quinta-feira, 18 de junho de 2020

Conto espiritual escrito em 1984 nas faldas do Marão duriense, em Fontes. Gravação em vídeo.

Eis um texto escrito acima do rio Douro pela Régua, nas faldas do Marão, junto a Fontes, quando a grande amiga Dalila Pereira da Costa me oferecia a estadia numa casinha de antigo feitor, sem água nem luz, para eu passar umas semanas nas épocas do meu aniversário a 13 de Agosto. Na época dava aulas de Agni Raj Yoga no restaurante Suribachi, no Porto, e era ideal seguir de lá para o Douro e o Marão.
 Dos muitos diários que escrevi ao longo dos anos, e agora reordenados, há registos valiosos  de encontros e diálogos,  de meditações e reflexões,  de subidas da montanha e peregrinações, de poemas e contos, de ensinamentos de meditação e de yoga e das aulas e alunos. Mas também em folhas soltas não incluídas em diários, e é o caso desta, com a indicação de "Fontes, Marão, Julho de 1984", e onde se encontram vivências, intuições e criações com  valor para serem transcritas.
Resolvi ler o texto, escrito então de um fôlego, hoje dia 18.VI.2020, pela primeira vez desde a data do seu nascimento, gravando tal acto em vídeo. Fatalmente introduzi algumas melhorias ou expansões conscienciais derivadas do meu amadurecimento a vários níveis. Espero que uma mão cheia de pessoas goste da gravação. O fundo é sempre o mesmo: um Graal persa e uma pintura de Bô Yin Râ. Apesar dos acrescentos, partilho a fotografia do manuscrito como  documento do momento matricial, imaginal, montanhístico e espiritual agora ressuscitado e assim preservado do frágil destino das folhas soltas ou de milhares de textos inéditos. 
 A epigrafe inicial foi extraída da oração ou mantra Templário, abreviada, que diz, traduzindo do latim, Não a nós, não a nós mas ao Teu nome (ou vibração ou consciência) seja dada a glória (ou Luz). 
Saibamos nós ir melhorando a qualidade luminosa tanto do nosso ser (por uma vida harmoniosa) como da nossa visão interior (pela pureza e amor, silêncio e contemplação), na comunhão das correntes e bênçãos divinas.....

                         

Sem comentários: