sábado, 4 de abril de 2015

Anjos e Arcanjos de Portugal e de Deus no portal sul dos Jerónimos. Uma revisitação a fazer-se perenemente, frutuosamente...

Anjos tenentes das armas simbólicas de Portugal, do rei animus e da rainha anima, ou ainda da união das polaridades, como eixos de ligação do humano ao Divino.
Que visão, felicidade e alegria transmitem...
Sabermos olhar o futuro com força e optimismo, confiantes nos nossos contributos e perseverantes nos nossos esforços, batalhando as forças inimigas, é uma forma de comungarmos com os Anjos e um meio de nos erguermos à alma espiritual do nosso país, o Arcanjo de Portugal: - feliz connosco esteja ele.
O eixo iniciático do portal sul do mosteiro dos Jerónimos contém a coluna vertebral de Portugal na tenção de fazer o Bem, Talent de bien faire, do infante D. Henrique e que Fernando Pessoa tentou mais tarde revitalizar...
Vista geral do portal sul, virado para o rio Tejo e o curso do Sol luminoso, com a Mulher, Maria ou a Alma, com o Graal na mão, ao nível da janela, ligando a Terra e o Céu, e no cimo um Arcanjo, como presença Divina no eixo e coluna de Portugal.
Da Fortaleza da alma e da palavra justa e luminosa..
Da música das esferas ecoada ou tangida pelos espíritos celestiais sobre o cimo das coroas aladas das almas e de Portugal.
Um génio, deva, anjo ou  shakti da Natureza, com as asas que fazem subir ou descer. Ou mesmo a emergência do Anjo do animal em nós: o ser humano é um camaleão, o que contempla se torna e tanto pode descer aos níveis mais animais como aos mais angélicos, como escreveu bem Giovanni Pico della Mirandola na sua famosa Oratio.
Da Música das Esferas, ou como podemos sintonizar através do som das partículas e ondas, das palavras e cantos, os planos subtis e os seres celestiais, e quem sabe a Divindade como Palavra Primordial, Verbo ou Sermo, ou que seja pelo menos algumas das suas qualidades em nós.
Que no teu coração arda o fogo do amor e flua a água da compaixão pois da sua conjunctio germinam as flores e chakras da alma, sempre jovem, sempre renascendo na aspiração divina, como estes anjos nos transmitem
Quem esculpiu este par de anjos devia ter o olho espiritual bem aberto e já os devia ter visto. E consigo? Fecha de quando em quando os olhos físicos e tenta no silêncio e adoração abri-lo ao Divino?
Dedilha o teu amor ao Divino, ergue o dragão da tua aspiração...
O céu azul, o Arcanjo Mikael, e o de Portugal, no alto, abençoam os que aspiram e lutam pela luz interior e o Amor unificador.
Manter o discernimento activo e o coração ardente, amando a Humanidade e adorando a Divindade, diz o Arcanjo olhando para nós...
Breve peregrinação ao portal sul dos Jerónimos.  Lisboa, 4/4/2015. E revisto em 13/1/2019, e em 5/2/2021.     PAX!      LUX!       AMOR!

Sem comentários: