sábado, 14 de outubro de 2017

"Beatrice" de Antero Quental. Leitura-comentário dos primeiros quatro poemas. Quem foi ou é Beatrice?.

A Beatrice, de Antero de Quental, dada à luz em 1863, em Coimbra, na Imprensa da Universidade, com 39 páginas impressas, quando ele tinha apenas 21 anos, assinala a segunda manifestação em livro, após a edição  pequena (no tamanho e nos exemplares) dos Sonetos, em 1861, do seu veio poético e em especial amoroso, lírico, romântico, cristão, idealista.
 
 O poema livre, ou se quisermos "a colecção de poesias", está dividido em dois Cantos, o primeiro, mais lírico, contém treze poemas, alguns deles em forma de soneto, e nele está bem presente a busca do amor humano e divino; o segundo, mais religioso e metafísico, contem apenas três poemas, e manifesta a sua aspiração ao mundo celestial e ao Pai Divino e interroga-se já sobre a vida depois da morte, estando ainda devedor da cosmovisão teológica católica, algo que ele depois questionará bastante, tal como o seu antecessor Bocage fizera e que o levara mesmo a ser detido.
Está antecedido por uma citação inicial de Lamennais, do seu Étude sur Dante, no qual ele identifica Beatriz ao Amor e à Divindade, e na folha seguinte uma explicação ou dedicatória a A..., que tanto pode ser Amor, como ... Amélia..., embora pareça mais Amor...  Ei-la:
 Neste primeiro vídeo comentamos e mostramos ou lemos os quatro primeiros poemas, destacando os ensinamentos mais luminosos sobre a visão e a experiência do Amor que Antero sente e poetisa.
Realcemos a sua experiência do amor como incêndio que arde cresce e se expande no peito e que alaga até o peito da amada e no peito-templo dela se ergue como chama e incenso-aspiração à Divindade. É uma valiosa e perene realização, um ensinamento para nós gora e sempre.
Também o Amor como energia que emana entre os seres que se amam ou se querem e assim se fortificam.
Amor que, melhor que tudo, o lábio da mulher transmite.
Amor invocado em oração, jaculatória ou mantra, por exemplo, no verso seguinte: "Coração! Coração! Eia! Ressurge! Vive!”, e que bem poderemos utilizar de vez em quando para intensificar o Amor, na linha da Tradição Espiritual Portuguesa...
Para contextualizarmos melhor as poesias (e ao de leve as paixões de Antero, sendo esta que inspirou o poema a segunda conhecida) juntemos agora, e já depois de gravado o vídeo (...), a partir das indicações passadas por José Bruno Carreira, no seu incontornável e monumental Antero de Quental, subsídios para a sua biografia, os testemunhos ou apreciações de Alberto Sampaio, que disse que «elas foram inspiradas por um sentimento real», de Teófilo Braga, que temos de tomar sempre com cautela pela inveja que tinha em relação a Antro, «que possuía um manuscrito desta poesia datado de "Figueira, Setembro, 1860"», de Sérgio de Castro, já em 1943: «A Beatrice! Teve existência, não era de imaginação, não pairava nas nuvens, passeava por este planeta... Eu sei quem ela era; formosa a mais não ser...» e, para terminarmos, as mais importantes de Fernando Leal, escrevendo sob o pseudónimo de Gustavo André, no Mandarim de 19-X-1881, ainda em vida de Antero:«Teve um amor na sua vida: foi a Beatrice, aquela Beatrice que lhe valeu um poema que é uma obra prima de poesia idealista, e que ele consagrou a - Nome que não se diz, nome que não se escreve.   Era uma mulher lindíssima dos arredores de Coimbra, uma mulher honesta que nunca soube da paixão que inspirara. Ele respeitava-a como um Deus, quando a via, com a sua figura majestosa, no meio de um rancho de filhitos sadios e rosados. E quase todas as tardes ia a pé desde Coimbra até ao Buçaco, à Cruz-Alta, creio eu, para de lá ver muito ao longe, a casa de campo onde ela habitava», o que explica melhor ou ambientalmente a constante utilização da cruz no poema. Certamente que apenas abordamos os mistérios da Beatriz, pessoa real, musa subtil e símbolo do Amor e da Sabedoria divina seja humanizada seja hipostatizada, a Hagia ou Santa Sophia...
Oiçamos então o poema e o breve comentário e de improviso gravado...
                              

Sem comentários: