terça-feira, 30 de abril de 2024

A igreja de S. Paulo, em Braga, ou a apoteose dos Anjos e do Amor na talha do Barroco bracarense.

"Olá, viva", diz-nos esta representação infantil das energias amorosas angélicas e divinas, lembrando-nos ainda do nosso Anjo da Guarda.

A igreja de S. Paulo, em Braga, foi inaugurada em 1589, e estava inserida num conjunto de edifícios dos jesuítas e contém nos altares uma tal exuberância de Anjos crianças em talha  colorida e dourada no estilo barroco , realizada fabulosamente por entalhadores bracarenses dos começos do XVIII, que merece uma visita. Certamente que é muito difícil discernir agora o que os magníficos artistas quiseram exprimir nos olhares e faces de tais crianças personificantes de raios e energias do Eros ou Amor divino. Só poderemos sentir subjectivamente... Eis algumas imagens, podendo ver ainda um belo vídeo:https://youtu.be/zvbTifLhcQs


Um anjo muito lúcido e centralizador...

Sol do Amor, Sol do Coração, Sol do Espírito, Sol Divino...

 Provavelmente S. Francisco Xavier pregando o Evangelho no Oriente...





Nossa Senhora da Boa Morte, um culto estilo barca de Ísis, para encaminhar a alma mais confiantemente no leito plácido da dormição e desencarnação.
Capela lateral dedicada à nossa Senhora das Dores, revestida do infinito azulado, com 7 chakras trespassados no coração, e o setestrelo acesso como auréola...
Uma árvore da vida, e todas as árvores o são, e que nos direciona tanto para a nossa interior, como para a primordial e mítica que liga a terra e o céu, a humanidade  e a Divindade.
Virtudes, santas, sibilas, musas, músicas...
Antevisões de estados beatíficos
Aprofunda os ritmos e suas espirais, com amor e paciência, e o Anjo se te desvendará.
Altar-mór, adoração da Divindade, invocação da transubstanciação Eucarística, ou presentificação crística, e da comunhão dos santos e santas..
Maria, mãe da criança divina, doçura nossa...
Exaltação do coração! O Coração como Olho espiritual irradiante e convivente dos Anjos!

Visão de Jesus e seu sagrado coração por uma soror


Pia baptismal renascentista, sóbria: a concha da água subtil purificadora e da pérola do Um.
No largo, S. Bartolomeu dos Mártires, o notável e sábio arcebispo de Braga.

Fachada da Igreja de S. Paulo, óculo iluminador e frontão ígneo triangular...
Que  o Espírito Divino renasça em nós, que Cristo ressuscite em nós, que os melhores raios e cores dos mundos espirituais nos abençoem e inspirem diariamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário