sábado, 13 de junho de 2020

Dia de S. Antonio, em tempo de "pandemia", com imagens e orações tradicionais e espirituais.

 Sem que as habituais festividades religiosas, artísticas, musicais, conviviais e gastronómicas do tradicional dia de S. António se possam realizar (embora interiormente alguns devotos o invoquem e festejem), devido às medidas de contenção face a possíveis afectações pelo vírus corona, resolvemos partilhar um  pequeno altar popular, tradicional e espiritual, com imagens, destacando-se a pintura de Maria de Fátima Silva, da Ericeira (com os pés do húmus e da humildade e a veste branca e a criança da pureza do coração e da visão, mais o verde da esperança do manjerico biológico), e livros e orações, no caso a mais famosa de S. António, retirada do seu evangelho piedoso, os Cultos de Devoção e Obséquios..., em nova impressão, acrescentando uma prece escrita por mim, directamente para a folha rosa fotografada, há minutos desta manhã antoniana.
Possam S. António e, acrescentemos, Fernando António Pessoa, nascido neste dia, bem como outros seres especiais das tradições que mais cultivamos, e os seres representados na última fotografia, estar bem activos e luminosos enquanto espíritos mais ou menos despertos nos mundos espirituais e assim mais vizinhos ou internos das correntes e bênçãos da Divindade,  inspirarem-nos ou fortificarem-nos conforme as necessidades e merecimentos de cada um.
 
Altar mural pessoal com representações de S. António e o menino ou o espírito íntimo, de Maria de Fátima Silva; caligrafia persa de poema de Hafiz; o humanista e defensor dos direitos humanos e grande amigo de Erasmo, o cronista Damião de Goes; pintura do meu bisavô materno Higino da Costa Paulino; Erasmo de Roterdão (de quem publiquei  o seu Modo de Orar a Deus); Egas Moniz (fiel do Amor, dos cavaleiros de Entre-Douro e Minho e um dos fundadores de Portugal, aio mesmo de D. Afonso Henriques); fotografia minha de criança; espiga de milho e terços internacionais; gravura do Arcanjo de Portugal (que não é S. Miguel, e que deveríamos sintonizar mais frequentemente com ele e o nosso Anjo): e prato mandala iraniano oferecido por Farnoush Fadayan Motlagh, discípula do mestre sufi Dr. Tabande, da linhagem de Nur Ali Shah e com quem eu dialoguei, estando no youtube a nossa conversa espiritual. Possam as melhores correntes de Luz e de Amor divinos passarem por estes seres até nós. Om, Amen, Hum,

Sem comentários: