domingo, 28 de março de 2021

Livros belos do Japão. O 1º, duma recolha em 2010, no Japão.

Em 2010 peregrinei o Japão sozinho durante 40 dias e embora os Kami, o Shintoismo, Kyoto, o Fujiyama e Tokushima de Wenceslau de Moraes fossem os principais objectivos, também outros valores e amores estiveram vivos, levando-me a visitar não só santuários do shinto e templos budistas mas também outros locais de culto como as montanhas, os rios e as livrarias.

Numa destas em Kyoto, e numa pequena feira que houve nos amplos recintos de um Jinja shintoísta, pude adquirir alguns livros que embora não conseguindo ler me atraíram pelo tema,  pela beleza formal, pela invulgaridade e pelo preço acessível.

Hoje de manhã consultando as estantes nipónicas à procura dos Serões no Japão de Wenceslau de Moraes, deparou-se-me este e ei-lo partilhado, sem grandes possibilidades de contextualização para além de parecer ser de propaganda a uma água de colónia Wakamoto e de oferecer uns ensinamentos sobre os bonsais e  a arte floral japonesa Ikebana, ou Kado, o caminho das Flores, tal como o Shinto é também o caminho do Shin, do espírito, e que poderão ser mais úteis a quem os conseguir não só apreciar mas ler..

O livro desdobra-se em 27 folhas e portanto 34 páginas, com as dimensões 19x11cm, e é cartonado. A jovem senhora saúda-nos com uma flor de crisântemo....

                                    





                                               


Sem comentários: