domingo, 6 de outubro de 2019

Do crescimento da alma, por Bô Yin Râ. V. cap. do livro "O Mistério da Golgota". Com vídeo de leitura comentada.

O mistério da alma e do espírito, pesem os milhares de anos já de documentação expressiva de tal demanda, continua a desafiar-nos. Um dos autores que melhor escreveu sobre esta cadente questão foi o mestre alemão Bô Yin Râ, notável pintor e escritor, e que lhe consagra alguns capítulos, como aliás em todos os seus livros, no Das Mysterium von Golgatha, dado à luz em 1930, em Leipzig. Resolvemos ler-traduzir, usando sobretudo a versão francesa, gravando com breves comentários.
 
Realcemos no V capítulo da obra o não deixar cada um morrer o seu sentimento de si mesmo, e como o amor da arte, da estética, da ciência e da natureza não satisfazem as necessidades mais religiosas e espirituais dos seres que se podem ver assim, sem se darem conta, desprovidos de um crescimento das forças anímicas unificadas numa individualidade anímico-espiritual, aquela que permitirá a sobrevivência consciente à morte do corpo físico terreno ou animal.
Alerta Bô Yin Râ para muita gente que vive com a alma quase morte, sem calor interior, quando pelo contrário o seu Eu deveria estar animado pela centelha espiritual e sentindo-se e reconhecendo-se como corpo espiritual luminoso, dinâmico, bem-fazejo.
Recomenda também estarmos bem atentos a tudo o que possa ser uma impulsão provinda da nossa alma, a tudo a que possa ser ou proporcionar um contacto com as forças da alma.
E esta percepção e sensação interior não se obtém apenas pelo retirar da vida activa e em meditação ou mosteiros, mas na vida do dia a dia (do lavar a roupa ao cavar) através da qual se desenvolvem forças da alma importantes, ainda que certamente devam haver momentos de sintonização, de reconexão, de religação com a fonte espiritual e divina.
Oiçamos então Bô Yin Râ, através da minha voz e tradução, e poderá até fechar os olhos pois a imagem é praticamente a mesma até ao fim. Aum...:
                             

Sem comentários: