quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Soror Violante de Jesus. Comemoração do seu nascimento a 19. XII.1636, em Almada. Contributo.

                              

 Face às almas de grande sensibilidade e qualidade que partem muito novas da Terra, sem ser por acidente mas por doenças congénitas, é natural interrogar-nos se elas já estariam a certos níveis da sua psique sabedoras de tal, e que portanto a sua delas sofreu tanto uma predestinação fatal como uma intensificação da aspiração de realização do que mais amavam, ou deveriam fazer, levando-as frequentemente a  realizar muito em poucos anos. Um caso destes foi o de Violante, uma jovem nascida em Almada em 1636 e que aos vinte anos teve de deixar a Terra, na idade em que florescia tão promissoramente.

 Foi o seu tio, Francisco de Miranda Henriques, filho de Francisco Miranda Henriques, senhor de Ferreiros e Tendais, e de Violante Henriques, lisboeta,  notável religioso em Évora, Santarém e Lisboa, que chegou a Desembargador do Paço e Chanceler-mor do Reino, que em 1658 escreveu a biografia de certo modo imortalizadora da sua sobrinha e afilhada, vivendo ainda mais vinte anos até entrar no além, onde ela já estava, a 16 de Outubro de 1678, deixando-nos  embora apenas em manuscrito um instrutivo memorial duma jovem mística almadense e da religiosidade da época.

Diz-nos então que «nasceu a nossa Madre Soror Violante de Jesus Maria em Almada em os 19 dias de Dezembro às duas horas da tarde de 1636»,  filha de Henrique Henriques Miranda e de Maria Espinosa de Montecer, uma família da Andaluzia e que foi baptizada a 30 de Novembro na igreja matriz de Santiago.  Veio residir para Lisboa, na corte, sendo dama da Rainha, donde se retirou algum tempo para a zona da Arrábida quando, aos 19 anos, entristecida pela morte precoce de uma prima e tocada pelo livro que o seu tio lhe enviara de Juan Eusebio  Nieremberg (1595-1658) «sobre a afeição e o amor que devemos ter  à Virgem  Nossa Senhora e o com  que ela nos ama, passou por uma mudança de vida, dando muito menos horas ao descanso e regalo da cama», passando a etar muitas horas em oração e desligando-se de notícias e coisas inúteis bem como de vaidades, e valorizando mais a substância divina da vida. A obra do jesuíta Padre Ignácio Martins foi-lhe também inspiradora. Passou a  ensinar pessoas da casa e do campo as orações e a doutrina, rezando diariamente com os joelhos na terra e o coração no céu.

Regressada a Lisboa no Verão de 1656, desenvolveu o seu conhecimento e recitação das horas de Nossa Senhora, salmos e antífonas e «bem mostrava pronunciar a língua o que gozava o coração. Exercitando-o logo de manha cedo diante de uma imagem de N. Senhora no oratório». O outro livro espiritual dado pelo tio do mesmo Juan Eusebio sobre a devoção e o amor de Jesus ainda mais a tocou mas o que a decidiu a abandonar a família e o mundo e se entregar a Jesus e a Deus foi um livro de S.Teresa de Jesus, ou de Ávila,  que o tio lhe emprestou. E resolveu dirigir-se à Abadessa do convento da Madre Deus, em Lisboa, Dona Ursula de Jesus. A profissão a 26 de Julho de 1656 contou com a presença da Rainha, tendo professado também Madre Maria António do Sacramento que fora igualmente donzela de Sua Majestade. Infelizmente, por doença, acabará por morrer um ano depois, a 6 de Julho de 1657.

Da biografia do sábio tio, que recusou ser bispo de Viseu por não  se considerar merecedor, eis alguns extractos do manuscrito, hoje preservado na Biblioteca Nacional, nomeadamente o início dum capítulo: «Do entranhável amor e caridade com que soror Violante amava a Deus e da pureza da sua consciência e escrúpulos que padeceu. Mostra-se como ela foi sempre muito cuidadosa com a pureza da sua alma, e religiosa na observância da regra, sentindo qualquer pequeno defeito com grande mágoa e escrúpulo, de tal modo que o seu confessor disse que "esta noviça ou há-de ser santa ou morrer em breve, pois quer começar onde as outras acabam"», sinal da intuição da brevidade de sua vida...

«Tinha grande devoção  à imagem  formosa de Nossa Senhora [famosa e miraculosa] que estava no antecoro e com qual tinha mui amorosos e espirituais colóquios. Uma vez que a viu menos afável do que o costume não descansou até ter a certeza em que falhava», e que era uma prática ou exercício que não estava a realizar bem. Anote-se esta capacidade de conseguirmos intuir ou mesmo ver mensagens comunicativas das estátuas ou imagens e de quem nelas está representado, o que encontramos em algumas religiões, sendo mesmo denominadas "estátuas animadas".

Uma das estátuas animadas da Madre Deus, talvez a mais....

Uma sua grande virtude foi a resignação à vontade divina e mesmo em relação à sua doença e morte, e contrariando o choro das companheiras, dizia: «que se Deus era servido, se fizesse a sua santa vontade», concluindo o seu biógrafo e moralizador que «o seu amor por Deus era tão grande que não havia meio de claudicar por pequenas falhas, dúvidas e escrúpulos, recorrendo à confissão e à prelada, e chegando assim à hora da morte com uma tal pureza de consciência que se viu o descanso e à vontade que a aceitava».

 Quando entrara no tão importante (pois nele viveram grandes "santas" e místicas) convento das Franciscanas Descalças da Madre Deus, fundado em 1509 por D. Leonor, viúva de D. João II,  Violante, interrogada pela Abadessa, respondeu que não praticava ainda  oração mental, pois não tinha o espírito necessário nem o tempo, já que estivera quase sempre acompanhada pela mãe e rezava apenas o rosário e o ofício de N. Senhora, mas «ainda assim fazia-lhe Deus mercê a ela de que não se esquecia Dele, em cujo agradecimento lhe dava algumas palavras amorosas e amantes queixas, falando-lhe interiormente entre as ocupações que lhe negavam a liberdade». 

Tal capacidade e graça de receber locuções interiores divinas espantou as suas companheiras e então «cresceram as diligências e exames da parte das religiosas e entenderam que tinha aquela noviça e lograva uma quase contínua presença de Deus que outras em muito anos não podem alcançar, e ela ainda, sem conhecer a nada  deste favor, a possuía. E mostrava sobretudo uns fervorosos desejos de chegar a uma perfeita resignação da sua vontade na de Deus, como bem se viu».

Dos aspectos do seu modo de viver, realcemos quando chegava «a meia noite, tempo em que se tange as matinas, estava soror Violante de Jesus sempre tão desperta como se sempre velasse, e assim era a primeira que se levantava e com muita alegria representava  ser aquela hora a em que rompendo Deus pelo atributos da sua Divindade quis nascer em o mundo para nos dar vida em glória (...) desejando tomar o Santo Conselho do evangelho de querer vigiar com a Lâmpada acessa para que vindo o esposo entrasse com ele às bodas celestiais, com isto se afervorava e com se lhe representar que os Anjos a esperavam no coro e lançavam a bênção aquela que primeiro entrava, e por essa razão se apressava ela sempre para a ganhar.»

«Durante as matinas e o quarto de oração que  desde a uma hora até às três, se conhecia em soror Violante uma tão entranhável consolação que bem mostrava a graça da presença de Deus que ali lhe assistia. Era deligentíssima no serviço do coro e cerimónias dele, como quem conhecia que só ali se igualava aos Anjos, e assim parecia que havia exercitado muitos anos, acendia as luzes, rezava e cantava com tanta particularidade e cuidado como se algum defeito em alguma  coisas destas  lhe houvesse redundar a ela em grande culpa». Tinha grandes considerações no ofício divino, meditando em analogias dos mundos espirituais

Nesta mesma linhas «imaginava-se sempre com o seu Anjo da Guarda ao seu lado direito e ao esquerdo o da religiosa que lhe ficava mais vizinha. E se entendia que alguma estivera com mais fervor no Coro, costumava dizer: "Que alegre estaria o Anjo da Guarda de Fulana"; e quando se conhecia com menos devoção acrescentava: "E que triste estará o meu Anjo". 

Um Anjo  ao lado da rainha Dona Catarina, uma erasmiana e importante protectora do convento. Coro da Igreja.
Quando chegava a hora do  «sinal para se recolher era-lhe por vezes tão penoso deixar aquela santa ocupação, que lhe pagava Deus com outras Consolações, ainda dormindo dando-lhe, entre sonhos, grandes motivos de admiração e gosto. Que como o seu cuidado de dia não  era mais que uma santa meditação, não era muito que de noite, e dormindo, lhe representasse estas espécies, e quisesse Deus ir animando esta sua serva, para ainda naquelas horas em que o sono tira o merecimento, tivesse ela novos motivos para se consolar». E eis uma interessante visão interpretativa da actividade onírica superior, frequente nas almas mais plenamente no caminho espiritual, algo  transversal nos povos e religiões, denominando-se até incubatio o ir-se dormir a  certos templos ou locais sacros da antiguidade para se receberem intuições, tal como encontramos registado em lápides do santuário de Endovélico, hoje sitas no Museu Nacional de Arqueologia.

Apontava-lhe sua mestra certos actos devotos, orações e jaculatórias, repartidos pelas horas do dia para assim estar mais «na presença de Deus. E bem se via pois com muita alegria se levantava de madrugada, com tanta ânsia, e cuidado, de tornar à oração, que quase sempre que a saúde lhe deu lugar era a primeira que entrava no coro».

Entrara no noviciado a 29 de Julho e adoeceu a 21 de Outubro. O seu amor e dedicação à oração eram muito grandes e seguiria S. Francisco que dissera que ninguém sem orar podia esperar bom fruto no serviço de Deus. Considerava que «se no mundo a conversação dos poderosos tem poder para dar bondade, com bem maior razão tiraria melhores frutos da conversação com Deus.» Mas tanto a mestra como o confessor refreavam a sua vontade de passar muito tempo em oração ou querer elevar-se ao altíssimo, recomendando mais humildade, auto-conhecimento e meditação na paixão, o que ela aceitava embora afirmasse que  «ao pôr-se diante de Deus era ele que obrava o que queria e não o que ela intentava. Pois em se pondo na oração com tais altos de amor entregava o coração a Deus que não ficava depois senhora de si, em para fazer o que lhe aconselhavam, nem sabia declarar o que sentia». E assim lhe deram sua mestre, e confessor licença para seguir o impulso do seu espírito, pois era regulado por tão superior doutrina.

A propósito do grau de oração de Soror Violante escreve o seu biógrafo: «Dois modos se conhecem no exercício de oração mental, um extraordinário e outro comum. O primeiro é tão pouco declarável com palavras que nem os que o logram o sabem dizer. Pelo que em muita experiência diz Santo Abade, que não é perfeita a oração quando o que a tem se lembra de si, ou entendo o que ora, pois (..) tão embebida fica a sua alma em Deus, que por graça muito particular da mão divina se pode estimar este favor, sem despeito a nenhum merecimento próprio [Algo discutível, diremos....]. Em este grau lograva Soror Violante os favores de Deus, e suposto, que por obedecer a sua Mestra tratava de seguir os seus saudáveis conselhos, era tal a força de suas santas meditações, que posta em oração desatava logo aquele espírito e voando ao céu ficava tão entregue à sua contemplação, que não lhe deixava memória nem de si, nem daqueles a quem tanto desejava obedecer, e seguir. [Algo discutível, pois ficam sempre memórias, impressões e efeitos...]

A propósito da doença e sofrimento, escreveu o tio e padrinho: «Não são as enfermidades do corpo que descobrem os castigos da vontade divina, pois bem ao contrário o conheceu S. Paulo quando disse que em as doenças se aperfeiçoava a virtude e por isso se gloriava com as que padecia, e como Deus nosso Senhor quisesse em breves dias purificar a alma desta serva sua, não sequer  faltou com as doenças para que a paciência e a conformidade do seu espírito com elas lhe grangeasse em breve maiores merecimentos. E assim subitamente, quando participava no coro, uma tosse forte fê-la sair a correr do coro e da oração e explodir em sangue para o chão, tombando desmaiada, para grande admiração e mágoa das irmãs. A fatídica tuberculose foi galopante e em poucos meses de grande sofrimento e de elevados estados místicos de amor, estava pronta para partir para o além, gerando ainda algumas ocorrências extraordinárias, as quais deixaremos para a continuação, ou acrescentos, a este artigo, que sai assim a 19 de Dezembro como um ramalhete de flores para a comemorar no seu dia e para que, onde quer que ela esteja, nomeadamente nos nossos corações e cálices do santo Graal, a correnteza do Amor-Sabedoria Divina e Espírito Santo nos abra, inspire, expanda e una...

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