélicas, e a luz, o amor, o discernimento, o Espírito santo. Por vezes comenta em voz alta os Evangelhos e os monges vem-no escutar emocionados do lado de fora da cela. Finalmente, ao fim de 35 anos de caminho espiritual, está pronto para poder abrir a sua cela a qualquer visitante ou pessoa necessitada, e inicia a fase final de grande transmissão espiritual às pessoas, a mais famosa foi a transfiguração luminosa que partilhou, na floresta sentado no chão, com Motovilov, a qual este descreve belamente (como ouvirá no vídeo) nas suas famosas Conversas, actualmente um dos grandes clássicos da literatura espiritual e mística.

 Ouviremos então no vídeo alguns desse momentos de satsanga ou companhia da verdade com Motovilov, bem como outros ensinamentos dele ou do que algumas pessoas contaram. Na linha da tradição hesicasta, da oração do coração, que utiliza a frase "Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tem piedade de mim, pecador", S. Serafim de Sarov recomendava tentar repeti-la o mais possível e, enquanto se reza, estar-se à escuta de si mesmo, tentando recolher-se a mente e reuni-la ao coração. 
No começo deve-se orar com a inteligência activa pronunciando-se separadamente cada palavra, o que é bem frutuoso, digamos. «Depois, quando o Senhor tiver aquecido o teu coração pela sua graça, em união com o Espírito, a tua oração fluirá sem interrupção, e estará sempre contigo, alegrando-se e alimentando-te». Ou mesmo que tal não aconteça tanto, nos nossos dias tão mundanizados, diminuirá a necessidade de falar com os outros, «ao lembrares-te da presença de Deus e do seu nome». 
                                        
Saibamos, pois dispersar-nos menos e ligar-nos mais ao Espírito em nós Divino e, invocando as bênçãos alegres e flamejantes de S. Serafim de Sarov, e na amizade e unidade perene russo-portuguesa no corpo místico da Humanidade multipolar e fraterna, avançar creadora e libertadoramente com empatia e alegria, palavra com que ele saudava cada pessoa que recebia ou recebe hoje subtilmente...

                         

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Uma oração russa ao Anjo da Guarda, em russo, inglês, francês, espanhol e português, e com cinco ícones do Anjo da Guarda e uma pintura de Nicholas Roerich

Esta oração em russo, colhida no Vk.com, a alternativa russa ao Facebook, foi traduzida pelo Quilbolt, para as quatro línguas, recriando eu bastante a portuguesa.

Молитва ангелу-хранителю, чтобы укрепил веру и избавил от уныния в моменты неудач. 

Покровитель мой, мой ходатай пред лицом Бога Единого христианского! Святый ангеле, к тебе взываю с мольбой о спасении души своей. От Господа мне испытание веры снизошло, окаянному, ибо возлюбил Отче Боже наш меня. Помоги, святый, перенесть испытание от Господа, ибо слаб аз есмь и боюсь не выдержать страданий своих. Ангеле светлый, низойди ко мне, ниспошли на главу мою мудрость великую, чтобы внимать весьма чутко слову Божию. Укрепи веру мою, ангеле, дабы не было предо мной искушений и испытание свое аз бы прошел. Как слепец идет по грязи, не ведая того, аз же пойду с тобой средь пороков и мерзостей земных, не поднимая очи на них, но зря лишь на Господа. Аминь. 
 Prayer to the Guardian Angel to strengthen faith and deliver from despair in moments of failure.
My patron, my intercessor before the one Christian God! Holy Angel, I call upon you with a plea for the salvation of my soul. From the Lord, a trial of faith has come down to me, the wretched one, for our Father God has loved me. Help me, O Saint, to endure the trial from the Lord, for I am weak and afraid I will not withstand my sufferings. Bright angel, descend upon me, bestow great wisdom upon my head, that I may listen very attentively to the word of God. Strengthen my faith, angel, so that I may not be tempted and may pass my test. As a blind man walks through mud, unaware, so shall I walk with you amidst the vices and abominations of the earth, not lifting my eyes to them, but only to the Lord. Amen.
                                                
  Prière à l'Ange Gardien pour qu'il renforce la foi et délivre du découragement dans les moments d'échec. 
Mon sang, mon intercesseur devant le Dieu unique chrétien ! Saint Ange, je t'invoque avec supplication pour le salut de mon âme. De Dieu m'est venue l'épreuve de la foi, à moi, misérable, car notre Père Dieu m'a aimé. Aide-moi, saint, à supporter l'épreuve du Seigneur, car je suis faible et j'ai peur de ne pas pouvoir endurer mes souffrances. Ange lumineux, descends vers moi, envoie sur ma tête une grande sagesse, afin que je puisse écouter très attentivement la parole de Dieu. Renforce ma foi, Ange, afin que je ne sois pas tenté et que je puisse surmonter mon épreuve. Comme un aveugle qui marche dans la boue sans le savoir, ainsi j'irai avec toi au milieu des vices et des abominations terrestres, sans lever les yeux vers eux, mais en regardant seulement le Seigneur. Amen.
 Oración al Ángel de la Guarda para que fortalezca la fe y libere de la tristeza en momentos de fracaso 
¡Mi derramador de sangre, mi intercesor ante el único Dios cristiano! Santo ángel, a ti clamo con súplica por la salvación de mi alma. Del Señor me vino la prueba de fe, a mí, pecador, porque el Padre, nuestro Dios, me amó. Ayúdame, santo, a soportar la prueba del Señor, porque soy débil y temo no poder soportar mis sufrimientos. Ángel de luz, desciende a mí, envía sobre mi cabeza una gran sabiduría para que escuche con mucha atención la palabra de Dios. Fortalece mi fe, ángel, para que no haya tentaciones ante mí y yo pueda superar mi prueba. Como un ciego camina por el barro sin saberlo, así yo caminaré contigo entre los vicios y las abominaciones de la tierra, sin levantar mis ojos hacia ellos, sino mirando solo al Señor. Amén. 
   Oração ao Anjo da Guarda, para fortalecer a fé e livrar do desânimo em momentos de fraqueza.
Meu preservador do sangue no Graal do coração, meu intercessor diante do único Deus de todos os seres vivos e despertos! Santo Anjo, a ti clamo  suplicando que me fortaleças no caminho da salvação ou realização espiritual da minha alma. Chegando-me dificuldades e provações da fé, devidas à minha instabilidade e fragilidade, que Deus nos inspire intimamente. Ajuda-me, santo Anjo, a suportar as provações do Mundo, pois na nossa fragilidade podemos desanimar sob os nossos sofrimentos. Anjo luminoso e subtil, desce sobre mim, cobre a minha cabeça  com a tua presença e a sabedoria, para que possa discernir o melhor caminho ligado a  Deus. Fortalece a minha fé, querido Anjo, para que atravesse as tentações e passe luminoso e unido a Deus por entre todas as provações. Como um cego que caminha por entre veredas enlameadas sem escorregar nelas, assim possa eu avançar contigo por entre os conflitos, defeitos e vícios terrenos, sem me prender neles, e antes agindo criativamente com o olhar e a aspiração àa Sabedoria, o Amor, à Justiça, à Humanidade multipolar, à comunidade e corpo místico da Igreja e de Deus. Amém.
 Anjos da Guarda e Arcanjos nacionais, inspirai-nos no nosso orar e meditar, agir e falar...