segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Erasmo e o orar sem cessar. Escrito em 2013 e melhorado, por oito anos de vivências, em 2021. Sancte Erasme, ora cum nobis!


            Dos ensinamentos perenes de Erasmo: Orar sem cessar…

São tantos os ensinamentos espirituais valiosos de Erasmo, para aqueles que procuram aprofundar o caminho do conhecimento, da sabedoria, da verdade, da espiritualidade e da religação divina, que neste dia (28 de Outubro) em que se festeja o seu aniversário escreverei  sobre a Oração (e em 2021 melhorarei e ampliarei bastante), acerca dos sentidos do orar ininterruptamente,  tanto mais que traduzi, com Álvaro Mendes e depois comentei e prefaciei, o seu Modo de Orar a Deus, impresso em 2008 nas Publicações Maitreya, do Porto, e que recomendo.

A oração sem cessar ou oração ininterrupta,  a oração veemente ou intensa,  as orações ao levantar, ao deitar e ao comer, e a oração pelo outro e a recíproca (muito fáceis para quem mais amamos), em cerimónias religiosas, nas aflições, pelos mortos e  em grupo, são algumas das formas de orações trabalhadas e recomendadas por
Erasmo.
Mas como conseguir a equanimidade, intensidade e capacidade de estarmos sempre a orar, quando em tantos momentos estaremos obrigados a prestar atenção a isto ou aquilo?
Podemos obter tal com uma vida justa, sábia e esforçadamente amorosa e beneficamente activa, que será a nossa forma de oração de base, à qual acrescentamos preces ou mantras de quando em quando e o desenvolvimento de uma mais plena consciência,  tentando estarmos mais auto-conscientes, o mais lúcidos possíveis. E assim consciencializar-nos com regularidade dos fios ou canais de ligação ao cosmos (tal no nascer e pôr do sol, etc), ao espírito, aos mestres, anjos e à Divindade, e fazermos circular por eles energias nossas subtis de aspiração e de irradiação e simultaneamente estarmos atentos aos sinais que deles podem descer para nos orientarem...

Destes modos conseguimos afastar da nossa mente,  ego e  corpo os factores de aceleração, perturbação, dispersão e enfraquecimento que constantemente surgem, derivados das reacções e envolvimentos múltiplos com o mundo ou até em especial com os meios de informação, nomeadamente os que não são harmoniosos, que atemorizam ou em que perdemos essa ligação interna e pura com a natureza, o espiritual e o Divino...

Um certo desprendimento é então necessário e um constante reposicionamento supra-mental e supra-envolvência material da nossa consciência. Isto implica praticarmos o acolhimento da intencionalidade elevada do nosso ser espiritual ou essencial, que está acima da personalidade e da constante competição, comparação e conflitualização, ou então das dependência e envolvimentos com os outros, ou com os hábitos, vícios, preguiças, ser espiritual em nós que nos impulsiona a aspirar à mais alta evolução espiritual possível  e à comunhão com ele.

É assim  que a nossa personalidade e alma conseguirão estar mais em oração permanente, ou seja, com o coração e a  mente mais abertos e para os níveis superiores nossos, do cosmos e Divindade, em gratidão, sentindo e irradiando o amor e  a presença do espírito, ou mesmo a comunhão do corpo místico. Deste modo podemos receber as inspirações do acesso ao intelecto único de Deus, que pode ser visto como o Espírito Santo, ou seja,  o vastíssimo e ainda misterioso campo unificado de consciência e informação da humanidade e do Cosmos em que os espíritos encarnados e celestiais apenas, circulam, fluem e por vezes inspiram, soam...

Esta oração sem cessar pode ainda basear-se ou apoiar-se numa consciência mais plena da nossa verticalidade tanto postural como respiratória, e de aspiração e sintonização com a Unidade ou Unicidade Divina, o Tawhid i-ilahi, proclamado pelo imperador mogol Akbar, e daí terem nascido tantas práticas psico-energéticas ligadas à respiração e à concentração em todos os povos, algo que Akbar, um místico ecuménico clamava: «A Divindade deve ser cultuada com todo o tipo de adoração», ou o que o seu bisneto Dara Shikoh propunha ao praticarmos a escuta da música interior ou das esferas e partículas, para abstrairmos do excesso de ruído horizontal mental e sermos mais atraídos para os planos espirituais, al-malakut, al-jabarut, donde nos podem vir os sinais necessários para a alma peregrina...

Estamos a orar sem cessar quando a intencionalidade da nossa vida é luminosa, é e destina-se ao bem, ao amor, à compaixão, à ética, à sustentabilidade planetária, à justiça, à partilha com os seres tudo isto sendo ainda apurado quando oramos e meditamos mais concentradamente, e assim exercemos a arte de Orar, tanto pela capacidade de pedirmos, vermos e esforçar-nos pelo que pensamos ser bom para todos ou para alguém mais necessitado, como pela capacidade de abrir-nos às correntes divinas, de caminharmos constantemente  na sua Luz, algo que é apoiado ou intensificado pelas tais orações mais ardentes e veementes, as jaculatórias, mantras, palavras de poder que encontramos também em todas as tradições espirituais da Terra…
Saibamos pois escolher bem os modos de viabilizarmos melhor a oração sem cessar em nós, ou ainda a consciência da Unidade divina, também chamada por Erasmo de simplicíssima, já que assenta no coração mantido simples e confiante e por aí comungando com o ser divino, qualquer que seja a forma ou modo como ele se desvende ou manifeste... 

                                        

          Concluamos com excertos do seu Modo de Orar a Deus:  

«Também Tiago recomenda, a quem necessita de sabedoria (sapientia), pedir (postulare) a Deus. Se alguém está aflito e triste, recomenda orar-lhe. Atribui, com efeito, à oração uma importância tal que o que ora pede para si mas também para os outros, por quem Deus é rogado. Se alguma pessoa está doente, ordena que os presbíteros sejam chamados para ela ficar livre da doença do corpo e da alma, através das suas preces. Deseja, finalmente, que todos os cristãos se socorram mutuamente com preces recíprocas a Deus: «orai, diz, mutuamente por vós, para que nos salvemos. A oração assídua do justo tem muito poder em verdade». 
Deve-se agora considerar como o Senhor Jesus, que se entregou com tanta diligência, que se esforçou (conatus) com tanto entusiasmo (studio) por transformar (infigere) as almas dos seus, provocava frequentemente com o seu exemplo os seus discípulos a orarem, tal como a ave que incita as suas crias a voarem. Muitas vezes, nas letras evangélicas, repete-se que o Senhor se recolheu para um lugar deserto ou ascendeu a um monte para orar e, algumas vezes (interdum) mesmo, sozinho. E não se deve ignorar que orou quotidianamente com os seus discípulos, tal quando se lê como, antes da comida, abençoou e deu graças e, depois do alimento, entoou hinos em louvor de Deus.
Sempre que, porém, tendo abandonado a multidão, se recolheu para orar, ensinou-os a orarem frequentemente ao Senhor em favor daqueles que foram encarregados de guiarem, sabendo que é infrutífera a obra do doutor ou do preceptor (monitoris) se nele não é infundido (adspiraverit) o favor celestial. 
E, de facto, não há prejuízo para uma boa obra, se, por vezes, ela é interrompida para se realizarem preces secretas, pois o que assim se isolou volta ao seu serviço mais pronto...»
 «Algumas vezes é a própria situação que prescreve o momento de orar: sempre que a aflição nos atormenta, sempre que a tentação cai sobre nós, devemos refugiar-nos na guarda (praesidium) da oração. Não há um perigo, por mais grave que seja, que não evites ou não venças se recorreres à oração fervorosa, instante e contínua.»

«Não se deve menosprezar o lugar dedicado (dicatus) à oração, nem a quantidade de pessoas que se juntam a fim de orar (multitudo conveniens gratia orandi)
Deus ouve de muito melhor grado, de facto, as preces harmoniosamente (unanimiter) irradiadas (fusas) por muitos, sobretudo se o sacerdote as oferece como um vizinho (vicinior) de Deus; todavia, qualquer local é um templo para um cristão: o quarto, a cozinha, a oficina, o navio, o veículo, o cavalo, a casa de banho e mesmo a latrina.
O próprio peito do cristão é templo de Deus, contém o seu próprio altar (circumfert suum propiciatorium), contém Deus em pessoa (circumfert Deum praesentem).
Quanto mais te recolheres (recesseris) em ti próprio, tanto mais ingressarás no mais sagrado do santuário (sacratius adytum), tanto mais te tornarás mais próximo de Deus.»

Este último parágrafo de Erasmo foi assim comentado por mim nas profusas notas do Modo de Orar a Deus e agora ampliada: « Bela e valiosa e sagrada frase, bem capaz de ser utilizada como “abre-te sésamo”, na nossa alma, se for mesmo meditada, assimilada, realizada, encarnada, vivida, abrindo-nos as portas do reino de Deus, ou seja, do mundo espiritual interior. Nesta frase «o próprio peito do cristão é templo de Deus, contém o seu próprio altar (circumfert suum propiciatorium), contém (ou leva consigo) Deus em pessoa (ou a presença de Deus) (circumfert Deum praesentem)», temos uma estrutura de correspondências muito vizinhas ou interconectadas de peito, templo, altar e Deus. 
Ou seja, no peito, no coração, e aspirando ao espírito, aí se pode fazer a adoração e invocação divina, o que torna tal local ou coração um templo que pode acolher as correntes divinas de Amor, Luz, Poder,  propiciar  algum influxo da sua graça, capaz de aumentar o nosso amor para com Deus, a Vida e  os seres humanos. É sem dúvida uma belas frase e ideia da religião interior, da filosofia de Cristo, transmitida por Erasmo e que nos fica: o peito de qualquer pessoa é potencialmente um templo ou santuário e aí, no altar da nossa aspiração e silêncio, oração e contemplação, o Espírito ou a Divindade podem-se fazer sentir ou no olho espiritual se manifestar... 
                               Sancte Erasme, ora cum nobis!

3 comentários:

aluzdascasas disse...

Um dia, há muito tempo, um querido amigo comum, o nosso Paulo Brandão, emprestou-me um livro sobre esta forma de orar (de um autor russo) . Impressionou-me muito favoravel e profundamente e não mais a esqueci. Um abraço

Pedro Teixeira da Mota. disse...

Graças, Risoleta, pelo comentário. Sim, li e conheço bem esses livros russos, seja a Philocalia, seja os Relatos do Peregrino Russo, nos quais se utiliza uma jaculatória ou curta oração invocativa de Jesus. De facto, em todas as tradições há tais metodologias, sacralizadas ainda mais pelo longo uso. Contudo, Erasmo aponta mais para uma tomada de consciência profunda, ainda que intensificada pelas orações, preces, louvores ou cantos iniciais, ou ocasionais...

Eliminar

Pedro Teixeira da Mota. disse...

Graças! Boas inspirações e união!