segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Reflexões sobre os sons dos ventos e brisas nas árvores, bosques e almas... Do livro em preparação "Ensaios Espirituais".

  Este texto, "concluído" hoje 1-11-2021, que seria para o livro em preparação Ensaios Espirituais, é dado à luz antes no blogue, pois talvez seja mais lido do que em livro, uma realidade que temos contudo de avaliar constantemente. Poderá todavia um dia, e até aprofundado, ter lugar nele ou num outro. Imagens recentes na serra do Gerês, depois uma anteriana, uma ave vizinha no Gerês, duas mais antigas do  Japão e duas do Irão, e por fim, de novo Gerês transmontano, e a última da Serra da Estrela.

Os mistérios do som e da palavra, do vento e das brisas, dos ruídos e zumbidos e do murmúrio crepitante do silêncio são realidade subtis afins entre si e que, com a regularidade que os conseguirmos sondar e vivenciar na Natureza, deveremos sentir e escutar, questionar e meditar. 

Referimo-nos em primeiro lugar à possibilidade de atribuirmos às árvores como que sons, ou seja, os seus efeitos sonoros ou musicais provocados pelo vento, possam ser por nós ouvidos e lidos inteligivelmente.

Ora na minha experiência quanto ao vento ou às brisas que movem as folhas, ou que subitamente afagam os nossos cabelos e refrescam a face, senti-os mais como sinais de passagens ou presenças subtis e abençoantes do que como propiciadores duma linguagem específica, em cada folha, tal como disse uma vez a poetisa Cecília Meireles, embora já tenha intuído mensagens delas, pese o facto de que o som que as folhas gerem seja muito subjectivamente acolhido por nós e varie certamente com a espécie, a época do ano e o tipo e intensidade do vento. Entre nós Antero de Quental, caminheiro frequente de Coimbra à mata do Buçaco, sonhador de uma Ordem dos Mateiros, foi um dos poetas que mais interrogou os sons da Natureza, particularmente o do mar, fruto da sua insularidade natal e da estadia de quase uma década em Vila de Conde.
                                       
Assim num pinheiral, num eucaliptal, num soto de carvalhos, os exemplares falam, ou soam ao vento, ao seu modo, uns mais forte outros mais suaves, e uma pessoa pode intuir mensagens particulares ou apenas considerar tais sons como a linguagem dessa mata, floresta, bosque ou árvore, a qual faz parte da grande Fala ou Diálogo da Natureza, ou mesmo do grande som cósmico, e do que através desse seu sub-campo ambiental pode perpassar ou apenas gerar-se. 
  Ora estes sons, que sentimos e consideramos como linguagem (e deveremos mencionar as aves, mensageiras e encantadoras), podem pelos mais cépticos ou menos receptivos serem entendidos apenas como uma simples participação fluída das árvores nos ciclos dos elementos naturais, ou seja, nas estações do ano e seus fenómenos, e os seus sons serem um mero efeito mecânico das correntes do ar num meio, o arvoredo, que ressoa com elas involuntariamente, inconscientemente e sem haver qualquer tipo de capacidade de expressão interna psíquica... 
                                        
Já se admitirmos que possa haver um diálogo dos subtis Espíritos da Natureza, ou até outros, operando através das árvores, então a riqueza e complexidade dos sons ouvidos e a possibilidade de haver mensagens que intuíveis serão bem maiores...
Ora se o supor-se a possível existência de uma mensagem no som das árvores abanadas pelo vento é algo supersticioso ou imaginativo para a ciência e para a maioria das pessoas, já num nível subtil, e certamente subjectivo, podemos equacionar diferentes fontes possíveis bem como meios de audição e interpretação, em geral ligados à tão suspeita quão desejada sensibilidade subtil e telepática que ao longo dos séculos se foi manifestando nos fenómenos de formulação de oráculos, muito comuns na Antiguidade, ou na adivinhação tão popular em todos os povos, ainda que frequentemente com demasiada imaginação e mistificação...
Como exemplo de fonte subtil podemos considerar que a árvore é uma entidade, consciência e poder, pelo que pode transmitir uma mensagem, ao ser abanada pelo vento, seja pelo som, seja ainda pela forma como surge aos nossos sentidos, nomeadamente ao deixar destacar para a nossa visão certos recortes ou sugestões de seres, que vemos de longe.
Em verdade, a árvore entidade é não só uma mera árvore física mas também podemos ver ou intuir nela um ser subtil, uma dríade ou hamadríade, ou até o duende que vive na árvore ou mesmo o deva ou anjo que anima uma zona florestal. Ao aceitarmos a existência destes seres invisíveis da Natureza, poderemos mais facilmente vê-lo e senti-los como as entidades subtis que invisivelmente modelam ou assistem às formas e transformações da Mãe Natureza e que a tradição popular, tradicional e oculta chamou de espíritos da Natureza, ainda que fantasiando-os muito e enriquecendo o mundo infantil com tantos contos de encantar...
Também podemos intuir que o vento é soprado por entidades não visíveis, para além dos espíritos da natureza, as quais podem ver as nossas necessidades existentes subtilmente na nossa alma, e podem responder e comunicarem-se-nos, e assim nesta explicação passa ser o vento animado um agente informador... 
Por exemplo, no Japão, o vento é denominado kaze e é considerado poder ser animado por espíritos, designados como os Kami, que tanto podem ser antepassados ou outros espíritos humanos, como também. e mais até em geral, espíritos da natureza, anjos e seres celestiais, manifestando tal mais em geral nos santuários e quando nos curvamos em saudação-adoração, tal como a fotografia em Ise Jinja sugere...
Na Pérsia, o vento e as brisas são vistos como possíveis portadores das correntes psíquicas, em especial dos seres amorosos e da Divindade, sendo bem descritos como seus agentes na poesia medieval persa, como estudei e palestrei em Saadi ou Hafiz, nomeadamente quando o amante pede ao vento que passa que lhe traga novas da sua amizade, ou lhe faça chegar o perfume dos seus cabelos, ou que lhe leve os seus sentimentos. 
 
O vento nestas tradições mais sensíveis e espirituais à Natureza animada é uma viração, eco ressonante e fluxo no grande Oceano que une todos os seres, em geral obedecendo à Providência Divina,  e que pode ser constituído e animado por correntes inter-comunicantes, postas em acção sobretudo pelo amor e a vontade, e assim fortificando os laços recíprocos e os fogos dos corações.
Há outra explicação causal das intuições que podemos obter do vento, e provavelmente a que acontece mais: encerramos e apresentamos uma rede de aspirações e interesses, desejos e receios, com os quais interagimos ou respondemos aos sons que nos chegam à alma e aos neurónios, dando origem a que tais impactos se configurem numa sensação, mensagem ou intuição.
Mas claro tanto podemos gerar uma mensagem correcta, ao conseguirmos espelhar a ordem, o todo ou a resposta certa, como também podemos ouvir ou ler erradamente, conforme projectamos demasiado as nossas expectativas ou medos sobre o influxo sonoro que é assim mal interpretado ou lido.
Ou seja, por vezes, conseguimos por uma serenidade e desprendimento deixar formar-se e vir ao de cima a mensagem ou resposta certa ou que precisamos. Ou seja, há uma sensação e leitura interpretativa dos sons do vento e das folhas como indicações que nos servem de bússola intuitiva de decisão, de acção e de verdade.
Talvez possamos ainda admitir que a nossa mente ou alma, ao estar calma e receptiva, abre-se ao Campo unificado de energia consciência informação, que também se pode denominar alma mundi, intelecto cósmico, ou mesmo Divino, já que o Cosmos sem o Ser Divino não teria a a coerência, beleza e propósito que lhe verificamos e que é a Divindade, ou a Inteligência divina nele manifestada ou subjacente. 
Mas também pode acontecer apenas um ser abrir-se ou estar sensível às correntes psico-energéticos que lhe são enviadas pelos outros seres, ou que eles emanam naturalmente, se entre si se amam, ou se pensam neles com alguma intensidade, pois a energia anímica irradia bastante, embora subtilmente, do nosso ser
Claro que esta hipótese da energia psíquica ou do pensamento e intenção poderem transmitir-se só está a ser investigada e reconhecida por poucos investigadores e institutos psico-científicos e surge como a acção à distância remota, de que há já comprovações de certas pessoas mais dotadas para tal.
Há contudo ainda outra hipótese a considerar-se: a do nosso próprio ser ou espírito utilizar o som exterior do vento nas folhas para induzir em nós uma audição directa diferida por ele próprio e assim quem fala ou dá mesmo a mensagem somos nós próprios, ou seja, a nossa essência espiritual que a intui no Cosmos ou no sub-campo que nos toca, ou a realiza por si mesma.
Neste sentido talvez corra algo daquele conto do príncipe encantado que busca perdidamente a sua dama e que quando a encontra e beija descobre que ela está também dentro de si, ou que ela é uma parte de si. Ou mesmo, para quem nela acredita, que a sua alma-gémea por ele procurada já estava dentro de si, ou em comunicação subtil consigo... 
                                        
Saibamos pois, quando estamos debaixo de choupo ou chorões, carvalhos, nogueiras ou castanheiros, abrir-nos às comunicações seja dos mundos superiores seja as que ligam as almas afins neste caminho de despertar do adormecimento em que estamos para uma plenitude maior de consciência, audição e visão espiritual. E, quem sabe, se além de alguma sibílica intuição do rumorejar das folhas, a "própria voz ou palavra Divina" se possa ouvir em nós... 

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