quinta-feira, 4 de abril de 2024

Reflexões sobre o Y pitagórico, o bívio, a via bifurcada, com um poema de Gabriel Gomes de Senabria.

A escolha entre o vício e a virtude, o que será bem ou melhor e o que será mal ou pior, a partir dos ensinamentos de Pitágoras, referida em autores como Xenephon, Pérsio e outros,  foi simbolizada com a vigésima letra do alfabeto grego, o Y, denominado então como o Y de Pitágoras, o ípsilon (que se lê até mais upsilon), já que tendo sido  um mestre do caminho da harmonia do corpo e alma com o espírito e o Cosmos, ensinara o discernimento da escolha certa em tal símbolo, entre outros que atravessarão os séculos algo misteriosos, a partir da sua escola de Crotona.

 Ao longo dos séculos tal símbolo e metáfora das escolhas na vida peregrina humana, referido ainda como o bivium, o bívio, a dupla via ou o caminho bifurcado, foi sendo comentado ou poetizado por alguns seres luminosos e conscientes da Filosofia Perene ou da Tradição espiritual  pitagórica, e num artigo referi-os: https://pedroteixeiradamota.blogspot.com/2021/12/da-meditacao-e-do-discernimento-o-y.html

Vemos portanto que este símbolo, tanto da sabedoria perene ou universal como mais especificamente da tradição pitagórica e, em seguida, da literatura e sabedoria greco-romana, teve ao longo dos séculos quem o trabalhasse, e assim Jesus emprega-o espontaneamente quando fala da via estreita e da via larga, tal como alguns dos primeiros padres da Igreja que conheceram melhor a sabedoria pagã, e poderíamos chamá-los tanto pitagóricos como espirituais pois,  face à existência do egoísmo e da solidariedade, das virtudes e vícios, da violência e do amor, do bem e mal (relativos, pelo menos), valorizaram  a existência do caminho de harmonização, aperfeiçoamento, ascensional, bem como da auto-consciencialização, ponderação serena e  livre determinação, qualidades e capacidades que nos nossos dias vemos enfraquecidas, com os meios de comunicação a servirem  desígnios controladores, como tem vindo acentuar-se com  várias manipulações, tais como as das farmacêuticas, as alimentares e de bebidas, as editoriais, e as de ideias, preconceitos e fobias.

Saber-se discernir a cada momento o melhor caminho, a melhor compreensão, a melhor acção ou atitude exige de nós serenidade desprendida e aspiração à verdade, ao bem, ao justo, o que tem de ser trabalhado, estudado, respirado, meditado, aprofundado regularmente ou constantemente, seja de manhã, seja a meio da noite, seja especialmente ante qualquer desafio urgente ou opção mais difícil.

Frequentemente somos confrontados com escolhas, comentários, julgamentos, conflitos e não podemos ficar sempre calados, indecisos, submissos ou ignorantes, sobretudo quando há vidas em perigo, em sofrimento, em opressão, em alienação e perdição, ou quando simplesmente temos de decidir-nos por uma das duas vias ou hipóteses, e então a tradição do Y pitagórico estimula-nos a meditarmos e discernirmos o que nos eleve e será o melhor e o que nos rebaixa e subanimaliza, para tal discernimento ajudando antevermos as consequências próximas e futuras...

Saibamos pois manter a bússola da verdade acessa no nosso peito, e com a mente e coração investigar as situações-problemas, para cooperarmos com o Bem,  a Verdade e a Justiça e não sermos cúmplices da ignorância ou, pior ainda, do erro, da mentira,  da violência e do ódio ou mal.

 De Gabriel Gomes de Senabria, nascido na segunda metade do séc. XVI no grande centro cultural de Alcala de Henares, filho de um médico e que foi trabalhar para a América do Sul na administração do reino castelhano, desincarnando em 1647 e que era dado  à poesia e à ética,  oiçamos como poetizou o Y pitagórico, de certo modo segredando-nos: se queres não te lamentar na vida depois da morte, deves de seguir o caminho mais áspero da virtude para assim alcançares o supremo Bem ou a Glória, a qual significa a Luz e o resplendor espiritual e divino.

                                 

                                     «Nasce o homem mortal no mundo vão,

E apenas com a vista o ar mede,

Logo um caminho vê, que se divide

Em duas veredas do viver humano.

Áspera aquela à mão direita

Ao caminhante mísero despede;

E a da esquerda a nada impede o passo,

Antes o oferece deleitoso e fácil.

 

Mas no fim são diversas: a primeira

Por penhascos de penas se remata

Em glória perdurável, e verdadeira.

Com seus deleites a segunda mata.

Quem quiser acertar consulte a Consciência

Quanto à melhor via a optar.» 


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