sábado, 6 de maio de 2017

7.V. Dia de aniversário de Rabindranath Tagore. Sua vida, obra e bibliografia portuguesa. E com uma tradução inédita e parafraseada por Pedro Teixeira da Mota.

A 7 de Maio de 1861 nasce em Calcutá, Bengala, o espírito que se manifestará como o genial poeta, pensador, romancista, pintor e pedagogo Rabindranath Tagore. Um dos muitos filhos do sábio e abastado Devendranath Tagore (com Ram Mohum Roy, um dos líderes do renascimento bengali e indiano do séc. XIX), foi educado no meio da sabedoria milenária da Índia, sobretudo em casa, e da sua natureza maravilhosa. Aos doze anos o pai começa a levá-lo nas suas viagens e aos treze começa a escrever poemas e contos. Não consegue aceitar as escolas oficiais, já que não o tocavam anímica e criativamente, e estuda só. Aos 16 anos parte para estudar dois anos em Inglaterra, a fim de se tornar advogado mas a paixão de criador foi mais forte e voltou à Índia para se tornar escritor e pedagogo.
                                      
É nesta altura que ele tem uma forte expansão de consciência, "a sua iluminação", numa manhã na Free School Lane, em Calcutá. Augusto Casimiro, nosso valioso militar e escritor, colaborador na Águia e na Seara Nova, traduziu assim a relação dessa visão-sensação que durou sete dias: «Todas as coisas se tornaram luminosas. Toda a cena emanava uma música admirável de maravilhoso ritmo (...) Sentia-me cheio de alegria, de amor, por todos, por todas as coisas, até as mais pequeninas (...) Naquela manhã experimentei uma das primeira sensações que me deram a visão interior e tentei dizer isto nos meus versos. Desde então compreendi qual era o meu objectivo: exprimir a plenitude da vida na sua beleza, como sendo a perfeição, uma vez que lhe retirasse o véu que a encobria».
                                   
                         Com Mrinali Devi, sua mulher, em 1883.
Aos 22 anos casa-se com a muito jovem Mrinali Devi e viverá os próximos 17 anos bem felizes com ela, administrando uma extensa propriedade, onde entra em grande comunhão com a vida natural rural e espiritual tradicional indiana. Mas depois morrem Mrinali, as duas filhas e, por fim, o filho, tudo constituindo uma tremenda e prolongada iniciação através da dor e do desprendimento forte a que é obrigado. Resiste ao obscurecimento do seu mundo familiar, e as suas pinturas mais tarde reflectirão tal, conseguindo transmutar as suas energias anímicas e continuar a crer, a sentir e a criar Beleza e Amor, no Espírito e na Unidade.
                               
Em 1901, com 40 anos, funda uma Universidade Livre em Shantineketan, a Abóbada da Paz, onde passa a receber alunos e a partilhar o conhecimento, de formas pioneiras próximas do que se entende hoje como o movimento da Escola Livre mas numa relação mais íntima entre o professor ou guru e os alunos. Esperamos noutro texto desenvolver alguns aspectos da sua visão educativa e desabrochadora da alma espiritual.
                            
Também aderiu à contestação da opressão colonialista inglesa, embora em vez de uma revolução preferisse uma maturação educativa e uma pressão consciencial, opondo-se a um certo exagero no nacionalismo hindu. Nas conversas com o Mahatma Gandhi confessou o seu receio que a divisão da Índia entre muçulmanos e hindus acontecesse, o que infelizmente se veio a concretizar e de um modo tão trágico.
 Viajou por todo mundo bastante (desde a América do Sul ao Irão e ao Japão) e dialogou com grandes pensadores e políticos, o que não foi apreciado por toda a gente. Em relação à tradição hindu também contestou a intocabilidade dos párias, e a renúncia à Natureza no clássico caminho espiritual (sadhana), defendendo que Deus «está junto do lavrador que lavra a terra dura, e à beira do caminho onde o trabalhador parte as pedras, está junto deles ao sol e à chuva; a sua túnica está manchada de poeira».
                                      
                                               Pintura de Rabindranath Tagore
Com a qualidade e o sucesso das suas obras, em especial a poética traduzida para inglês por si próprio em 1912, Gitanjali, que foi muito apreciada e elogiada, e depois prefaciada por W. B. Yeats, recebe o Prémio Nobel da Literatura em 1913 e mesmo uma condecoração real inglesa. Mas em 1919, após uma mortandade da opressão colonial inglesa no Punjab, devolveu-a. Desenvolverá também os seus dotes musicais, escrevendo muitas letras e músicas, vindo duas delas a tornarem-se os hinos da Índia e do Bangla Desh. E já com bastante idade, aos setenta, começará a pintar deixando-nos cerca de 3.000 desenhos e pinturas. E fá-lo-á até 1941, quando morre e é levado para a casa ancestral em Calcutá, sendo reconhecido planetariamente como um apóstolo da literatura, da beleza, da cultura. O seu enterro e cremação será vivido intensamente por milhares de seres. Defenderá sempre a «Índia livre; mas livre para servir e preencher a missão que lhe cabe na história da Humanidade», consciência bem profunda da alma dos países e povos, tão ameaçada tanto por populismos e nacionalismos limitadores como por uniões, globalizações e novas ordens mundiais, tão brutais na opressão e alienação dos seres, nações e seus valores.
                        
Amigos que se respeitavam, embora com algumas discordâncias no processo de libertação da opressão inglesa, antes de morrer, Tagore pediu a Gandhi que Shantiniketan fosse protegida, e assim aconteceu. Ainda hoje o seu arvoredo, alma e aura nos inspiram ou abençoam. E por lá passei eu. 
Em Portugal e na Índia Portuguesa, General José Ferreira Martins, E. Tudela de Castro, Augusto Casimiro, Mariano Saldanha, Adeodato Barreto (que se correspondeu com ele, como descrevemos noutra efeméride deste 7 de Maio, mas em 1928, e que anexamos no fim deste texto), Bento Jesus Caraça, Telo de Mascarenhas, António Figueirinhas, Cecília Meireles, Lúcio de Miranda, Santana Rodrigues, Leniz de Castro Norton de Matos e Sylvina de Troya Gomes admiraram-no e escreveram sobre ele ou traduziram-no.
A sua Universidade Vishva Bharati, a Índia Universal, de ensino livre e ao ar livre continua a funcionar, com uma grande livraria e algumas escolas, mas certamente já sem o fulgor da sua época. Visitei-a em 1995 e dialoguei com o seu director, mas ficarão para outra vez os apontamentos de tal encontro. Setenta anos antes, em 1925, com Tagore vivo, E. Tudella de Castro, publicava a sua obra Shankinketan (O Asilo da Paz) na qual escrevia entusiasmado: «Rabindranath Tagore, figura excelsa de sábio e de educador, é o Poeta do Oriente que, com o seu esforço individual, lançou mais uma pedra básica para o monumento a erigir à Comunhão Universal, foi ele que, por seu turno, revelou ao Ocidente duma forma completamente privada, eco mântrico dos Upanishads - voz melodiosa e meiga dos filhos do Ganges. O seu apelo para a criação duma Universidade Internacional, onde todas as mentalidades se possam envolver num amoroso amplexo, num abraço fraternal, teve o magismo de arrebatar toda uma culta elite mundial.
Essa Universidade - segundo o seu pensar - é destinado àqueles que querem trabalhar juntos em prol da Verdade; àqueles que querem herdar da herança comum; àqueles que chegarem a compreender que os artistas do Universo criaram formas de beleza, que os homens da ciência descobriram segredos, que os filósofos resolveram problemas, que os santos viveram segundo a sua fé, não unicamente para a glória da raça a que pertenceram, mas para a prosperidade da humanidade inteira.» Aspirações e palavras ardentes, de Tudella de Castro, algo queimadas nos nossos tempos tão violentados pelo imperialismo americano e seus coligados, mas sempre renascendo em seres de boa vontade...
O seu dia de aniversário continua a ser celebrado em todo o mundo. São muitos os institutos, as obras, as revistas, os filmes e as músicas ligados a ele...
Como portador e transmissor do Santo Graal da Paz, da Beleza, do Amor, da Harmonia, ou seja da comunhão com o Espírito e o Divino, Rabindranath Tagore continua vivo...
                                 
 Rabindranath Tagore, em Stray Birds, Aves Vadias, dada à luz em 1916, oferece-nos um ramalhete de frases poéticas e espirituais valiosas das quais escolhi algumas e traduzi da edição inglesa antiga. E entre chavetas, a seguir às traduções, vão paráfrases ou comentários, ou seja, como é que eu parafraseei o seu ensinamento poético-espiritual, num ramalhete das frases poéticas.  Autonomizarei esta tradução parafraseada num artigo do  Blogger, ficando apenas aqui as iniciais...

«3. O mundo tira a sua máscara de vastidão para o seu amante. Torna-se pequeno como uma canção, como um beijo do Eterno. 
 [Ama mais a Natureza, diminui o teu ego e ela envolver-te-á amorosamente.]
***
6. Se derramas lágrimas então perdes o sol, e perdes também as estrelas 
 [Luta para vencer as tristezas, desilusões e medos, e para que o sol do Divino Amor chegue até ti, brote em ti e irradie através de ti].
***
18. O que tu és não vês, o que vês é a tua sombra.
[Desconhecemos muito ainda a nossa dimensão espiritual, e há que meditar mais...].
***
25. O ser humano é uma criança recém-nascida, o seu poder é o poder crescer.
[Não te satisfaças, nem te limites, e aspira sempre a desabrochares mais.]
***
28. Ó Beleza, encontra-te a ti própria no Amor, não no espelho lisonjeador.
[Sê mais activo e irradiante de Amor e a tua beleza natural e verdadeira brilhará]
***
35. A ave deseja ser uma nuvem. A nuvem deseja ser uma ave.  
[Aceita melhor a forma de consciência e de vida em que estás e com ela participa no grande jogo cósmico (lila)]
***
38. Mulher, quando te moves no serviço da casa, os teus membros cantam como um regato montanhoso entre as suas pedras.
[Visão de um cavaleiro do Amor que capta a correspondência do macrocosmo com o microcosmos humano.   Nas  lides domésticas não nos deixemos prender ou anestesiar pela rotina ou a frustração mas sintamos beleza e desenvolvamos criatividade, habilidade e fluidez alegre.]
***
41. As árvores, como as aspirações da terra, estão em bicos de pé para espreitar o céu.
[Eleva-te em aspirações e realizações espirituais, universais, divinas, aprendendo com a Natureza, um livro aberto para quem a ama, e comungando com o céu na Unidade.]
***
43. O peixe na água está silencioso, o animal na terra é barulhento, o pássaro no ar está cantar. Mas o ser humano tem em si a capacidade do silêncio do mar, o barulho da terra e a música do ar.
[O ser humano tanto pode degradar-se como elevar-se, pois é um epítome da natureza inteira.]
***
46. God finds himself by creating. A Divindade descobre-se, ou encontra-se, realiza-se,  ao criar, ou pelo criar.
[Sê um criador, exerce o poder divino de uma ou outra forma, participa na Manifestação-Emanação-Criação historicamente, "dharmicamente", isto é, de acordo com o teu dever, potencial, missão...]
***
51. O teu ídolo é destroçado em pó para provar que o pó de Deus é maior que o teu ídolo.»
[Não cries ídolos terrenos, a natureza imperfeita ou perecível virá ao de cima. Não te apegues demasiado a nada ou a ninguém....Valoriza e ama acima de tudo a Divindade.]
                           
Alguma da bibliografia portuguesa, além da já citada, de Rabindranath Tagore: 
    Casimiro, Augusto. Rabindranath Tagore. Poesia  (o músico e o poeta). Lisboa, Seara Nova, 1939.
Casimiro, Augusto. Rabindranath Tagore Poesia. Introdução, Selecção e Tradução de.... Lisboa, Editorial Confluência, 1942. Valiosa introdução de 16 páginas.
Castro, E. Tudella de. Shantiniketan (O Asilo de Paz). Lisboa, 1925. Conferência realizada na Sociedade Teosófica em 11 de Maio de 1923. 
Barreto, Adeodato. Civilização Hindu. Lisboa, Seara Nova, 1935.
Mascarenhas, Telo de. Rabindranath Tagore e a sua mensagem espiritual. Porto, Edições do Oriente, 1943. 
Da autoria de Rabindranath Tagore: 
O Jardineiro d'Amor. Tradução António Figueirinhas. Porto, Figueirinhas, 1925. 2ª ed. 
        As Quatro Vozes. Tradução de Telo de Mascarenhas. Lisboa, Inquérito, 1942.
        A Casa e o Mundo. Tradução de Telo de Mascarenhas. Lisboa, Editorial Inquérito, 1940. 
        Naufrágio. Tradução de Telo de Mascarenhas. Lisboa, Editorial Inquérito, 1942. 
        A Chave do Enigma e outros contos. Trad. de Telo de Mascarenhas. Lisboa, Inquérito, 1943. 
         A Voz da Mãe dava sentido às Estrelas.     Lisboa, Assírio & Alvim, 2017. Antologia de tradução de três obras, uma das quais completa, a Lua Crescente.
*******
Anexo acerca de Adeodato Barreto, também de comemoração tagoreana a 7 de Maio, extraído do blogue: http://pedroteixeiradamota.blogspot.pt/2017/04/maio-e-suas-efemerides-do-encontro-do.html: 
 Sai neste dia 7 de Maio em 1928 o 1º número do jornal Índia Nova, o grande sonho de Adeodato Barreto (natural de Margão, 3.XII.1905 a 6.VIII.1937), em Coimbra (onde terminava as suas licenciaturas em Histórico-Filosóficas e Direito), jornal que dirigirá com José Teles e Teles de Mascarenhas. Inclui uma carta de Rabindranath Tagore, de apoio a outro projecto da ardente e abnegada alma luso-goesa: «É para mim um motivo de satisfação profunda o saber que procurais estabelecer um centro de Cultura Indiana na Universidade com o fim de tornar mais conhecida e devidamente compreendida do povo português a história e civilização da Índia... Estou plenamente de acordo com os fins do Instituto Indiano e dou-lhe entusiasticamente o meu sincero e caloroso apoio».
Foram publicados seis números do jornal, entre 1928 e 1929 e foi criado o Instituto Indiano, dentro da Universidade de Coimbra, apoiado por Joaquim de Carvalho e Mendes dos Remédios, o qual organizou algumas conferências, bem como uma publicação nas edições Swatwa, impressa na Figueira da Foz.
Nos anos vinte e trinta do séc. XX, Adeodato Barreto, na sua curta vida, foi provavelmente a voz mais ardente da civilização Indiana em Portugal, colaborando em vários jornais e revistas. Rodrigues Júnior, na sua descrição de uma viagem à Índia Portuguesa em 1961 e publicada em Lourenço Marques, Terra Nossa na Costa do Malabar, consagra-lhe um capítulo assim iniciado:«Os nossos primeiros contactos com as coisas espirituais da Índia, fizeram-se através da [revista] Seara Nova, lendo e meditando estudos ali publicados pelo então jovem escritor Adeodato Barreto. Civilização Hindu, era o título desse estudo que definiu não apenas o homem nativo da Índia, formado em Direito pela Universidade de Coimbra, amando a sua terra, mesmo longe dela, com o calor ardente da sua alma(...)»
                                                                   Rabindranath Tagore, um dos mestres da religião universal do Espírito e do Amor, perene, sempre vivo e inspirador...

4 comentários:

Luama Socio disse...

Que texto interessante! Fiquei sabendo de várias coisas sobre Tagore que desconhecia! Obrigada Pedro!

Pedro Teixeira da Mota. disse...

Graças pela apreciação, que só agora dei conta, mas num dia feliz para responder pois é o do aniversário do imortal poeta e pedagogo. Boas inspirações!

Celeste Carneiro disse...

Amo Tagore... Grata por escrever sobre ele. Eu também já escrevi, mas ainda não publiquei.

Pedro Teixeira da Mota. disse...

Muitas graças, Celeste. Sem dúvida uma grande alma de beleza, compaixão, amor e sabedoria! Avance e partilhe, até com alguma mandala da sua arteterapia.