domingo, 31 de agosto de 2025

O Equinócio da Primavera celebrado no Jardim da Estrela, em 1983, escrito por mim e organizado no C.A.L., Comité Anti-Nuclear de Lisboa.

                                  

Este convite para a celebração do equinócio de Primavera no jardim da Estrela em Lisboa, no começo da década de oitenta, uma das primeiras a realizar-se modernamente, já que no começo do sé. XX houve algumas afins, tal a do dia da Árvore, escrevi-o a partir do C.A.L, o Comité Anti-Nuclear de Lisboa onde era um dos membros. Como tenho estado a recolher informações de diários e documentos acerca do pioneiro do jornalismo e activismo ecológico Afonso Cautela, para o seu In Memoriam, encontrei o stencil dele e resolvi transcrevê-lo, já que a maioria destes textos ecológicos são tão efémeros quão perenes...

                              EQUINÓCIO DA PRIMAVERA

«Todos os anos e milagres acontece:  a Natureza desperta de um sono aparente e mostra exuberantemente a sua beleza aos nossos sentidos, quase adormecidos por uma civilização desumanizada, insistindo uma vez mais para que o Homem se religue com a sua harmonia.
O Equinócio da Primavera sempre foi celebrado de diversas maneiras pelos povos com o intuito de se tomar consciência e manifestarem-se as forças vivas e criativas que estão por detrás da natureza e no interior de cada ser humano.
Actualmente, face aos rumos inconscientes e alienadores dos vários sistemas dominantes, que pela sua acção destruidora ameaça não só cada pessoa como o próprio Planeta, é urgente que as forças vivas e dinâmicas, interiorizadas e silenciadas nos momentos duros e frios dos Invernos e infernos de todos os tipos, renasçam nesta época prontas a despertar os seres para a germinação das suas qualidades mais verdadeiras e libertadoras.
Com este propósito convidamos à participação na Festa da Primavera que vai ser realizada no Jardim da Estrela no dia 20 de Março, Domingo com os diversos grupos alternativos que se propõem animar esta celebração nos seguintes campos: animação infantil, música, teatro, dança, yoga, artesanato, alimentação natural, ecologismo, pacifismo, antinuclear, colóquios, rituais, jogos.»

           VEM CONNOSCO. A PRIMAVERA ESPERA-NOS. 

 

2 comentários:

Anónimo disse...

Não creio que tenha sido em 1977, dado que entrei no CAL em 1979 e lembro-me muito bem deste documento e de ter participado no Encontro. Penso que terá sido em 1983. Jorge Murteira

Pedro Teixeira da Mota. disse...

Graças, Jorge. Desculpa o atraso na resposta mas não tinha os diários à mão nem tempo. Tens mesmo razão. Embora houvesse antes celebrações, nomeadamente em 1982, como está marcado 20 Domingo, sem ano, ou teria de ser 1977 ou 1983, e eu errei ao pensar que era de 1977, o que confirmei agora nos diários, pois foi em 1978 que comecei a colaborar no CAL. Se quiseres enviar o teu telemóvel fá-lo por este meio, que eu não publico, recebo-o, apago o comentário-telefone, e podemos dialogar-clarificar. Abraço.