sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Gina Martins e "Sulfato de Cobre": Cristina de Pisano, Fausto e Erasmo na galeria Novo Século.

  A criatividade da Gina Martins já por algumas vezes iluminara, com uma individual de pintura e algumas colectivas, a Galeria Novo Século,  do Carlos Barroco e da Nadia Baggioli, fundada já há uns largos anos, mais precisamente há 33, data bem significativa e auspiciosa, e nesta reentrada do novo ano cultural, lectivo e artístico (integrada no colectivo lisboeta Bairro das Artes 2018), como professora e artista, com curadoria da Nadia, uma vez que o Carlos já partiu para os mundos espirituais, a Gina Martins ofereceu-nos uma substancial exposição sob o título Sulfato de Cobre, em que algumas belíssimas obras esculpidas e gravadas em zinco,  e com tiragem em papel, se destacavam, a par dos seus minuciosos desenhos a tinta da china ao natural de locais, em especial lisboetas mas também parisienses.
  Sulfato de Cobre, porque esse é o nome do ácido (sal) em que mergulhamos o zinco para fazer a gravação, já que tal sal entra nos sulcos do metal, corrói e cria o desenho, a linha e mancha, como nos explicou a Gina Martins.
Sendo há muitos anos amigo da Nadia, do Carlos e da Galeria e há alguns da Gina, estive presente e eis o testemunho fotográfico (frágil, de telemóvel), com breves legendas, de alguns dos desenhos e das peças em zinco, bem como de algumas das pessoas que foram passando durante uma hora e meia, das quatro horas das portas de um paraíso da arte abertas...
A peça mais original e importante da exposição é certamente um mapa astral de Fausto, hipoteticamente "descoberto" por uma amiga astróloga da Gina,  com desenhos muito originais dos símbolos astrológicos e do mítico Dr. Fausto, esse buscador dos segredos e poderes das ciências ocultas, provindo de lendas alemãs e que tanto entusiasmou escritores como Christopher Marlowe, Goethe e Fernando Pessoa.
 
A busca pela magia dos poderes ocultos, ou a dos poderes e prazeres humanos pela venda da alma,  é perigosa e pode levar ao abismo, ou seja, a sofrimentos e afastamentos fortes da luz e amor divinos, moraliza-nos a lenda alemã do Dr. Fausto. 
Muitas seitas, associações secretas e partidos são de certo modo locais faustianos, ou campos psicomórficos faustianos, onde as almas podem ser iludidas por promessas e ambições e ficar atadas a egrégoras subtis, muito limitadoras no além e pela  eternidade a dentro.
 
 Outra das excelentes peças, com tentativas de veras efígies de algumas grandes almas sábias da humanidade: Benjamim Franklin, Erasmo, Cristina de Pisano (o Eterno Feminino posicionado ao centro), John Adams, Voltaire e Francesco Algarotti.
 Cristina de Pisano (1363-1430) poetisa, filósofa italiana e de certo modo feminista (https://www.youtube.com/watch?v=2-erNldHdV8), com Erasmo de Roterdão (1466-1536), o humanista mestre do Renascimento, pacifista («as pessoas de engenho generoso e livre gostam de ser guiadas, não de ser coagidas», o desmistificador e autor do fabuloso Elogio da Loucura.
 Em zinco, Desidério Erasmo, de quem publiquei em português e comentei o seu Modo de Orar a Deus, quase numa vera efígie...
Já na tiragem única em papel especial, Erasmo pronto a abençoar e a inspirar quem o levar para a sua casa ou scriptorium (biblioteca).
Seu é esse belo pensamento identitário: Ego mundi civis esse cupio, communis omnium vel peregrinus magis, “Eu desejo ser cidadão do mundo, em comunhão com tudo ou mesmo mais peregrino”.
 Ao fundo, de azul, a Nadia acolhe à porta amigas e amigos das artes, da Gina Martins e da Galeria...
 O notável fotógrafo e amigo João Serra de Almeida esteve presente e certamente captou belas imagens neste e noutras das galerias que estiveram em sincronia no Bairro Alto das Artes 2018.
 Uma manifestação no Largo do Camões. Poderia ser aquela contra o Ultimatum do Imperialismo inglês, em 1890, que foi até ponto de partida para a última grande acção cívica de Antero de Quental, ao aceitar o pedido dos estudantes, operários e intelectuais nortenhos para dirigir a Liga Patriótica do Norte, a qual após grande entusiasmo inicial foi deixada apagar-se pelos partidos...
                        A alegria pura da amizade e da convivialidade cultural ou artística...
Um belíssimo local do Brasil, Vitória, no estado de São Paulo


  Em lanternas mágicas de gravuras em zinco, marcham os defensores da pátria
 
 A Gina Martins com a Carla Gomes, a astróloga amiga que calculou um hipotético momento de nascimento do mítico dr. Fausto, e uma  amiga entre as duas.
Uma peça muito bela, mandala perfeita e muito original, com uma busca astrológica de um horóscopo mítico hipotético. Poderia estar num museu de hermetismo e ocultismo ou mesmo pessoano.
A Anabela Candeias, alquimista de preparados vegetais, a Conjunctio, com a sua cadelinha já bastante humanizada...
 
Mantenham-se criativos ou em amor e em rede, e até à próxima, aqui ou acolá, ou no além, mas despertos, na íntima Lux Original...

Sem comentários: