Nos séculos XIX e XX o culto da devocionalidade nas crianças e jovens foi bastante fomentado artisticamente, com a impressão de milhares de santinhos e postais representando seja Jesus, Maria, santas e santos, seja a 1ª comunhão, locais de peregrinação, videntes, os Anjos e Trindade, esta algo bastante mais raro pela sua complexidade e incerteza. Em momentos especiais do ciclo das festividade religiosas ou nos aniversários e começo do ano, eles eram oferecidos e as crianças desfrutavam de imagens que eram suas, pessoais, frequentemente com dedicatórias no verso dos pais, madrinhas, religiosos, amigos e amigas, por vezes apreciadas como bens preciosos e lhes serviam de pequenos ícones protectores ou inspiradores.
É de admirar e louvar tal invenção encantadora e frágil ao conseguir atravessar décadas ou séculos e ainda hoje proporcionar momentos de contemplação, sentimento, consciencialização e sintonização, sobretudo numa época em que quase toda a informação dominante é manipulada e materializante e estas delicadas e belas imagens deixam de circular, e de ser vistas e sentidas, perdendo-se uma boa fonte de harmonização das pessoas.
Da tão importante consciencialização angélica, eis uma partilha de três postais, dois deles enviados por Dona Maria Paula, no começo do ano de 1924, para os seus afilhados Juvelino e Helio Munis de Sá Corte Real, em Angra do Heroísmo. O terceiro, já de 1946, levava da jovem Silvina da Conceição os ardentes desejos de afectuosos parabéns e muitos anos de prosperidade para Maria Salomé Gomes, no Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria. A casa editora dos primeiros foi a Amag, provavelmente francesa e com uma doçura angélica bem realista e perfeita. A do terceiro foi a espanhola L. T., com uma boa perspectiva da profundidade das quedas morais, mentais ou físicas que nos podem acontecer e para as quais a invocação e conversação com o santo Anjo da Guarda pode ser providencial. Boas inspirações e ligações com os Anjos e Arcanjos!
Perseveremos no Caminho, que as bênçãos virão... |
Se as intenções são puras, o Anjo vela connosco |
Que a nossa demanda possa ser abençoada pelo Anjo e a Luz Divina! |
Sem comentários:
Enviar um comentário