sábado, 2 de março de 2019

Iconologia, 3º: Iconografia e hermenêutica espiritual do Sagrado Coração na tradição Cristã.

A importância do coração, órgão físico e supra-físico, tão subtil na sua multidimensionalidade estrutural, energética, afectiva, moral, religiosa, espiritual e divina, foi ao longo dos séculos por vários povos e tradições sentida e vivenciada, intuída e transmitida em representações artísticas e simbólicas com funções educativas e curativas, mágicas e espirituais, em diferentes contextos, metodologias e intencionalidades,  geradoras de múltiplos efeitos.
Neste texto, sem recuar à tradição greco-romana na qual o coração, a inteligência superior e o sol se correspondiam, nem à tão rica indiana yoguica e bhaktica (devocional), trabalharei dentro da Tradição Cristã alguns tipos de representações devotas do Coração em gravuras, estampas e santinhos dos sécs. XVIII, XIX e XX, tentando fazer uma certa história evolutiva e leitura ou hermenêutica geradora de transmissões de ordem e operatividade energético-espiritual...
                                
                                  Raios de Luz, Chamas de Amor

Embora o ensinamento de Jesus fosse basicamente o do auto-conhecimento libertador e o do Amor e os seus discípulos preferidos o testemunhassem e transmitissem, nomeadamente Maria Madalena, Tomé e sobretudo S. João (que na ceia teria unido significativamente a face ao coração de Jesus), a morte precoce e dramática do mestre fez com que o seu ensinamento não despertasse e florescesse tanto nos discípulos e depois crentes e o acesso ao seu ser e eventual intimidade e à realização espiritual e união divina que ele desejava pouco se realizasse, desenvolvendo-se antes progressivamente ritos e cerimónias, crenças e dogmas... 
No Cristianismo Ocidental, apesar de alguns padres iniciais e místicos, tivessem intuído a sua dimensão espiritual e pela osmose com o seu sofrimento e paixão se realçasse  a partir do séc. V a Cruz e as 5 Chagas, a do lado do peito e abrindo ao coração, sendo ela desde a época medieval cultuada e representada, pouco se valorizou este centro de forças e de Amor.
No Cristianismo Oriental e Ortodoxo valorizou-se mais o Cristo ressuscitado, de glória, no seu corpo espiritual, e o Cristo que ensina, surgindo os primeiros ícones nos séculos VI e VII, mas só alguns (no Egipto) não foram destruídos pelos iconoclastas bizantinos, o tempo e o Islão  - por exemplo, os mais antigos bizantinos e russos são já do séc. XI - ,  e o que se destaca mais é o olhar e a auréola, criados ou gerados  dentro duma teoria e fé forte do poder evocador (da presença real) das imagens. Simultaneamente desenvolveu-se também a prática da "oração do coração", a Filocália, usando-se uma formula ou mantra curta e que teve bastante influência na sensibilização ao coração como centro divino em nós.
O coração destacado artística e simbolicamente começa a surgir nos meados do séc. XIV e começo do séc. XV no Ocidente, a partir de muitos religiosos contemplativos  de várias ordens, nomeadamente os cartuxos, mais dedicados ao recolhimento silencioso, mas na sua especificidade foi desenvolvido sobretudo a partir do francês Jean Eudes, que nas casas do seu Instituto instituiu as festas litúrgicas ao Sagrado Coração em 1672.  
 Outro elo importante foi a freira Marguerite-Marie Alacoque, de Paray-le-Monial, que foi visitada subtilmente entre 1673 e 1675 por Jesus o qual lhe disse:« Eis o Coração que tanto amou os seres humanos e que é tão pouco amado». O convento de Paray-le-Monial tornou-se um grande local de peregrinação e o culto do sagrado coração de Jesus cresceu bastante e embora surjam entre 1690 e 1740 seiscentas confrarias em França dedicadas ao culto do Sagrado Coração, houve muita oposição, chegando o livro do Padre Croizet sobre tal culto a ser condenado e a entrar no Índice da Censura Inquisitorial. Será só em 1765 que o papa Clemente XIII, aprova o seu culto litúrgico. 
A grande expansão será porém a partir de  1856, quando o papa Pio IX lhe consagra uma data festiva anual, fazendo com que as representações do Sagrado Coração de Jesus e depois de Maria (esta culminando  em 1942 com a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria) se multipliquem graças à tipografia moderna, sendo representado não apenas o coração sofredor  isolado e pairando no ar, como também  no corpo e alma de Jesus.
Em 1899, a pedido da Irmã, hoje já beata, Maria do Divino Coração, do Convento do Bom Pastor no Porto, alemã e presenteada com inúmeras graças  de união ao mestre Jesus, o papa Leão III dedica a Humanidade ao Sagrado Coração de Jesus.
Por outra faceta, embora a importância do Amor manifestado, ensinado e transmitido por Jesus se considerasse o núcleo testemunhante da filiação espiritual, sobretudo enquanto caridade na vida das pessoas, e portanto a consciência do coração espiritual ou sagrado de Jesus viesse a ser progressivamente desenvolvida  de modo a chegar-se ao culto do próprio coração,  como já vimos na suas datas confirmadoras ou aprovadoras, tal realização do coração ígneo apenas foi alargada a alguns santos, tais como S. Filipe de Nery,  S. Francisco de Paula, S. Miguel dos Santos (que esteve em Faro e levitava), S. Gertrudes, virgem e  S. Teresa de Ávila, esta em geral com coração pleno de amor recíproco ou ferida pelos raios ou setas do Amor divino veiculado pelo mestre.
Um exemplo,  S. António, embora não o encontremos representado com o coração inundado, ferido ou dardejante de Amor, vemo-lo, uma ou duas vezes com Jesus dentro do seu peito ou, a partir de um passo miraculoso da sua legenda hagiográfica, quase sempre em diálogo ou embevecimento com Jesus, ou poderemos dizer, com a Divindade nele. Todavia, o  ter o menino o peito aberto, ou o coração espiritual visível, tal como neste santinho não antoniano, não se encontra na iconografia tradicional de S. António, embora  provavelmente alguns artistas modernos, menos sujeitos aos tipos simbólicos de caracterização e identificação dos santos  já assim os possam ter representado ou intuído. 
Esta representação do sagrado coração de Jesus, juvenil e doce, não é de modo algum a mais comum, a qual é mais dramática e pungente, representando-se o coração, com coroa de espinhos, ou lanceado, escorrendo sangue ou lágrimas, imagens próprias a representar o sofrimento, passado ou presente, que Jesus sofreu redentoramente ou sofre ainda, hipoteticamente redimindo-nos ou reconfortando-nos com o seu Amor, ou como via para o Amor divino.
                                   
Certamente que tal teoria ou visão só terá realidade se fizermos a nossa parte, não só nos compungindo com tais imagens ou orando, mas sobretudo transformando-nos, convergindo para o centro, o coração subtil, e conseguirmos sentir e realizar o Amor divino, na contemplação e sensação interior, a fim de que a vida activa seja depois verdadeiramente oração, harmonização, libertação, gratidão e melhoria da Humanidade.
                                  
Não são portanto muito suaves (embora também as haja, sobretudo para as crianças), saudáveis, optimizantes as imagens do sagrado Coração de Jesus, trazendo e transmitindo uma carga de sofrimento, embora seja importante e valioso transmutarmos os nossos sofrimentos e crucificação do coração no desabrochamento das flores ou rosas de Amor ou Compaixão, e na aspiração a sentirmos a consolação ou fortificação provinda do mundo espiritual.
                                   
No fundo, a emblemática do coração sofredor mas também irradiante e redentor não é só de crença católica, mas de fonte e aplicação universal, ainda que certamente sem convites a passividades perante o sofrimento e a dor, dizendo-nos que devemos assumi-los ou atravessá-los mas não nos deixando enfraquecer nem derrotar por eles, tentando antes receber dos mestres, dos santos e santas e anjos, da Divindade e da fonte primordial do Amor, energias, bênçãos, fogo do Amor, para assim houver melhorias nossas, situacionais e ambientais.
Esta transmutação aconteceu até indirectamente mesmo na reforma Protestante, que sendo contra as imagens, santos e anjos, sofreu com o surgimento do movimento rosacruz alemão e logo europeu do séc. XVII, de Valentim Andreia (1586-1654) e do seu círculo ou sodalidade de Tübingen) um recrudescimento do poder das imagens, nomeadamente de simbologia alquímica e de uma busca que procurava tanto a dinamização e unificação dos conhecimentos científicos e religiosos, como uma nova era de paz mundial.
                                 
E assim dos mitos fundadores de tal misteriosa fraternidade Rosa Cruz e dos poderes que seus irmãos teriam se gerou muita simbologia em que o coração, a rosa e a cruz se tornaram valiosas imagens para o caminho da individuação e realização espiritual, ainda que com bastante mitificação e até mistagogia, que se irão transmitir à maçonaria e às ordens rosicrucianas e de alta magia derivadas.Ora na simbologia tradicional do Sagrado Coração de Jesus, a que se acrescentou depois o de Maria, são bastantes raros tais elementos vivos, floridos em ambos, surgindo apenas mais no de Maria flores femininas, para Jesus ficando a cruz masculina, tal como podemos ver nesta gravurinha desenhada pela princesa Maria Benedita (nascida em 1746), 4ª e última filha de D. José e de D. Marianna, datada de 1779, na qual os dois corações - o de Jesus com a coroa de espinhos, o de Maria atravessado pelo punhal da dor - emergem do Sol resplandescente do Amor e da Divindade - qualquer que fosse a ideia do artista ao executar tal - estando os instrumentos da paixão entrelaçados por uma corda com nós, que poderemos chamar de amor. Acrescente-se que em 1783 se inaugurava a Basílica da Estrela, em Lisboa, em honra do Sagrado Coração, estando expostas algumas pinturas das filhas de D. João V e consagradas ao coração e ao Amor.
                                
Como sabemos o coração e amor de Jesus de algum modo ficou como actualizável, aproximável, contactável, através do sacramento e rito da Eucaristia, por misteriosos princípios ou processos, ora de fé ora de dogmas, algo que os protestantes e outros recusaram. Todavia, no séc. XIX, com o desenvolvimento do culto do Sagrado Coração, observa-se nas imagens piedosas a valorização tanto da adoração do Santíssimo Sacramento como da sagrada Eucaristia, a comunhão nas duas espécies do próprio ser ou energias de Jesus, associando-se em milhares de gravuras e estampas as representações desses dois mistérios (adoração da Hóstia ou Santíssimo Sacramento e Eucaristia, desta em geral o cálice, ou Jesus a dá-la) juntando-se por vezes ao Sagrado Coração humano e divino de Jesus, desenhados por bons artistas em belíssimas formas geométricas propícias a gerar-se uma captação ou sintonização multidimensional.

 Simultaneamente desenvolviam-se os santinhos cheios de candura e subtileza comemorativos da primeira aproximação mais sensível ou experiencial das crianças a Deus e a Jesus, com a 1ª comunhão...
No santinho de cerca de 1870 seguinte observamos nessa linha uma conjunção de simbolizações aptas a ensinar ou a impulsionar o conhecimento religioso, a aspiração, a adoração e a ligação divina: 
                               
Vemos à esquerda um descrente ou mesmo inimigo lançando setas de indiferença e desprezo, que a alma, devota e justa pela sua vida e oração quebra, emergindo do cálice os corações de Jesus, Maria e José, estes dois florindo ao alto, bem iluminados e adorados tanto pelos justos, a "Igreja militante", como pelos coros ou hierarquias angélicas, a "Igreja triunfante", estas hierarquias belamente representadas e nomeadas. 
Observamos ainda os três mundos, o conflituoso humano, o dos intermediários, mestres e Jesus e, por fim, tanto o mundo espiritual puro dos Anjos como a Luz branca dourada Divina.
As proporções da geometria sagrada, a ciência das perspectivas estão bem em acção nos mais belos ou sugestivos santinhos, quase sempre com as linhas de força e de perspectiva convergentes para um centro. Assim, na próxima imagem piedosa veremos um mandala de três círculos - de palavras, raios coloridos e pétalas de chama - à volta do coração, este apenas com a chaga do lado e três gotas de sangue, e em fogo, enquanto uma cruz dourada brota da abertura do alto do coração. 
A contemplação mais sentida da imagem faz-nos entrar na representação de um sacerdote e pontífice - construtor de pontes - que faz a sua alma elevar-se pelos braços às alturas espirituais, ou ao estado consciencial, do coração divino, ou mais simplesmente do coração em amor e sintonizando com a sua Fonte de Amor.
 Anote-se que esta imagem foi impressa em 1900 em Paris nos famosos editores religiosos e pontificais Turgis, estando impressa em espanhol e com a marginália em português: «Como recordação da primeira comunhão oferecido a Deolinda A. B. Pacheco, 26-5-1927.» 
Representando as orações ao Sagrado Coração de Jesus no Jubileu de 1900-01, merecerá ainda apontarmos nela de novo a bela forma de aura do coração - e possa ela infundir-se em nós e inspirar-nos, possamos nós sentir a nuvem pura do santuário do nosso coração - , o facto da oração ser feita com as mãos ao alto, tanto para expansão como para recepção das correntes de energias e bênçãos superiores e, finalmente, ser bem assinalada a abertura do coração, ígnea, no alto, ascensional mas também para tentarmos entrar mais no nosso íntimo, e comungarmos com o Divino....
Por experiência de místicos ou não, esta visão do coração como porta aparece por vezes, podendo ser até bem denominada "a pequena porta dourada...", tal como observamos na piedosa imagem de Charles Letaille (da década de 1860-1880, assinada no verso 1890), na qual a alma que controla o seu coração, no caso que o crucifica ou domina na sua instintividade e egoísmo, ou que faz o sinal da cruz às forças e tentações negativas, acaba por conseguir ver, sentir, intuir o sagrado coração e, batendo nele, isto é, perseverando em orar, dialogar e meditar, ou seja, em aprofundar o seu estado de amor ou graça, acaba por ver a porta celestial, o acesso ao mundo espiritual, abrir-se...
                          
Depois deste bater à porta da oração no coração, vamos entrar na última imagem ligada ao coração e no caso é entre o de Maria, mãe de Jesus e uma alminha cristã, devota. Entre elas circula uma corrente energética, subtil, qual nuvem luminosa, por onde se destacam vários corações, como que correspondendo às batidas dos apelos, orações e irradiações, gerados por essa alma e que se evolam pelo espaço para o mundo espiritual ou para o coração e ser de Maria, a face feminina da Divindade mais cultuada no Ocidente, vinda na linha da Grande Deusa, ou a Deusa Mãe dos cultos pré-históricos.
A intencionalidade do artista ou da editora parisiense Bouasse-Lebal, no nº 20 da rua dos impressores religiosos, Saint Sulpice, foi porém expressa no título:«Mil corações não te chegariam Ó Maria!, para responder ao vosso amor imenso.» Ou seja, teríamos que ter como que múltiplos corações, ou um amor bem largo e profundo, omniabrangente, para corresponder ao da mestra ou santa Maria. No verso, tem uma dedicatória de 2-3-86, de uma Alice, que ficou assim imortalizada neste jardim das Maravilhas, o espaço murado, o horto, em que o amor entre duas almas se intercomunica harmoniosamente, ao divino.
                            
Que a contemplação destas imagens de quando em quando ou antes de adormecermos, nos abra à visão das realidades e seres correspondentes a tais imagens e, certamente, ao acordarmos até a outras nos mundos subtis e simbólicos, religando-nos assim mais com as realidades espirituais e divinas as quais verdadeiramente nos fortificam e inspiram na harmonia com o Todo e o Divino...
Fiquemos com uma última imagem, forte e directa, a comunicação do amor e do coração, com uma das legendas bem valiosa: "Possa o coração sagrado de Jesus inflamar os nossos corações..."
 - Possa então o fogo do Amor do Espírito Divino em nós irradiar mais...

Sem comentários: