sexta-feira, 12 de abril de 2024

O Anjo do Banho. Pouco conhecido e trabalhado, mas não é a água purificadora, misericordiosa, divina?

                                                                

O banho é uma actividade diária que podemos ou não sentir mais profundamente e trabalhar psico-espiritualmente. 

Duplamente tal pode acontecer: pela água que nos limpa, descontrai ou vitaliza, purifica, harmoniza e inspira, na sua pluridimensonalidade visível e invisível, profusamente coloridad  diferentemente mineralizada, e pelos Anjos e Espíritos da Natureza que a ele se podem associar, conforme os ambientes e águas em que nos banhamos e, claro, tanto a nossa sintonização e invocação, como a resposta das dimensões subtis.

Esta bela imagem dum Livro de Horas, do séc. XV, francês, atribuído a Jouvenel des Ursins, existente no Museu Calouste Gulbenkian, de um Anjo alegre com uma felpuda toalha na mão, que também poderia ser um manto, pode servir-nos como registo imaginal para quando vamos tomar banho, agradecendo ao Anjo, seja da Água purificadora, seja da Guarda, que zelará pela nossa limpeza e melhoria de saúde física, circulatória, energética e psíquica, e que poderá propiciar alguma associação de ideias nova, alguma inspiração ou intuição, donde eventualmente relembrar-nos ou suspirarmos mais por ele, nessa sua presença constante ou velada da nossa alma de noite e de dia.

O banho é um momento muito importante e especialmente quando estamos muito cansados, ou adoentados. Quantos de nós não melhoraram bastante das suas febres, dores de cabeça e das costas ou de  grandes cansaços psico-físicos por um bom chuveiro, ou que sejam uns baldes de água, ou apenas uma chuveirada na face, ou mesmo o mergulho no tanque de infância, lago, rio ou mar?

Ora se durante o banho e limpeza invocarmos o Anjo, se estivermos atentos à dimensão angélica e colorida, se estivermos gratos, melhores efeitos ainda se passarão no corpo e alma e até no ambiente.

Providencialmente em Portugal temos uma tão grande variedade de termas e de águas minero-medicinais, e milénios de consagrações a Deuses ou Anjos de fontes e termas, de norte a sul do país, com diversas deidades aquáticas ou curas milagrosas... Santas Águas...

Mas sem termos que forçosamente peregrinar a tais locais ou mantrizar tais nomes, os "Lam-Vam", as Bandas, Nabias e outros, bastar-nos-á sintonizar com o Anjo do Banho e receber dele raios purificadores, e estimularmos os nossos, e transmitirmos-lhe gratidão e amor, numa religação à Fonte Divina.

Bons banhos saudáveis, purificadores e angélicos!

Post-scriptum: Não incluí o banho de banheira, inegavelmente  propício ao contacto com o Anjo. 

E quando tomar o chuveiro e esquecer-se da ligação ao Anjo, dê uma última chuveirada fria e ligue-se a ele. Certamente que, ao entrar na banheira, lembrar-se mesmo dele, será a melhor regra iniciática da religação a ele...

Viva o Anjo da Guarda e dos Banhos, limpezas e purificações...

Sem comentários: