sábado, 19 de setembro de 2015

Carlos Barroco e amigos. Exposição de homenagem de 22 artistas na Galeria Novo Século. Com o meu contributo: "O Amor é cego mas imortal e imortalizante". 17/9/2015

"Carlos Barroco e amigos". Exposição de homenagem de 22 artistas na Galeria Novo Século. Com o texto meu "O Amor é cego mas imortal" para o Carlos Barroco. 17/9/2015.
Esta pintura primacial do Carlos Barroco no canto sudoeste da galeria Novo Século assinala que a Lisboa artística, humana e popular tem certamente saudades ou boas lembranças dele, e que ainda o sente e ama.
Capa do catálogo desta exposição, realizado pela Nadia Bagioli, mulher do Carlos, e a amiga fotógrafa Luísa Ferreira.
Breve mas valioso texto doutrinário do Carlos Barroco: que a sua consciência esteja bem luminosa nos mundos espirituais! Aum...
Os 22 amigos e artistas representados ou presentes
Horário da exposição...
Capas de catálogos, com uma fotografia do Carlos Barroco com cerca de 50 anos, alma sempre jovem.
Pop arte, brinquedos, arte naif  e arte popular foram linhas de força no percurso criativo e galerista do Carlos Barroco.
Alguns dos quadros, na parede sul, e objectos ao centro
A Nádia em conversa animada com o Victor Ribeiro, artista amigo de longa data. Ao fundo o Paulo St. Jean.
Subtilmente sensual, a pintura contribuída pelo Victor Ribeiro...
Da Amélia Soares, esta gravura intitulada Realidade Multidimensional, bem apropriada à estação actual anímica ou consciencial do Carlos.
Do Victor Belém, um artista e pessoano, uns meses antes do Carlos partido para o além, e seu grande amigo. Curiosamente, quem  disse ao Carlos que o Victor partira fui eu no hospital, numa das conversas propulsionadoras luminosamente da sua alma... Corpo mais de luz para ambos e em todos, oremos....
A Luísa Ferreira, artista da galeria e amiga há muito, esteve presente e elucidou-nos sobre estas duas belas tábuas da série "Ruínas Interiores".
Aguarela do Henrique Manuel...
Do Rico Sequeira, harmonias...
O João Prates e uma fiel amiga da Galeria, a Isabel Santiago.
Preçário
Esta vista subtil do divino Sol no poente lisboeta foi certamente muitas vezes desfrutada e apreciada pelo Carlos, quem sabe potenciando belas vistas dos horizonte do mundo espiritual e divino, como lhe desejamos.
O meu contributo para a exposição de homenagem a um grande amigo, texto manuscrito colorido, e o Joaquim Pais de Brito, sábio director do Museu de Etnologia a lê-lo...
O meu contributo:  O Amor é cego mas imortal e imortalizante.  Saibamos estar mais em amor
Pilar, seus filhos, Marcial e Nádia...
Dois dos filhos da Pilar e do António Barahona, a afirmarem-se nos caminhos artísticos e espirituais...
A Pilar, joalheira e mulher do António Barahona, e o Marcial, meu antigo companheiro dos tempos estudantis
A Elsa Gonçalves, ceramista, e o António Viana, pintor e antigo director do Museu de Etnologia, em Belém, e bom dialogante...
José Fabião, três impressões analógicas.
O João Prates, do Centro Português de Serigrafia, sempre presente e dialogante nas inaugurações e noutros momentos, veio animar esta homenagem e partilhou este stencil sobre gesso e fotografia, dedicado ao Carlos na sua alma luminosa.
O Romualdo, presente e dialogante em tantas inaugurações, não estava mas esta sua obra torna-o bem presente, desenrolando a espiral da consciência entre os mundos e seres...
O contributo bem original do Rogério Silva, rosacruciano e amigo de longa data da Galeria e seus momentos de luz....
Isabel Sabino: do cesto yonico a concha pirâmide phalica emerge, quase em ritual mistérico..
Das belas e cardíacas pinturas da Isabel Sabino, tantas vezes nas inaugurações, amiga fiel da Nadia e do Carlos...
Nadia Bagiolli, a mulher de Carlos Barroco, e outro fiel amigo da galeria e das inaugurações, com o José Fabião, sócio inicial da galeria e notável fotógrafo. Ao fundo, a mesa contendo o meu texto manuscrito: O Amor é cego mas imortal e imortalizante, e que é um aprofundamento do amor e em diálogo de dedicação ao Carlos, onde quer que ele esteja, sorridente, e que transcrevo:
                    
                            O AMOR É CEGO mas IMORTAL e IMORTALIZANTE.
«Todos nós, peregrinos ou peregrinas pelos mundos manifestados, devemos testemunhar a perenidade artística do Amor e que ele, apesar de cego, é imortal e imortaliza.
Este texto nasce para a exposição de homenagem, de 22 artistas incarnados e desencarnados, ao Carlos Barroco, o qual, muito amando criativamente, partiu recentemente para a Fonte do Amor, da qual todos nós recebemos o ser e aonde todos regressaremos, mais ou menos cegos e clarividentes pelo Amor criativo que manifestarmos e que o Carlos Barroco tão multifacetada e coloridamente partilhou.
O Amor é chama do Coração e fogo da Unidade envolvente e que se desenvolve na reciprocidade de desejar e querer, de sentir e ver, de moldar e acolher, em especial o bem, a especificidade única de outro ser, acto ou objecto.
O Amor é então um estado de transparência, de abertura, de acolhimento e por isso se diz que ele é cego pois cega-se para o que não seja o processo metamórfico de visão criativa e amorosa que o inspira e anima ou entusiasma e transfigura.
O Amor é o ver pleno, sem medos, desconfianças ou barreiras, entre dois seres ou entre um ser e um processo criativo, numa corrente do mesmo querer de bem e beleza que nos atravessa e nos unifica.
O Amor é cego e imortal porque, não podendo ainda ver bem quem ama ou o que ama, luta criativamente por atingir a proximidade e a unidade com a ideia ou imagem, objecto ou ser, desejado ou por manifestar.
O Amor paixão é dos mais intensos e imortalizantes estados do Amor pois, ao arder intenso na alma e corpo, ilumina-nos de belas visões e impulsos e derrama através de nós os seus anseios e raios criativos e unificantes, introduzindo-nos no mundo ardente, fecundante ou mesmo extasiante do Amor.
O Amor é perene pois desperta em nós a vontade de mais amar, a qual, não tendo fim, à hora da morte nos imortaliza. Assim os que mais amam, ou que exercem mais a sua vontade criativa, vão obtendo acesso ao mundo do Amor e do Espírito e intensificando o seu corpo glorioso psico-espiritual, com o qual vencem a morte do esquecimento e voam nas asas desenvolvidas em si e nos que os amam.
O Amor é cego porque quanto mais arde mais subtis, belos e invencíveis são os seus raios e emanações, de tal modo que o olhar contempla interiorizado e o olho espiritual aberto e vendo a Luz ama melhor o outro e torna-o transfigurantemente presente, na comunhão do Amor Sabedoria divina, a energia consciência substancialmente unificadora de todos os seres e fenómenos.
O Amor é cego e imortal porque fechando os olhos ao que o possa diminuir, ou desviando-os do que o possa tolher, alcança a essência do outro e une-se a ela no Amor imortal e Divino.
O Amor no Carlos Barroco foi uma constante da sua vida. Era cego ao que não era Amor e a sua busca de mais amor levou-o à criatividade irradiante do Amor primordial na arte que criava, na Nadia, a mulher e companheira plena que amava, nas terras e amizades que cultivava e na galeria Novo Século que animava.
Pelo Amor, confluímos todos para esta galeria Novo Século, constelada de estrelas e vale ou monte de tantos momentos de arte e beleza, diálogo e fraternidade e, peregrinos na mutabilidade das amizades, formas e ocupações dos espaços, erguemos o Graal do nosso coração e oferecemos ao Carlos os raios mais sentidos e criativos, coloridos e musicais que o nosso amor, no infinito Amor, possa gerar, imaginar e irradiar.»
         Pedro Teixeira da Mota. 17-9-2015.

Sem comentários: