sábado, 29 de agosto de 2015

José Bruno Carreiro. "Antero de Quental. Subsídios para a sua biografia"

José Bruno Carreiro. Antero de Quental. Subsídios para a sua biografia. Vols. I e II. Instituto Cultural de Ponta Delgada. 1948. 
Eis um exemplar com a dedicatória autógrafa do autor (1880-1957, um destacado lutador por uma maior  autonomia dos Açores), e ainda dois recortes de jornais da época a propósito do aparecimento desta obra fundamental, um deles de Bourbon e Meneses, amigo de Fernando Pessoa, que como sabemos teve em grande conta Antero.
Esta obra foi recentemente reeditada, por continuar a ser a fundamental, embora a Ana Maria Almeida Martins tenha vindo a suceder-lhe como a melhor especialista ou amiga de Antero, responsabilizando-se por inúmeros estudos, descobertas e livros complementares, destacando-se a publicação de todas as suas cartas conhecidas.
Reproduzem-se algumas páginas sobre as Tendências gerais da Filosofia na segunda metade do século XIX, o testamento filosófico-espiritual de Antero e, para o prosseguirmos e dele nos inspirarmos, surge uma pena avermelhada sob o signo da Esperança.
A biografia mais autorizada, embora hoje bem complementada ou culminada pelos trabalhos da Ana Almeida Martins.
A dedicatória de Bruno Carreira a Eloy do Amaral.
1ª parte do artigo de Bourbon e Menezes
2ª parte do artigo de Bourbon e Menezes
Outro artigo do Diário de Notícias, e as casas de infância de Antero
A obra chave que nos ficou da sua demanda filosófica, os comentários de Bruno Carreiro...


Nosso Antero, um dos vates de Portugal... E a pena do Amor, da Verdade e da Justiça clamando por continuadores

Sem comentários: